Páginas

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Análise: Botafogo encerra sonho de forma apática e coloca em risco vaga no G4



Empate com o Cruzeiro no Nilton Santos marca o 10º jogo consecutivo sem vencer




O Botafogo ficou no empate em 0 a 0 com o Cruzeiro e encerrou definitivamente qualquer chance de ser campeão Brasileiro em 2023. A 10ª partida consecutiva sem vencer foi de um time apático já incapaz de reagir ao ver as chances remotas de conquistar a taça.




Botafogo 0 x 0 Cruzeiro - Melhores momentos - 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro


O elenco alvinegro entrou em campo com o peso nos ombros de uma sequência de nove jogos sem vencer, que derreteu toda a vantagem na liderança construída ao longo do Brasileirão.


Some a isso o baque emocional de, na última semana, ter levado o empate nos minutos finais duas vezes contra times que brigam contra o rebaixamento, sendo o último deles de forma dramática, dois minutos depois de ter aberto o placar.


Além de toda essa carga, a equipe iniciou a partida já sabendo que o Palmeiras havia vencido o Fluminense por 1 a 0. Esse resultado colocava as chances de título remotas. O alvinegro precisaria de duas goleadas e de uma vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras na última rodada.


O resultado de tudo isso foi o que se viu em campo no Estádio Nilton Santos. Um time abalado, abatido e apático. As arquibancadas vazias e as vaias constantes desde o aquecimento davam o tom de uma relação foi linda ao longo do campeonato, mas azedou graças à derrocada.





Torcida do Botafogo protesta contra o Cruzeiro — Foto: André Durão/ge


Poucos jogadores foram poupados das críticas dos torcedores, mas nenhum deles conseguiu realmente colocar em campo um futebol que mostrasse chances de vencer uma das melhores defesas do Brasileirão.


Tiago Nunes apostou em uma formação mais ofensiva, com quatro atacantes, e tendo o retorno de Danilo Barbosa à linha de três atrás como perspectiva de segurança defensiva. No 3-4-3, Victor Sá fazia a ala, enquanto Luís Henrique, Júnior Santos e Tiquinho Soares se juntavam no ataque.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Textor diz que Botafogo precisa ''olhar para frente'' e valoriza vaga na Libertadores: ''Progresso''



Sem Eduardo, coube a Gabriel Pires a responsabilidade de ser o jogador com mais capacidade de articulação na parte central do campo. O camisa 14 até cumpriu bem a função enquanto esteve em campo.


Porém o time não conseguiu se articular coletivamente. Tinha amplitude, mas não tinha profundidade e pouco feriu a defesa cruzeirense.





Adryelson se ajoelha em Botafogo x Cruzeiro — Foto: André Durão



Tiquinho no primeiro tempo, Luís Henrique e Carlos Alberto no segundo foram as únicas chances de gol da equipe. A primeira parou em Rafael Cabral, as outras em erros individuais dos atacantes.


O 0 a 0 foi resultado do encontro de um time que se satisfazia com o empate, já que praticamente se livrava do rebaixamento com ele, com um time incapaz de reagir enquanto afunda na areia movediça psicológica da perda do título. Um placar mais do que justo.


O sonho do título acabou, mas o Campeonato Brasileiro não. O Botafogo precisa juntar os cacos rapidamente antes de entrar em campo em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, às 21h30, contra o Internacional, se não quiser perder também a vaga direta na Libertadores.




"O botafoguense não tem mais forças nem para criticar", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafoguense-nao-tem-mais-forcas-nem-para-criticar-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12165429.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!