Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Ceará não perde para Botafogo há quatro jogos, mas não vence o adversário em casa desde 1975


De 2015 até agora, apenas um gol foi marcado nas quatro partidas disputadas; paridade entre clube é ainda mais evidente em jogos na era dos pontos corridos




Divulgação / Ceará


Ceará e Botafogo entram em campo neste sábado (14), às 21 horas, na Arena Castelão. O Vovô luta para quebrar sequência de quatro jogos sem vencer, mas vem com ânimo novo depois de conquistar empate sofrido contra o Corinthians com direito a gol olímpico de Leandro Carvalho. O Fogão vem de vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 1 e está apenas duas posições acima do adversário.


+ Ceará x Botafogo: confira preço de ingressos e onde comprar


O duelo é marcado pelo equilíbrio. Na última temporada, Ceará e Botafogo empataram sem gols nos dois jogos disputados na competição. Ninguém marca gols na partida desde 2015, quando o Ceará venceu o Botafogo por 1 a 0 pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro.


Na retrospectiva histórica, a vantagem é da equipe carioca: os times se enfrentaram em 20 partidas oficiais, dentre elas foram cinco vitórias para o Vovô, oito vitórias para o Fogão e sete empates. No saldo de gols, o Alvinegro de Porangabuçu perde por 18 a 25.

20 partidas oficiais
8 vitórias para o Botafogo
5 vitórias para o Ceará
7 empates
Ceará 18 x 25 Botafogo (saldo de gols)


Primórdios do confronto

Os Alvinegros se enfrentaram inicialmente em três amistosos disputados no Estádio Presidente Vargas, em 1954, 1957 e 1962. O maior goleador dos embates iniciais foi Mané Garrincha, que marcou três vezes. Contudo, os confrontos já davam sinais do equilíbrio que acompanharia as partidas entre os clubes (1 vitória para o Botafogo por 2 a 0, 1954, e 2 empates, 2 a 2, 1957, e 1 a 1, 1962).


No entanto, o primeiro confronto oficial entre Ceará e Botafogo foi em 22 de maio de 1966, pela primeira rodada do Torneio Pentagonal, competição regional realizada em Recife, Salvador e Fortaleza. Cinco clubes participaram do torneio: Botafogo, Ceará, Ferroviário, Fluminense e Fortaleza. O Alvinegro de Porangabuçu venceu a partida contra o Fogão por 1 a 0 e sagrou-se campeão da taça.


Era de pontos corridos

Nos atuais moldes do Campeonato Brasileiro são duas vitórias para o Botafogo, uma para o Ceará e cinco empates. No saldo de gols na era de pontos corridos, o placar tem leve vantagem do carioca: 9 a 7.

2 vitórias para o Botafogo
1 vitória para o Ceará
5 empates
Ceará 7 x 9 Botafogo


Para a próxima partida, a equipe cearense vê a oportunidade de jogar em casa como uma vantagem para reencontrar o caminho das vitórias, mas, na história do confronto, o fato de jogar como mandante nunca tornou as coisas mais fáceis. O Ceará não vence Botafogo no Castelão desde 1975. Após a partida válida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano, os clubes se enfrentaram no estádio cearense outras sete vezes, contabilizando também jogos pela Copa do Brasil e Série B. Nesses 44 anos de tabu, foram três derrotas e quatro empates em jogos no Castelão.


O Globoesporte.com lista os seis confrontos entre os clubes pela Série A do Brasileirão na era dos pontos corridos.


Confira lista de duelos:

Botafogo 1 x 0 Ceará (2010)


— Foto: Alexandre Cassiano/O Globo


Em 2010 o Botafogo era detentor de um dos melhores ataques da Série A do Brasileirão. O embate entre os clubes ganhou características curiosas a ofensividade do Botafogo poderia ser ofuscada pela solidez do Ceará, que tinha a defesa menos vazada naquela altura da competição. Em partida equilibrada, o ataque do Fogão prevaleceu e a equipe venceu com o placar mínimo, gol de Jobson no Engenhão.


Ceará 2 x 2 Botafogo (2010)


— Foto: Reprodução/Photocâmera


Em jogo marcado por reviravoltas, os Alvinegros empataram em 2 a 2. A estrela do Ceará era Magno Alves, que disputava pelos holofotes na partida contra Loco Abreu, do Botafogo. Deu a melhor para o Uruguaio, que marcou dois gols no jogo. Mas o Magnata não perdeu feio e também marcou seu gol na partida, o outro tento do Vovô foi marcado por Geraldo.


Ceará 2 x 2 Botafogo (2011)


— Foto: Agência Estado


O primeiro duelo em 2011 repetiu o placar do confronto anterior. Desta vez, os gols do Vovô vieram dos pés de Michel e Osvaldo. O Fogão marcou com Antônio Carlos e Elkeson. Um jogador dentre os que atuaram no confronto estará também presente na partida do próximo sábado (14). Thiago Galhardo é o nome dele! Craque do atual elenco do Alvinegro cearense, Galhardo defendia a Estrela Solitária em 2015 e quase marca no final do jogo com boa finalização e bola na trave.


Botafogo 4 x 0 Ceará (2011)


— Foto: Alexandre Cassiano/O Globo


A vitória por quatro gols de vantagem é até hoje a maior goleada que o Botafogo impôs ao Vovô. O público de 42 mil pessoas foi o combustível necessário para o Fogão sair na frente na partida e no campeonato - durante 59 minutos, a equipe ficou na liderança do Brasileirão, até o São Paulo confirmar vitória contra o Atlético-MG. Os gols da equipe botafoguense foram de Herrera (2), Loco Abreu e Cidinho.


Botafogo 0 x 0 Ceará (2018)


— Foto: André Durão


Em 2018, os dois confrontos entre os clubes tiveram placar igual durante os noventa minutos. Nenhum gol marcado. No primeiro duelo, a bruxa estava solta. Quatro jogadores deixaram o confronto antes do esperado: Valdo e Fabinho, pelo Ceará, e Carli e Yago, pelo Botafogo. O resultado foi ruim para ambas as equipes. Após a partida, o Botafogo saiu vaiado em pleno Engenhão, enquanto o Ceará seguia sem vencer e amargurava a lanterna do campeonato.


Ceará 0 x 0 Botafogo (2018)


— Foto: JL Rosa/SVM


O último confronto entre os clubes não atrai boas lembranças ao Vovô, que penava para sair do Z-4. O empate complicou a vida do Ceará e teve gosto ainda mais amargo com a chance de ouro desperdiçada - Arthur cobrou pênalti, mas não converteu. O jogo morno também foi ruim para o Botafogo, que não conseguiu aumentar a distância para a zona de rebaixamento.


Fonte: GE/Por Davi César — Fortaleza, CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!