Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2019

Técnico de Jean na base, Alemão, ídolo do Botafogo, aprova improviso: "Ele é melhor na zaga"


Cotado para substituir Carli, volante fez todas as divisões inferiores como zagueiro; ex-jogador de 57 profetizou ao ex-comandado que um dia ele vestiria a camisa que defendeu na década de 80



O Botafogo teoricamente tem apenas um zagueiro disponível (Marcelo) para o jogo decisivo de quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Independência, pela Sul-Americana. Mas na prática é diferente. O volante Jean, favorito a substituir o suspenso Carli, atuou na zaga em todas as categorias de base e profissionalizou-se na posição pelas mãos de Alemão, ex-jogador e grande ídolo do Glorioso.


Foi no Iguaçu Agex, do interior do Paraná, em 2011, quando tinha apenas 16 anos. À época, o adolescente chamou a atenção do ex-volante que se destacou com a Estrela Solitária entre 1982 e 1986.


- Eu acho que ele joga melhor ainda de zagueiro do que de volante. Eu lancei esse menino aos 16 anos no time profissional do Iguaçu Agex, na Segunda Divisão do Paraná. Ele treinava bem e era destaque do time. Acho que na zaga vai produzir muito mais. Falei várias vezes que ele tinha potencial para jogar em time grande.



Jean iniciou a carreira como zagueiro no Iguaçu Agex, no Paraná — Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo


- Acho que ele ainda não se soltou totalmente, tem muito a dar ainda esse garoto. Gosta de jogar de volante, de finalizar e cabecear. Cabeceia bem, mas gosto muito dele na zaga também.


Alemão revela que naquela temporada tentou levar Jean ao Botafogo, mas o jogador acabou transferindo-se para o Estudiantes-ARG antes de voltar ao Brasil e ganhar holofotes no Paraná. Confira o papo abaixo.


Por que acha que ele é melhor como zagueiro do que como volante?

Acho que joga melhor como zagueiro porque ele vem de trás, de onde tem uma visão melhor. Ele tem uma boa arrancada e um passe razoavelmente bom. De zagueiro, acho que ele produz mais, só que como ele gosta de finalizar, como volante ele fica mais próximo disso. Garoto muito simples, muito humilde e que está batalhando. Às vezes fica um pouco apressado para alcançar, mas acho que ele vai produzir mais ainda.


Ele tem 1,83m. A altura não é problema, já que é mais alto do que Marcelo e Gabriel, certo?

O que conta no zagueiro não é o tamanho. Temos dois zagueiros na seleção brasileira que não são altos e têm uma grande impulsão e não perdem bola de cabeça. Raramente tomam gol de cabeça. Acho que isso não tem a menor importância.


Acha que ele pode ter dificuldade para se readaptar à posição depois de anos jogando como zagueiro?

Essa questão de readaptação para um profissional é muito pequena. O atleta está no dia a dia treinando, correndo, infiltrando na área para defender. De trás é muito mais fácil jogar de zagueiro do que de volante. Vai se readaptar facilmente.



Jean foi para o Estudiantes no início da carreira — Foto: Reprodução/Instagram


Por que você profetizou que ele jogaria no Botafogo? Foi o coração ou feeling mesmo?

Na verdade, o meu comentário com ele sobre o Botafogo é porque ele era muito jovem, e eu gostaria muito que o Botafogo tivesse trabalhado com ele desde novo, mas nós acabamos não conseguindo e o mandamos para a Argentina. Ele acabou ficando lá por um ano e meio treinando, aprendeu muito, mas tinha o problema da nacionalidade. Não podia jogar, acabou voltando e foi para o Paraná. Sempre que vejo um jogador, a primeira intenção é indicá-lo para o time que eu gosto, que eu amo e que me deu tudo na carreira.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!