Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Kanu muda hábitos, se apoia na família e amadurece para assumir responsabilidade no Botafogo


Zagueiro de 23 anos lembra início da carreira como atacante e choque necessário após tempo emprestado à Cabofriense: "Vi uma realidade diferente, que abriu minha cabeça"


Kanu está em constante mudança desde que iniciou no futebol. Mudou de clube, de posição e, recentemente, trocou os hábitos para assumir a titularidade do Botafogo na temporada. O amadurecimento do zagueiro de 23 anos como pessoa foi fundamental para o atleta ganhar espaço e reconhecimento.


"Eu me preparei muito pra esse momento. Coloquei na cabeça que tinha que ser diferente. Mudei minha alimentação e abri mão de coisas que para um jogador de alto nível não convêm", resumiu Kanu.



Kanu se tornou titular absoluto no Botafogo — Foto: Vitor Silva/GloboEsporte.com


As primeiras mudanças

Depois de passar por Flamengo e Vasco, o zagueiro chegou ao Botafogo em 2014 para o time sub-17.


- Na época eu cheguei como atacante e joguei um torneio que tinha na base, Guilherme Embry, e a dupla de ataque foi eu e Ribamar (hoje no Vasco).



Ribamar e Kanu, atacantes na base do Botafogo — Foto: Arquivo pessoal


Sim, Kanu era atacante. E depois de dois jogos na posição, foi abordado por Mauricio Souza, técnico do sub-17 na ocasião, que viu no jogador potencial para ocupar uma vaga no sistema defensivo. O jovem mergulhou na ideia.


- O professor Mauricio chegou em mim logo depois desse jogo da Guilherme Embry e falou: "Te vejo como zagueiro, me acha louco?". Eu falei que achava. Mas já tinha rodado em alguns clubes e queria ficar em um time grande e falei que ia escutar. Conversei com o meu pai e ele: "Esse cara tá louco". Fiquei pensando: "O professor tem uma leitura. Ele não vai falar por acaso, eu vou comprar a ideia".


"Fui de cabeça aberta e aconteceu. Só tenho a agradecer a todos que acreditaram em mim e viram essa possibilidade".

Vídeo: https://globoesporte.globo.com/video/kanu-e-felipe-conceicao-comentam-o-inicio-da-carreira-do-zagueiro-do-botafogo-8884408.ghtml




Kanu e Felipe Conceição comentam o início da carreira do zagueiro do Botafogo

No ano seguinte, Mauricio deixou o Botafogo, e a tarefa de trabalhar Kanu na zaga ficou a cargo do então técnico do sub-15 Felipe Conceição. Ao ge, o ex-jogador e treinador do Botafogo falou do comprometimento do atleta com a nova posição, dividida com o zagueiro Lyanco.


- O que eu passei para o Kanu e ele foi muito receptivo é ter paciência de saber lidar com os erros no início do processo, mas que teria a minha confiança, teria o respaldo do treinador para que ele pudesse evoluir. Com uma dedicação enorme que servia até de exemplo para os outros meninos do clube, foi evoluindo a passos largos - lembrou Felipe.


- Não tinha zagueiro nenhum, e Felipe olhou pra mim e disse: "Tem que ser tu". Ele acreditou em mim, foi firme comigo. Minha cabeça era um pouquinho dura, tive que aprender tudo do zero, então ele me ajudou bastante. Também a dupla não era difícil, Lyanco era um baita jogador - completou Kanu.


Kanu como zagueiro aconteceu rapidamente. Em 2016, ele fez parte do time campeão brasileiro sub-20 e começou a ser observado com mais atenção pelo Botafogo.



Zagueiro se destacou nos jogos contra o Vasco pela Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Um choque necessário

Depois de participar de um jogo pelo profissional em 2018, Kanu foi emprestado à Cabofriense na temporada seguinte para a disputa do Campeonato Carioca, mas não atuou em nenhum confronto. Voltou ao Botafogo treinando separadamente do elenco até ser recuperado pelo então técnico Eduardo Barroca. O tempo fora fez bem ao zagueiro.


