Páginas

domingo, 2 de julho de 2023

Multicampeão e desejo de ser técnico: conheça Cláudio Caçapa, treinador interino do Botafogo



Jornalista Stephane Darmani detalha trabalho do técnico interino no clube francês




Recém-chegado ao Rio de Janeiro, Cláudio Caçapa tem seu primeiro desafio na tarde deste domingo pelo Botafogo. Apesar de ser chamado interinamente para comandar o time após saída de Luís Castro, o ex-jogador esbanja experiência no Lyon - como jogador e profissional fora das quatro linhas. O ge conversou com Stephane Darmani, jornalista e comentarista da Espn da França, que detalha o trabalho do brasileiro.





Cláudio Caçapa, hoje auxiliar do Lyon — Foto: Reprodução


- Ele foi multicampeão com o Lyon. Participou de cinco títulos e é um cara que sempre foi muito bem avaliado pela torcida e comissões técnicas, um cara confiável, de grupo e sempre muito querido lá dentro. Ele fez um gol especial para o Lyon, que não ganhava desde os anos 70 e ele marcou o gol do título da Copa da Liga de 2000, só aí ele entrou na história do clube - afirmou o jornalista.



Cláudio Caçapa tem primeiro contato com os jogadores e analisa campanha: "Merecimento" (https://ge.globo.com/video/claudio-cacapa-tem-primeiro-contato-com-os-jogadores-e-analisa-campanha-merecimento-11748110.ghtml)



Caçapa vestiu as cores do Lyon entre 2001 e 2007, período que foi campeão do Campeonato Francês, da Supercopa da França e da Copa da Liga Francesa. Retornou ao clube em 2016 para integrar a comissão técnica e cuidar especificamente da defesa, já que tinha experiência na função.





Caçapa em anúncio de retorno ao Lyon — Foto: Reprodução



- Foi chamado para integrar a comissão técnica do Genesio para cuidar do setor defensivo do Lyon. O interessante é que cinco treinadores passaram lá e ele continuou. Isso é raro porque as comissões sempre saem e o Caçapa continuou. Ele trabalhou com Sylvinho, Rudi Garcia, Peter Bosz e Laurent Blanc e renovou o contrato em fevereiro. Isso prova que os técnicos gostam do trabalho dele não só na parte da relação com o grupo.


Darmani também destaca a ampla experiência na função técnica, mesmo com auxiliar na defesa e geral do time. Com um perfil resiliente e que se adapta aos diferentes técnicos com quem trabalhou, pode se encaixar rapidamente ao modo de trabalho do Botafogo, enquanto o treinador permanente não é definido.



Confira a trajetória de Luís Castro no Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-a-trajetoria-de-luis-castro-no-botafogo-11732102.ghtml)


Caçapa soma sete anos atuando como assistente e, conforme apurou o jornalista francês, há o sentimento de que pode ser a hora do brasileiro se desafiar por algo a mais. A oportunidade recebida no Glorioso foi bem recebida pelo mineiro.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo faz ação social com torcedores com deficiência auditiva no Nilton Santos


- Há algum tempo estava procurando uma vaga para atuar como técnico principal. Essa realmente é a vontade dele. Um técnico novo sempre chega com um assistente principal e ele, digamos, sobra. Acho que cansou um pouco dessa situação. Ele tinha essa vontade de assumir e mostrar que se sente pronto - contou Stephane Darmani,.


Competência e conhecimento certamente não faltam para o ex-jogador, que já trabalho com o laterais Rafael e Marçal. Mas o desafio que ele almejava no comando principal do time, "estágio" que vai fazer no Botafogo a partir deste domingo, pode trazer pressão que ainda não experimentou.





Caçapa com Rafael e Marçal no Nilton Santos — Foto: Reprodução



- A questão é saber o quanto ele vai absorver esse ambiente, a questão de imprensa, torcida, porque lá (na França) era um cara relativamente discreto com a mídia. Ele falava com a TV do clube nos pré-jogos sobre parte tática, mas raramente falava em coletivas. Comandando o líder do Brasileirão a pressão com certeza vai ser maior - finalizou o jornalista.


O Botafogo recebe o Vasco na tarde deste domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, não deixa a ponta da tabela em caso de revés.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!