Páginas

sábado, 11 de julho de 2020

De melhor jogador à perda de espaço e polêmica no Hertha: como Kalou chega ao Botafogo


Jornalista alemão Marcel Braune acredita que Brasil fará bem ao atacante marfinense, que foi um dos melhores jogadores do Hertha Berlim nos últimos anos: "Foi uma lenda"


A contratação de Salomon Kalou mexeu com a torcida do Botafogo, que cria uma série de expectativas com a chegada do marfinense. Mas como o atacante vai responder dentro de campo? O GloboEsporte.com tenta responder a essa pergunta com a ajuda do jornalista alemão Marcel Braune, que cobre o Hertha Berlim, último clube de Kalou, pelo jornal Bild Sport.


- Acho que faz sentido ele se mudar para o Brasil. Kalou me disse durante uma entrevista que ele gostava muito da mentalidade do povo brasileiro, porque achava similar com a dos africanos. Sempre sorrindo, dançando, muito feliz - contou Marcel Braune.



"Ele sempre gostou do Brasil e acho que ele pode ir muito bem no Campeonato Brasileiro, ele continua sendo um ótimo jogador, nunca se machucou nos últimos anos, pode ser uma importante parte do Botafogo".



+ Botafogo lança site para venda de produtos de Kalou



Salomon Kalou vê mentalidade do povo brasileiro parecida com a dos africanos: "Sempre sorrindo" — Foto: Jan-Philipp Burmann/Getty Images




O melhor jogador do Hertha


Kalou chegou ao Hertha para a temporada 2014/2015. Dois anos antes, em 2012, havia conquistado a Liga dos Campeões pelo Chelsea, da Inglaterra. Em Berlim, logo assumiu o protagonismo e foi titular na maioria das partidas da Bundesliga. Sua melhor temporada foi em 2015/2016, quando marcou 14 vezes na liga alemã.


- Ele é um dos jogadores de futebol mais amigáveis e educados que eu já conheci. Ele foi uma pequena lenda em Berlim para o Hertha nesses seis anos. Nos primeiros anos ele foi uma lenda porque ele foi o melhor jogador do Hertha por suas muitas qualidades técnicas.


A princípio, a tendência é que Kalou ganhe a vaga de Luiz Fernando, no lado direito do ataque, mas Paulo Autuori também tem como opções escalá-lo no lado esquerdo, centralizado ou num esquema de dois atacantes, um pouco atrás de Pedro Raul. Funções que ele exerceu nos últimos anos.


+ André Bahia serviu de conselheiro antes do "sim" de Kalou



"Kalou foi uma lenda nos primeiros anos de Hertha" — Foto: Reuters



Perda de espaço

O namoro de Kalou com o Hertha Berlim esfriou na última temporada, quando o marfinense perdeu espaço e foi praticamente dispensado pelo clube. Ao fim de 2019, o atacante foi liberado para negociar com outros clubes, mas não encontrou uma nova casa e acabou voltando ao time depois do recesso de fim de ano. Na última temporada, ele fez sete jogos e dois gols.



"O último ano foi caótico para ele, porque Jürgen Klinsmann (técnico e ex-atacante campeão do mundo pela Alemanha em 1990) e Alexander Nouri (auxiliar) não gostavam dele, porque ele era muito lento e um pouco velho para o sistema deles. Mas, na nossa opinião, ele ainda era um dos melhores por causa de suas habilidades".



- Ele perdeu espaço e foi liberado para procurar outro clube, mas ele não conseguiu e se apresentou para os treinos este ano, porém participou de poucos jogos. Até então ele era um dos mais importantes jogadores, mas no último ano ele não teve chances de jogar - completou o jornalista.


+ Referência para os jovens: Luis Henrique mira aprendizado com Kalou




Escândalo marca o fim da passagem

Com a perda de espaço, o término da relação entre Kalou e Hertha estava próximo. Uma polêmica em meio à pandemia do novo coronavírus marcou o fim da passagem do atacante por Berlim.


- Ele cometeu um grande erro durante a pandemia, porque os jogadores tinham que seguir regras e evitar alguns hábitos, como aperto de mãos, e ele publicou um vídeo no facebook apertando as mãos de todos os jogadores no vestiário, tocando nas portas, interrompeu testes do coronavírus... Foi um grande escândalo, e o Hertha o afastou. Depois disso, ele não fez mais parte do time.


A Bundesliga soltou uma nota de repúdio à atitude do atleta: “As imagens de Salomon Kalou no vestiários Hertha BSC são absolutamente inaceitáveis. Não há tolerância para isso - também no que diz respeito aos jogadores e clubes que seguem as diretrizes, porque compreenderam a seriedade da situação”.


"Exceto por isso, todos gostavam muito dele. É um cara muito legal e os torcedores gostavam muito dele. Um jogador de muita qualidade".


Salomon Kalou vai iniciar agora sua primeira passagem por um clube de futebol fora da Europa. Ele é aguardado no Botafogo na próxima semana para realizar exames e assinar contrato até o fim de 2021.





Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!