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terça-feira, 20 de setembro de 2022

Após criar Centro de Distribuição, Botafogo planeja loja conceito no Nilton Santos



Ideia é que loja física seja a primeira do clube desde a implementação da SAF para depois abrir novas lojas



Agora que o Botafogo começou a dar conta da demanda reprimida que havia no torcedor que não conseguia comprar uma camisa do time na internet há quase dois anos, a ideia do clube é partir para a volta das lojas físicas.


Com material para vender e maior facilidade causada pelos Centros de Distribuição em Campinas e possivelmente em Goiânia o Bota vai para a próxima etapa. O plano é que a primeira loja inaugurada seja uma loja conceito, do lado de fora do Nilton Santos e de fácil acesso para o torcedor.


Loja conceito: fisicamente maior do que outros pontos de venda, uma loja conceito vai além de apenas vender determinado produto. Ela também promove experiências com o consumidor e o aproxima daquilo que é comercializado. Possivelmente, numa loja conceito do Botafogo será possível saber um pouco mais da história do clube, por exemplo, além de interações no local.


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Botafogo planeja criar loja conceito no lado de fora do Estádio Nilton Santos — Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com



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A data para inauguração ainda está sendo estudada, uma vez que o Botafogo entra na reta final do Campeonato Brasileiro e em seguida, com o fim da competição, vem a Copa do Mundo. Como argumento contrário pesa o fato de que a movimentação no Nilton Santos diminuiria já que seria um período grande sem jogos.


Também existe a possibilidade de o clube abrir uma segunda loja conceito, mas o martelo ainda não foi batido. Caso se concretize, não necessariamente será na sede, mas pode ficar em algum outro lugar considerado estratégico para as vendas dos produtos.


Uma vez definida onde estará e quando será inaugurada a loja conceito, o Botafogo deve partir para a criação de outras lojas físicas pelo país. Está no escopo do projeto alvinegro ter maior capilaridade no Brasil. A tendência, portanto, é que voltem a existir lojas menores ou quiosques do clube espalhados no Rio de Janeiro e em outras cidades. Isso ainda é um plano de expansão a ser estudado.


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Mas esse avanço precisa ser feito com calma, para que a SAF estude bem os potenciais locais para a loja dar lucro. Ou seja, não adianta criar inúmeras lojas físicas se boa parte delas resultar em prejuízo para o clube. É importante para o clube que essas operações consigam se sustentar financeiramente.


Isso porque, diferentemente das administrações anteriores, apenas o Botafogo tomará conta da gestão delas. É aí que entra a importância dos Centros de Distribuição. O clube terá controle sobre o processo desde o design até o abastecimento das futuras lojas. Antes, era a fornecedora de material esportivo que administrava as lojas e o clube recebia uma parcela do que era vendido. Com isso, os custos para o Bota diminuem e podem gerar uma receita maior.


Desde o meio do ano passado que o Botafogo não tem uma loja física no Rio de Janeiro. Em junho de 2021, o clube informou que as lojas na cidade estavam desativadas por "resultados insatisfatórios".

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