Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Dois de Bebeto e Autuori no comando: como foi o último Bragantino x Botafogo na Série A



Atacante do tetra com a seleção marcou duas vezes em Bragança Paulista e ainda acertou a trave três vezes; base do time campeão do Rio-SP terminou em 14º no Brasileiro de 98



Os mais novos certamente não se lembram, mas até bem pouco tempo atrás, o Bragantino não tinha investimento externo no clube e mesmo assim frequentou a Série A do Campeonato Brasileiro. A última vez que isso aconteceu foi em 1998. No dia 26 de agosto daquele ano o Botafogo foi a Bragança Paulista visitar o clube do interior de São Paulo e apesar de contar com um elenco com Wagner, Gonçalves, Bebeto e Túlio Maravilha, e comandado por Paulo Autuori, apenas empatou com os donos da casa.


O 2 a 2 de 24 anos atrás até começou bem para o Bota. Com 14 minutos, Bebeto abriu o placar, com um chute de primeira de dentro da área. Ronaldo Alfredo e Paulinho viraram para o Bragantino no segundo tempo, e Bebeto deixou tudo igual aos 38 da etapa final após cruzamento de Zé Carlos.



Bebeto era um dos destaques daquele Botafogo de 1998 — Foto: Reprodução


Lateral-direito daquele time e em seu último ano no Botafogo dos quatro que passou, Wilson Goiano lembra bem daquela partida. Segundo ele, no tempo que passou em General Severiano, era recorrente o time ir bem em um período, mas depois mostrar alguma displicência em continuar motivado. A única exceção teria sido o Brasileiro de 95, quando a equipe embalou no segundo semestre.



- O time estava começando a se acertar, nosso time era muito bom, mas sempre aconteceram algumas coisas no período que eu estive lá. A gente ganhava uma competição e, na sequência, não mantínhamos o ritmo. Em 95 ganhamos o Brasileiro no segundo semestre. Em 96 conquistamos a Taça Cidade Maravilhosa e relaxamos no estadual. Dois anos depois, 98, ganhamos o Rio-SP e não fomos bem no brasileiro. Tínhamos um super time. Mas só escapamos do rebaixamento nas últimas rodadas.



Bebeto é contratado pelo Botafogo em 1998 — Foto: Reprodução/O Globo


Goiano também recorda que seu time do coração sempre teve dificuldade com o time do interior paulista. Para ele, com a chegada do investimento e consequente mudança de nome para Red Bull Bragantino, o jogo tem tudo para ser ainda mais difícil.


- Lembro que foi um jogo muito difícil. Sempre que joguei pelo Botafogo acho que fomos umas três vezes contra o Bragantino lá. Perdemos em 95 - foram quatro derrotas no Brasileiro daquele ano e uma foi contra o Bragantino. O Bragantino sempre dificultou. Agora, mais do que nunca, é uma situação completamente diferente e vai ser o pior adversário possível. Pegar um time como o Bragantino, hoje não é bom pra estrear. Mas Botafogo é time grande e tem que chegar para somar três pontos.



Wilson Goiano atuou pelo Botafogo entre 1995 e 1998 — Foto: Arquivo pessoal


No fim daquele campeonato, o Botafogo terminou em 14º a seis pontos da zona de rebaixamento. Enquanto o Bragantino foi o penúltimo colocado (23º) e caiu para a Série B. Agora, 24 anos depois, é tempo de uma nova história ser escrita. E, para o Bota, ela começa às 19h30 de quarta-feira.



Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!