Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Botafogo jogará preliminar da Libertadores em 2023; veja outras participações



Alvinegro se classificou para primeira fase da competição continental da qual não participava desde 2017




O Botafogo não conseguiu se assegurar no G-4 com a derrota por 3x1 diante do Internacional nesta quarta-feira pela última rodada do Brasileirão. Com a combinação dos placares dos jogos de Flamengo e Grêmio, ficou fora da fase de grupos da Libertadores.





Victor Cuesta em Internacional x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Apesar de ter construído a melhor campanha de primeiro turno da história do Brasileirão, a equipe carioca não conseguiu manter o fôlego e perdeu as chances de conquistar o título ainda na penúltima rodada do campeonato.





Internacional 3 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 38ª Rodada do Campeonato Brasileiro



Mesmo com a perda do título do Brasileirão que parecia certo, o clube conseguiu um importante feito ao retornar à Libertadores depois de sete anos. Essa será a terceira participação do Botafogo na Libertadores depois dos anos 2000.


+ Tiago Nunes fala em destruição mental no Botafogo, e Mazzuco pede desculpas: "Frustração"


Nas temporadas de 2014 e 2017, o clube entrou na competição ainda nas fases preliminares, nas duas edições antes de ingressar em um dos oitos grupos da competição. Em 2014, o Botafogo enfrentou o Deportivo Quito pela fase preliminar, foi derrotado por 1 a 0 na partida de ida e venceu o jogo de volta no Maracanã por 4 a 0.


Com duas vitórias, um empate e três derrotas, o Botafogo somou apenas sete pontos e terminou como lanterna do seu grupo, sendo eliminado da competição.


Na segunda participação da década passada, o Botafogo também chegou na pré-Libertadores e se classificou para a fase de grupos. A equipe carioca eliminou o Colo-Colo do Chile, com uma vitória e um empate na segunda fase do torneio.


Na terceira fase, o Botafogo enfrentou o Olimpia, do Paraguai. Com uma vitória para cada lado nos jogos de ida e volta, a equipe carioca conseguiu a vaga nos pênaltis, em grande atuação de Gatito Fernández.



Gatito em noite de herói - Olímpia 1 (1) x (3) 0 Botafogo (22/02) — Foto: GloboEsporte.com


Na fase de grupos, foi líder do grupo 1 com 10 pontos conquistados numa campanha com três vitórias, um empate e três derrotas. Nas oitavas de final, o Botafogo enfrentou o Nacional, do Uruguai, e venceu os dois jogos.


O clube carioca conseguiu avançar até as quartas de final e foi eliminado pelo Grêmio, depois de um empate por 0 a 0 e uma derrota por 1 a 0. A equipe do Rio Grande do Sul se sagrou campeã do torneio naquele ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!