Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Integração facilitada no Botafogo: técnico do sub-20 trabalhou com Barroca no Corinthians


Marcos Soares faz elogios ao novo treinador do Glorioso e crê que conhecimento da casa ajudará na transição de seus comandados para o time profissional




Fabio de Paula/Botafogo


Além de ter comandado a maior parte do elenco profissional alvinegro e conhecer como poucos o Botafogo, o técnico Eduardo Barroca terá outro aliado para dar prosseguimento à integração entre a categoria sub-20 e os atletas da equipe principal, algo que o clube tem feito muito bem recentemente. O treinador dos juniores, Marcos Soares, trabalhou com Barroca no Corinthians, em 2018.


Barroca comandava o sub-20, e Marcos, o sub-17. Em papo com o GloboEsporte.com, Soares detalhou que vantagens o Glorioso terá com a chegada do novo treinador, lembrou do período no Corinthians e tratou do processo de renovação de técnicos no futebol brasileiro.




Barroca já comandou treinos no Botafogo — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo



Confira abaixo:

Você conviveu com o Barroca no Corinthians. O que deu para ver do trabalho dele?


Foi importante, foram seis meses juntos no Corinthians. Muitas vezes com ele me ajudando nos meus jogos, e eu o ajudando na categoria dele. Barroca é um cara obstinado pelas vitórias, sabe usar as peças que ele tem ao lado dele. Cara bastante estudioso, que procura fazer o melhor para a equipe. Foi assim no Corinthians e no tempo todo em que ganhou muitos títulos aqui no Botafogo. Vai ser assim no profissional, ele vai fazer o melhor possível para o Botafogo voltar às vitórias em curto prazo, e, como ele próprio destacou na sua apresentação, o mais importante é o Botafogo voltar a ser protagonista.


O fato de conhecê-lo pode facilitar a integração da base com o profissional?


Eu penso que sim, essa aproximação dos dois treinadores ajuda bastante na integração, mas esse processo já é uma ideia do Botafogo mesmo. Já vem de outros treinadores. Eu e Zé Ricardo tínhamos uma ótima relação também. Acho que o clube só tem a ganhar com esse bom relacionamento de todas as categorias. Essas trocas são muito importantes para o aprimoramento e evolução dos jogadores dentro do clube.


Qual a importância dessa integração, de os jovens terem oportunidades de treinar com os profissionais, e como a chegada do Barroca pode ajudá-los? Acha que por ter trabalhado muito tempo com base, ele ajudará mais nesse desenvolvimento?


A integração de os meninos do sub-20 estarem sempre treinando no profissional é muito importante para o desenvolvimento deles. Já começam a conhecer a metodologia do treinador, convivem com os atletas que estão lá em cima, que, às vezes, são até os ídolos deles.


Se algum momento o treinador do profissional precisar usá-los num jogo valendo, eles já estarão acostumados com aquele relacionamento, com o movimento dos jogadores e com até certo grau de intimidade com os atleta, o que influencia, sim, na hora da utilização.


A chegada do Barroca num primeiro momento pode ajudar também, porque a maioria do meu time (sub-20) trabalhou com o Barroca. Facilita essa aproximação. Ele ter trabalhado aqui e ganhado tantos títulos ajuda no desenvolvimento dos meninos por eles conhecerem o perfil vencedor, o perfil batalhador. A primeira subida é facilitada, mas de qualquer maneira o Botafogo tem esse processo de integração inato.


Como vê a ascensão de técnicos jovens no futebol brasileiro?

Penso como processo natural essa renovação que está sendo feita. Vejo que não precisamos estigmatizar se o treinador é jovem ou experiente. O treinador é bom ou médio ou ruim. A idade influencia para algumas decisões, mas a capacidade não é medida pela idade. Excelentes treinadores como Muricy, Vanderlei e outros tantos que foram muito ganhadores também foram jovens um dia. A renovação vai andando naturalmente. A gente não precisa discriminar nem quem tá começando, nem que está há muito tempo. Todo mundo tem algo a acrescentar ao nosso futebol.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!