Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Com Lyon, Botafogo ganha novo parceiro e aumenta possibilidades na Europa



Novo clube da rede de John Textor, Lyon agora é 'co-irmão' do Alvinegro Carioca; assim como o Crystal Palace, franceses devem ser alvos de parcerias dentro e fora de campo



O Botafogo ganhou um parceiro estratégico dentro e fora de campo. Com a compra do Lyon por John Textor, o clube tem um novo "co-irmão". A equipe francesa se juntou à Eagle Football, rede de futebol do americano que também conta com Crystal Palace, da Inglaterra, RWD Molenbeek, da Bélgica e FC Florida, dos Estados Unidos.


A Eagle Football Holding adquiriu 77,49% da propriedade do Lyon por cerca de 800 milhões de euros (R$ 4,4 bilhões, na cotação atual) na última segunda-feira. A equipe francesa foi a mais cara da rede multiclubes de Textor.

+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


A compra pode ser benéfica para o Botafogo. Não há uma "competitividade" no que diz respeito a níveis de investimento por Textor, que tem um aporte mínimo anual com o clube brasileiro. Assim como o Crystal Palace, o Lyon é uma nova porta que o Bota tem na Europa. Seja para negociações, parcerias ou até mesmo viagens.


É comum que haja transferências de jovens jogadores entre os times de Textor. No Botafogo, Jacob Montes (que já passou por Crystal Palace e Molenbeek) e Dylan Talero (que esteve na Flórida), do time sub-20, são alguns casos. Agora, atletas vindos do futebol francês devem aparecer com certa frequência no Estádio Nilton Santos.





John Textor se tornou acionista majoritário do Lyon — Foto: AFP


A parceria multiclubes ajuda até mesmo em negociação com jogadores. Com Crystal Palace e Lyon pertencendo ao mesmo dono, um jogador pode sair do Botafogo para o futebol europeu com um projeto esportivo já bem definido para Inglaterra e França. Esse, inclusive, foi um dos argumentos usados pela diretoria do clube carioca para selar a renovação de Matheus Nascimento.


- Nós tentamos criar uma família entre os nossos clubes, que trabalhem juntos. Isso foi uma coisa muito legal quando compramos o Botafogo. É totalmente distinto do meu investimento no Crystal Palace, mas os torcedores do Rio começaram a se conectar com os de Londres, a trocar culturas, camisas... Eles não competem. Redes sociais são muito boas para isso. Vejo pessoas com a camisa do Palace no Nilton Santos e do Botafogo em Londres. E eles se chamam de irmãos - explicou Textor em entrevista coletiva em junho, quando a parceria entre Lyon e Eagle Football foi anunciada.


+ Leia mais notícias do Botafogo


APRENDIZADOS ENTRE OS CLUBES

A troca entre as equipes não fica apenas nos jogadores. O Botafogo, por exemplo, já usou muito da rede de scouting do Crystal Palace no começo da SAF, quando ainda estava estruturando a própria equipe de mercado. O clube inglês tinha uma estrutura com milhares de jogadores mapeados e repassou alguns números ao Alvinegro Carioca.


O Lyon, por exemplo, possui uma das melhores categorias de base da Europa e o desejo de John Textor é que Botafogo, Crystal Palace e até Molenbeek absorvam o que há de melhor no projeto da equipe francesa.


Vale lembrar que Karim Benzema, atual melhor jogador do mundo, foi criado no Lyon. Da seleção da França que foi vice-campeã da Copa do Catar, Hugo Lloris também é da base dos Gones.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!