Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Da desconfiança ao aplauso: 5 jogadores do Botafogo que surpreenderam na Série B


Clube não confirma expectativa de sofrimento e faz campanha sólida rumo ao acesso. No caminho, atletas dão volta por cima ou contestaram a crítica ao render mais do que o esperado




O elenco com muitos nomes desconhecidos e o início vascilante do Botafogo na Série B fizeram torcida e boa parte da imprensa projetar uma campanha com fortes emoções. Para alegria dos alvinegros, os prognósticos mais pessimistas não se confirmaram. A seis rodadas do fim do campeonato, o clube caminha confiante de volta à elite liderado em campo por muitos jogadores que recebiam olhos tortos há alguns meses.


Dos últimos jogos do primeiro turno em diante, o Bota teve um ponto de virada na temporada. A chegada de Enderson Moreira fez a equipe reagir na competição com uma sequência de vitórias. Entrou no G-4 para não sair mais, e hoje briga pela liderança. A boa fase fez o torcedor se surpreender não só com as atuações do time, mas também com a individualidade de alguns atletas que antes eram tratados com desconfiança ou até certa resistência. O ge lista os cinco principais.


+ Enderson completa um turno pelo Botafogo




Antes contestado, Barreto virou cão de guarda — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Joel Carli

O argentino nunca foi cornetado pelos alvinegros, mas a volta ao clube aos 35 anos não era tratada como grande reforço para o campo. Muitos esperavam a influência positiva do zagueiro apenas nos vestiários. Acontece que Carli não só joga como se tornou um dos destaques da campanha do Botafogo.


Além da liderança que já era esperada, o defensor apresenta bom desempenho e é destaque nos números. Com ele em campo, o Botafogo venceu oito de 11 rodadas. Em média, a equipe sofre o dobro dos gols quando não conta com o capitán em jogos da Série B.




Capitão voltou com autoridade ao time titular — Foto: André Durão


+ Aos 12 anos, Giovanna é referência no Botafogo


Chay

O camisa 14 é outro que não foi cornetado, mas mostrou em campo nível muito acima do que torcida e crítica esperavam. Aos 30 anos, chegou para a primeira chance em um grande clube e não sentiu o peso da camisa. Rapidamente se tornou o maestro da equipe. Virou o cara das bolas paradas e o jogador mais procurado pelo companheiros.


Em 29 rodadas da Série B, Chay marcou oito gols e deu sete assistências. Só perde em números para Rafael Navarro, o jogador mais decisivo do Bota na temporada. O grande desempenho já rendeu uma renovação de contrato com o clube.




Camisa 14 é um dos destaques da Série B — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



Barreto

O volante começou a ser cornetado antes mesmo de estrear pelo clube. Chegou em um período turbulento da temporada, mas ganhou o reconhecimento da torcida com um trabalho silencioso e eficiente.


Hoje, é titular absoluto. Barreto é o líder de desarmes do time no campeonato. Dá segurança à retaguarda alvinegra e é um dos responsáveis por o Botafogo ter uma das melhores defesas da Série B.



Melhor mandante da Série B, Botafogo pega o Confiança em casa (https://ge.globo.com/video/melhor-mandante-da-serie-b-botafogo-pega-o-confianca-em-casa-9999973.ghtml)


Warley

O atacante é protagonista de uma grande reviravolta nesse ano. No início, estava cotado para ser dispensado. Ficou, recuperou espaço e virou titular do time. Em 27 jogos da segunda divisão, fez três gols e deu passes para outros quatro.


Chegou a ser utilizado como lateral no início da temporada, mas fez os melhores jogos como ponta pela direita. Já desbancou nomes que estavam mais tarimbados para a posição e, hoje, já é considerado para continuar no elenco com um acesso à Série A.




Warley se consolidou na ponta direita — Foto: Celio Junior/AGIF


Carlinhos

Da última leva de reforços, o experiente lateral-esquerdo chegou sob dúvidas. Alguns torcedores debatiam a necessidade da contratação quando o elenco tinha Jonathan Silva e Hugo e outros setores pareciam mais carentes. Só que a sequência de jogos mostrou que a importância do defensor de 34 anos.


Carlinhos chegou do Fortaleza, onde já trabalhou com Enderson Moreira, e virou titular da posição. Mostrou segurança na marcação e aprendeu rápido a maneira de jogar do time. Além dos atributos físicos, também aumentou a experiência, junto de Carli, de um setor que contava com muitos jovens. Tem um gol e uma assistência na Série B.




Carlinhos já fez gol com a camisa do Bota — Foto: André Durão



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!