Páginas

sábado, 13 de maio de 2023

Dez anos depois, Botafogo volta a ser protagonista no Brasileirão; compare os times


Com 100% de aproveitamento após cinco rodadas, líder chama a atenção, assim como o time de Seedorf em 2013



O Botafogo está embalado no Campeonato Brasileiro e isso traz boas lembranças ao torcedor. O time lidera com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas - recordista de melhor começo ao lado de São Paulo na competição de pontos corridos - e revive uma fase de protagonista, como aconteceu em 2013.






“Hoje eu coloco o time como candidato à vaga na Libertadores” , diz Pedro Dep (https://ge.globo.com/podcasts/video/hoje-eu-coloco-o-time-como-candidato-a-vaga-na-libertadores-diz-pedro-dep-11613294.ghtml)


Na época, o Alvinegro chegou ao Brasileirão como campeão Carioca. O time era comandado por Oswaldo de Oliveira e ostentava um elenco forte, com o craque holandês Clarence Seedorf vestindo a camisa 10 no meio-campo, e teve ótimas atuações no primeiro turno, chegando a assumir a liderança. Foram 19 jogos, 10 vitórias, seis empates e três derrotas.




Os gols de Botafogo 3 x 0 Criciúma pela 38ª rodada do Brasileirão 2013



O time-base do Botafogo em 2013 era formado por Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques e Elias.


Vitinho, um dos destaques do time no começo da competição, foi vendido para o CSKA Moscou no fim do primeiro turno. Elias, então, assumiu a vaga de titular e terminou com 10 gols na competição, sendo um dos artilheiros do time, ao lado de Rafael Marques.





Seedorf comemora gol ao lado de Rafael Marques em Botafogo x Criciúma, em 2013 — Foto: Satiro Sodre/SSPress



No começo do segundo turno, o time enfrentou o Cruzeiro em uma partida considerada uma "final antecipada", mas acabou perdendo por 3 a 0, pela 22ª rodada. O Glorioso, então, sofreu uma queda de rendimento, se afastou da briga pelo título, mas se recuperou e ainda conseguiu a vaga para a Libertadores na última rodada.




Giba fala sobre a postura do técnico Luís Castro no comando do Botafogo (https://ge.globo.com/podcasts/video/giba-fala-sobre-a-postura-do-tecnico-luis-castro-no-comando-do-botafogo-11613290.ghtml)


No Maracanã, esse foi considerado o "jogo da vida" do Alvinegro, que venceu o Criciúma por 3 a 0, gols de Elias, Seedorf e Lodeiro, e, depois de 18 anos, voltou à principal competição sul-americana.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ SAF Botafogo divulga balanço de 2022 com déficit de R$ 248 milhões

+ Filosofia Luís Castro: veja como pensa o técnico do Botafogo fora de campo



Na temporada 2023, o time treinado por Luís Castro chegou sob desconfiança ao Campeonato Brasileiro. Apesar de ostentar uma sequência invicta, a equipe sofria com críticas por não ter chegado às semifinais do Estadual e também pelo mau desempenho.


Desde então, tudo mudou. São cinco vitórias em cinco jogos disputados no Brasileirão, com 12 gols marcados, sendo cinco de Tiquinho Soares, artilheiro da competição, e quatro sofridos, tendo uma das melhores defesas do Brasileirão até agora.


A última vitória foi sobre o Corinthians, no Nilton Santos, com a seguinte escalação inicial: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos e Victor Sá e Tiquinho Soares.


O próximo compromisso do Botafogo é contra o Goiás, no Estádio da Serrinha, domingo, às 18h30. Se vencer, o Alvinegro garante a melhor campanha inicial da história dos pontos corridos e iguala a maior sequência de vitórias do clube no Brasileirão no período.



Boa campanha em 2016

Apesar de ter conseguido terminar o Brasileiro de 2016 na quinta colocação, o Botafogo daquele ano não teve o mesmo viés de protagonismo que o elenco de 2013 conseguiu ou o de 2023 tem conquistado. Nas sete primeiras rodadas, havia vencido apenas um jogo.



Depois, com a sequência da competição, o time conseguiu se recuperar e fazer uma boa campanha, mas sem estabelecer o mesmo protagonismo dos times de 2013 e 2023.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!