Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2023

Tiquinho suspenso por 30 dias? Veja o que o Botafogo pode fazer para revogar a ação



Camisa 9 sofreu suspensão preventiva do TJD-RJ por expulsão contra o Flamengo, em jogo do Campeonato Carioca



O Botafogo não poderá contar com Tiquinho Soares contra o Sergipe, nesta quinta-feira, na estreia da Copa do Brasil, porque o atacante está suspenso "de última hora". O atacante foi denunciado pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) pela expulsão contra o Flamengo, no último domingo, e pegou uma suspensão preventiva de 30 dias, o que deixando inelegível para o duelo.













Confira os bastidores da Arena Bastião, palco da partida Sergipe X Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-os-bastidores-da-arena-bastiao-palco-da-partida-sergipe-x-botafogo-11410192.ghtml)


+ Diretor da SAF do Botafogo vê na Recuperação Extrajudicial o melhor caminho: "Só benefícios"


A decisão pegou toda a comissão do clube de surpresa. Tiquinho treinou como titular durante a semana e até viajou para Aracaju, palco da partida, com o resto do elenco. A Procuradoria do TJD-RJ entrou com o pedido na quarta-feira e este foi acatado pela advogada Renata Mansur, presidente da entidade.


Tiquinho foi denunciado nos artigos 254-A (praticar jogada violenta), 243-F (ofensa à honra) e recebeu uma liminar mediante o Art.35 pela expulsão contra o Flamengo, no último domingo pelo Carioca, quando deu uma cabeçada no árbitro Tarcizo Caetano Pinheiro, como registrado na súmula pelo próprio. O julgamento estava marcado para a próxima segunda-feira, mas a liminar adiantou a pena de Tiquinho.


Mas por que Tiquinho terá que cumprir a suspensão na Copa do Brasil sendo que a ação foi no Estadual? A punição de Tiquinho foi em dias corridos e, pela lei desportiva, quando isto acontece o jogador precisa cumpri-la de forma imediata, independentemente das competições. Se a punição ocorresse por número de partidas, aí sim o jogador teria que cumprir no torneio em questão que a infração foi cometida.





Tiquinho Soares em Boavista x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O Botafogo pode recorrer, mas não mais no TJD-RJ. O clube precisa procurar instâncias maiores dentro da justiça - ou seja, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que está acima da entidade que denunciou Tiquinho.


O Departamento Jurídico do clube prepara uma ação contra a Procuradoria do STJD para a manhã desta quinta-feira, mas, pelo pouco tempo hábil, não há garantias que saia uma medida preventiva para tirar a suspensão e, desta forma, fazer Tiquinho elegível para a partida contra o Sergipe. De qualquer forma, o Botafogo trabalha para liberar o camisa 9 da punição.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Basicamente, a única forma que o clube possui para conseguir superar a liminar é buscando o STJD com uma medida urgente. Esta saindo ou não, vale ressaltar, o julgamento da próxima segunda-feira segue marcado e, aí sim, as ações Tiquinho serão analisadas para um resultado final. O camisa 9 pode pegar, na teoria, de um a seis jogos de suspensão - excluindo a liminar.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!