Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Joia 2021: Matheus Nascimento, o atacante de 16 anos que estreou no profissional do Botafogo


Promessa assinou 1º contrato profissional em 2020, quando se juntou ao time principal; Matheus acumula passagens pelas seleções de base e, recentemente, foi campeão com a equipe sub-20



Tudo começou como brincadeira de criança, mas ficou tão sério que hoje ele se tornou a grande promessa do Botafogo. Sem pensar em ser jogador de futebol lá atrás, agora Matheus Nascimento se dedica à profissão e, aos 16 anos, carrega grandes responsabilidades para corresponder à expectativa de torcedores e dirigentes.


O atacante já estreou pelo time profissional do Botafogo e é tratado como a principal joia das categorias de base. Em contato com o elenco principal desde o segundo semestre de 2020, Matheus tem passagens também pelas seleções de base. Em processo de amadurecimento, o jovem deve ganhar mais espaço em 2021 e lida bem com a "pressão".


- Eu sou bem tranquilo com as expectativas. Sei que ainda tenho muito o que aprender e que as coisas só vão acontecer com muito trabalho. Fico feliz por todo o carinho e pelas mensagens positivas, trato isso tudo como motivação para fazer o melhor em campo pelo Botafogo.


- Espero que seja um ano de muitas vitórias e conquistas para a gente. Meu sonho é construir uma história bonita aqui no Botafogo e retribuir tudo o que o clube fez por mim. E também continuar representando o meu país pela seleção brasileira - disse Matheus ao ge.



Matheus Nascimento, joia do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A joia chegou em General Severiano em 2015 depois de começar em uma escolinha do clube em Niterói. A ideia era apenas se divertir, mas o gosto pela bola fez Matheus considerar a carreira de jogador de futebol. Os inúmeros gols e os títulos na base mudaram os objetivos do garoto e atraíram olhares dentro e fora do Botafogo.


Em junho deste ano, quatro meses após completar 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Botafogo, válido até 2023 e com multa rescisória de 50 milhões de euros. Desde então, o clube começou a traçar um plano para o desenvolvimento de Matheus, que foi integrado ao elenco profissional e passou a ser relacionado para os jogos.


Entre períodos na base e no profissional, Matheus Nascimento evoluiu fisicamente e ganhou oportunidades no Campeonato Brasileiro, contra Corinthians e Atlético-MG, mas ainda com pouca minutagem.


- Esse período tem sido muito importante para mim. Eu sei que ainda estou no meu processo de formação como atleta e por isso tento tirar o máximo de aprendizado junto com o time profissional. Acho que estou evoluindo tanto na parte física quanto na parte técnica com a experiência que todos me passam no dia a dia.


Sucesso na base

Com 153 gols na base, Matheus Nascimento sempre "esteve à frente do seu tempo" e chamou atenção, além da habilidade, pelo poder de definição, velocidade, posicionamento e leitura de jogo. Mesmo abaixo da idade, foi chamado para a categoria sub-17 e, depois, para a sub-20, revezando com o profissional, e é conhecido por ser decisivo em jogos importantes.


No fim de 2020, o jogador foi campeão da Taça Rio Sub-20 com o Botafogo. Ao ge, ele revelou as referências que acompanha no futebol para seguir evoluindo na base alvinegra.


- Meus ídolos no futebol atual são Cavani e Suárez, acho que são centroavantes completos. Gosto também do Túlio Maravilha e do Loco Abreu, são ídolos aqui no Botafogo e vejo muitos vídeos deles para aprender um pouco.



Matheus Nascimento foi campeão da Taça Rio Sub-20 com o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Feito histórico

A estreia de Matheus Nascimento pelo time profissional marcou história no Botafogo. Ao entrar em campo no dia 5 de setembro de 2020 contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante se tornou o atleta mais jovem a jogar com a camisa alvinegra. Ele entrou aos 35 minutos do segundo tempo e viu o Bota levar um gol no fim, que decretou o empate em 2 a 2.


Matheus não fez história apenas no Botafogo. Ele é o quarto jogador mais novo a entrar em campo pelo Brasileirão.



Matheus Nascimento estreou pelo Botafogo contra o Corinthians — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Agora, o jovem atacante se dedica para ter mais oportunidades em 2021.



- Vou trabalhar para isso. Sei que preciso estar sempre preparado para ajudar o Botafogo, seja na base ou no futebol profissional.



Seleção brasileira

Matheus Nascimento coleciona algumas convocações para as seleções de base, e o feito mais recente do atacante alvinegro foi a conquista do Torneio Quadrangular Internacional Sub-20 disputado na Granja Comary. Ele não entrou em campo, mas fez parte do grupo selecionado pelo treinador André Jardine.



Em 2019, Matheus foi titular absoluto da geração campeã sul-americana sub-15 com a seleção brasileira, no Paraguai. O Brasil conquistou o pentacampeonato no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, depois de empate por 1 a 1 com a Argentina no tempo normal e vitória por 5 a 3 nos pênaltis. O centroavante alvinegro jogou a final.



Matheus (camisa 9) foi titular na campanha do título do Sul-Americano Sub-15 de 2019 — Foto: Rudy Lezcar/CBF



- É um sonho sendo realizado. Estar com os melhores atletas do Brasil e disputar partidas contra outras seleções me faz crescer como jogador. Aproveito cada momento para melhorar - concluiu.


O jogador é figura carimbada nas convocações das seleções de base e, aos 16 anos, já tem um título pela equipe sub-20 do Brasil. Bem avaliado, Matheus Nascimento tem tudo para continuar vestindo a camisa verde e amarela em 2021.


Relembre as joias do Botafogo dos últimos dez anos apontadas pelo ge:


2020: Luis Henrique, o atacante que terminou 2019 como titular
2019: Igor Cássio supera lesão grave e vira esperança de gols
2018: Ezequiel, o atacante que não desiste nunca
2017: Bochecha vive sonho após quase abandonar carreira
2016: Matheus Fernandes se inspira em Luis Henrique
2015: Igor Rabello sonha com chance após rebaixamento
2014: Daniel quer ratificar boa primeira impressão
2013: volante com fama de artilheiro, Dedé espera chances
2012: apelidado de Mini Mago, Vitinho se junta aos profissionais
2011: Guilherme espera aproveitar oportunidades no Botafogo



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!