Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Botafogo apresenta Fernando Marçal: "O futuro é promissor"



Lateral-esquerdo assinou contrato até o fim de 2023 e explica por que aceitou projeto do clube





O Botafogo apresentou, na tarde desta sexta-feira, o lateral-esquerdo Fernando Marçal. Ele assinou vínculo até o fim de 2023, com possibilidade de prorrogação prevista em contrato. Depois de ter jogado as últimas duas temporadas pelo Wolverhampton, da Inglaterra, o atleta explicou por que aceitou o projeto do clube alvinegro.


- O que me atraiu para vir para o Botafogo foi o próprio Botafogo, que é grande, conhecido internacionalmente. Quando fala Botafogo dificilmente se diz não. O clube me mostrou o projeto, que está claro para todo mundo, não se constrói da noite para o dia. Aceitei porque quero fazer parte. Tenho certeza que o futuro é promissor - afirmou o lateral.


+ Análise: defesa frágil é lição para Botafogo tirar de eliminação


A entrevista coletiva teve a presença da família de Marçal. A esposa e os quatro filhos do jogador acompanharam a apresentação do novo reforço do Botafogo.


- São eles que, na vitória e na derrota, alegram o nosso dia e nos dão força para seguir. Obrigado, Botafogo, por me dar essa oportunidade de viver isso com minha família.





Fernando Marçal é apresentado pelo Botafogo — Foto: Renata de Medeiros/ge


Marçal foi contratado no mês passado e fica disponível para jogar a partir de 18 de julho, quando abre a janela de transferências e o clube poderá regularizá-lo junto à CBF. Ele já vinha treinando com o elenco, e André Mazzuco, diretor esportivo do clube, contou como o reforço impactou a rotina alvinegra.


- Estamos aqui em mais um anúncio importante para nós. Dar boas vindas ao Marçal, que veio da Premier League. Conseguimos que ele viesse antecipadamente, vem impactando nosso dia a dia muito positivamente. Dizer que, para o Botafogo, é um movimento importante ter um atleta que vem da PL com o perfil do Marçal. Estamos muito felizes e orgulhosos - disse Mazzuco.


Marçal atuou na base do Grêmio até 2008. Ele não chegou a estrear profissionalmente pela equipe gaúcha e passou por times de menor expressão no Brasil antes de ir para a Europa. Lá, começou no Torreense, ficou três temporadas e meia no Nacional e foi negociado com o Benfica, mas não jogou. Emprestado para o Gaziantepspor, da Turquia, e Guingamp, da França, foi em definitivo para o Lyon em 2017, onde jogou junto do lateral-direito Rafael, que teve certa interferência na sua decisão de vir para o Botafogo.


- É mais que um amigo, o padrinho das minhas filhas. O que ajudou foi esse carinho que ele tem pelo Botafogo, ele é torcedor de verdade. A gente até brincava quando estávamos em Lyon porque, independente do que estava acontecendo, ele tinha que ver o jogo do Botafogo, nem que seja debaixo da mesa no celular. E com certeza ajudou. Assim que eu soube do interesse do Botafogo, eu liguei pra ele, e ele me passou todas as informações, mas o crédito maio é do Mazzuco - contou Marçal.


Na última quinta, o Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil após nova derrota para o América-MG, desta vez por 2 a 0, no Nilton Santos. O resultado aumentou a pressão em cima do treinador Luís Castro, que foi defendido por Fernando Marçal.


- É nítido que os treinadores precisam de tempo, a gente vê isso dando resultados em outros clubes. A gente não pode pegar uma exceção que foi o Jorge Jesus e falar "esse é top". Tem treinadores que conseguem colocar isso mais rápido, mas importante a direção saber aquilo que o treinador pode dar para o seu clube. O que eu tenho visto é que se o clube conseguir fazer esse tipo de trabalho que fizeram outros clubes, tenho certeza que o Luís vai dar muitas alegrias. Apesar de não ter feito jogos com ele ainda, consigo colocar ele no mesmo patamar que coloco outros estafes portugueses com os quais trabalhei. Acho que é preciso um pouco mais de tempo.


Outras declarações de Marçal:

Estreia

- Estou ansioso que chegue quarta-feira e eu esteja junto da equipe. No início, todo mundo ficou otimista pelo que estava acontecendo, o que mostra que temos um plantel muito forte, muito bom. Vamos brigar para estar lá em cima. O Brasileirão está apenas na metade, vamos trabalhar para bater a meta do clube. Trabalhar para beliscar algo que possa surpreender nossos torcedores.


Adaptação

- O primeiro contato foi ótimo para conhecer o grupo, os jogadores. Como eu estava lá fora, trabalho há muito tempo com jogadores e estafe portugueses. Tinha o feedback de que o Luís Castro é um bom treinador, que é disciplinado, consegue tirar o melhor dos jogadores, gosto muito de como ele conduz o dia a dia. Sobre plantel, acho que todos estavam otimistas pelos resultados, temos muita qualidade. O Castro tem espremido, tentado tirar o melhor de cada um.


+ Leia mais notícias do Botafogo




América-MG vence Botafogo e avança na Copa do Brasil (https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/video/america-mg-vence-botafogo-e-avanca-na-copa-do-brasil-10761005.ghtml)



Características

- Em todos os clubes que passei, o Marçal foi um jogador aguerrido, que deixa o último pingo de suor em campo. Um jogador experiente, que consegue cada vez mais ser inteligente em campo. Venho para somar, agregar.


Torcida

- Agradecer o carinho dos torcedores, principalmente nas redes sociais. A partir do dia 18, estou apto. Venho com a equipe há praticamente um mês. Já vesti várias vezes a camisa do Botafogo em casa e acho que caiu bem.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!