- Na Cabofriense eu ganhei mais rodagem, vi a vida como ela é de verdade. Nunca tinha passado por um clube de menor expressão, cheguei lá e vi uma realidade totalmente diferente, mas que abriu minha cabeça. Vi pessoas de bem, um clube querendo um lugar ao sol, então eu vi que tinha tido oportunidade e não agarrei.


"Sabia que se eu voltasse, se tivesse oportunidade de novo, não deixaria passar. E foi o que aconteceu".


Kanu terminou 2019 com três jogos pelo Botafogo e com a certeza de que precisava mudar para se tornar um atleta profissional de alto nível. Depois de um ano e meio sem participar de uma partida oficial (entre 25 de janeiro de 2018 e 11 de agosto de 2019), o zagueiro introduziu novos hábitos na sua rotina. Isso mudou sua carreira.


- Quando voltei da Cabofriense, mudei minha alimentação, abri mão de coisas que para um jogador de alto nível não convêm. Chegava 9h no clube e ia embora às 18h para que quando chegasse o momento eu estivesse totalmente preparado para assumir a responsabilidade e ter regularidade. Agradeço aos fisioterapeutas do clube, fisiologista, nutricionista, preparação física, que me ajudaram durante esse período de preparação.


Os sacrifícios valeram a pena. Em 2020, Kanu aproveitou as oportunidades que tanto esperava e assumiu a titularidade no Botafogo. É o único jogador que participou de todos os minutos do time desde o início do Brasileirão: jogou os últimos 13 jogos completos, incluindo três pela Copa do Brasil.


Evolução de Kanu no Botafogo


2018: um jogo
2019: três jogos
2020: 22 jogos



Kanu é peça importante também no vestiário — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Importante nos confrontos com o Vasco, que culminaram na classificação do Botafogo às oitavas de final da Copa do Brasil, Kanu divide espaço com estrelas como Keisuke Honda e Salomon Kalou. A evolução é um processo contínuo, e o zagueiro sabe que tem um caminho longo pela frente, por isso não recusa qualquer chance de aprender.


- Ainda tem o Cavalieri, que jogou no Liverpool. É um cara que tenho como referência aqui dentro, ele inspira a todos, é sensacional. Tem Gatito, Honda, Kalou, jogadores que no momento difícil dão orientação. E eu estou sempre pronto para escutar e evoluir.


Ao lado dos amigos Marcelo Benevenuto e Caio Alexandre, com quem conviveu na base, Kanu atrai holofotes nos bastidores. Em vídeo divulgado pela Botafogo TV na última quinta-feira, o zagueiro aparece motivando o elenco antes da classificação em cima do Vasco na Copa do Brasil (veja abaixo no minuto 4:39). Liderança é mais uma das características que o defensor tem desenvolvido.






O Kanu por trás do uniforme

Kanu tem 23 anos, mas suas atitudes nos fazem pensar que ele poderia ser mais velho. A responsabilidade do atleta foi motivada por uma mudança longe dos gramados. Há três anos, o zagueiro é pai da Sofia. A relação com a filha e com a esposa Carol o transformou.


- Paternidade era algo que eu não imaginava e veio para mudar minha vida, juntamente com minha esposa. Elas são o pilar desse Kanu que se transformou mental e fisicamente. Conseguimos crescer juntos. Nos dias difíceis em que nem era relacionado, elas me davam força para continuar trabalhando, chegar cedo no clube e estar preparado para que não deixasse passar quando chegasse minha oportunidade.



Kanu e a filha Sofia em jogo do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo





As mudanças, algumas radicais, fazem parte da vida de Kanu, mas uma coisa permanece igual: o local onde o zagueiro vive. Apaixonado por Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o zagueiro faz questão de manter as raízes vivas na sua rotina. Não esquecer de onde vem é um exercício diário para o jogador. Criado com os pais e o irmão, a família sempre foi base para que o sonho, que começou nos campos do Jardim Gramacho, alcançasse palcos maiores.


- Caxias foi onde cresci, tive minha infância e me fez para o mundo. Sou muito grato a tudo que vivi e vivo nessa cidade, em especial meu bairro Jardim Gramacho, onde mora minha família e amigos - concluiu o zagueiro.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!