Páginas

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Destaques e decepções: quem foi bem e quem foi mal pelo Botafogo em 2023



ge lista jogadores em cada quesito pelo Alvinegro durante o ano




O ano de 2023 vai ficar marcado pela queda vertiginosa que furtou o título do Campeonato Brasileiro das mãos do Botafogo. Fora das fases finais do Carioca, o Alvinegro se reergueu no primeiro turno do Brasileirão, onde foi líder, soberano e fez a melhor campanha da história. O aspecto coletivo se sobressaiu, mas individuais também.




Patrick de Paula lembra momento de grave lesão pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/patrick-de-paula-lembra-momento-de-grave-lesao-pelo-botafogo-12210805.ghtml)


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


No segundo turno, o time perdeu o embalo, se atrapalhou na troca de treinadores e escreveu a reta final como um rascunho. Em resumo de 2023, o time não classificou para o mata-mata do Carioca, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, nas quartas da Sul-Americana e ficou em quinto no Brasileirão.



Os melhores

Tiquinho Soares: o atacante fez a melhor temporada da carreira - mesmo que ela tenha sido frustrada na reta final. O camisa 9 foi o principal nome do ataque e responsável por maior parte dos gols. Foram 29 gols e 14 assistências em 2023. Virou ídolo, recebeu música e até "dia", mas sofreu com lesões na reta final. Caiu de produção e perdeu o pênalti contra o Palmeiras que poderia ter sacramentado o título para o Alvinegro.



Veja gols e assistências de Tiquinho Soares no mês de julho de 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-gols-e-assistencias-de-tiquinho-soares-no-mes-de-julho-de-2023-11850976.ghtml)


Tchê Tchê: o jogador mais regular do Botafogo no ano. Independentemente do treinador que estivesse à beira do gramado, o camisa 6 sempre apareceu com frequência no time titular - e geralmente apresentando boas atuações. Jogou de segundo volante, cão de guarda, lateral e ponta.




Aos 29 min do 1º tempo - gol de fora da área de Tchê Tchê do Botafogo contra o Palmeiras (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-29-min-do-1o-tempo-gol-de-fora-da-area-de-tche-tche-do-botafogo-contra-o-palmeiras-12080438.ghtml)


Adryelson: foi tão bem no primeiro semestre que chegou à Seleção Brasileira. Se confirmou como um dos destaques do futebol nacional pelo bom posicionamento e capacidade de jogo aéreo. Assim como vários jogadores, caiu de forma drástica na reta final do Campeonato Brasileiro - um dos motivos pelo qual o Botafogo perdeu o título.



Adryelson se apresenta à seleção brasileira: "Momento incrível" (https://ge.globo.com/video/adryelson-se-apresenta-a-selecao-brasileira-momento-incrivel-12030959.ghtml)



+ Botafogo negocia com Gregore, ex-Bahia, e cogita envolver Cuesta na transação


Victor Sá: teve a melhor temporada da carreira desde que saiu da Áustria, país onde se destacou entre 2016 e 2018. Foram oito gols e sete assistências para um jogador que "venceu" a concorrência de Luís Henrique e se confirmou como titular da ponta esquerda.



Aos 18 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Victor Sá do Botafogo contra o Flamengo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-18-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-victor-sa-do-botafogo-contra-o-flamengo-11916316.ghtml)


Danilo Barbosa: apareceu tarde, mas mostrou coisas boas. Começou o Brasileirão como titular, perdeu a vaga por causa de uma grave lesão e retornou ao onze inicial na reta final com Tiago Nunes, em uma tentativa de buscar o título com uma formação nova. Foi uma das poucas notícias boas do Alvinegro na sequência negativa do clube no fim do ano, seja como zagueiro ou volante.




Aos 10 min do 1º tempo - gol de cabeça de Danilo Barbosa do Botafogo contra o Santos (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-10-min-do-1o-tempo-gol-de-cabeca-de-danilo-barbosa-do-botafogo-contra-o-santos-12145611.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Os piores

Di Plácido: teve lampejos de bom futebol durante a temporada, mas sempre mostrou dificuldade na marcação, o que foi potencializado diante dos resultados ruins e nas seguidas trocas de treinadores (e esquemas táticos).


Marçal: um dos destaques do time em 2022, o defensor caiu de forma considerável. Não deu conta nas altas expectativas criadas e mostrou falhas defensivas de forma constante. Chegou a ser preterido por Hugo em algumas ocasiões e teve temporada para esquecer.


Lucas Fernandes: mais um que passou longe da sombra criada em 2022. O meio-campista tinha ido bem no ano passado, mas não repetiu o desempenho. Terminou a temporada sequer entrando em campo e sendo opção para o decorrer das partidas.


Marlon Freitas: chegou a ser um dos destaques do Botafogo no meio do ano, mas caiu de rendimento após marcar um gol contra na derrota diante do Flamengo. Desde então, sentiu e teve uma queda de desempenho. Ficou marcado pelo episódio da "piscadinha" contra o Palmeiras e foi bastante criticado pela torcida.




Aos 51 min do 2º tempo - cartão amarelo de Marlon Freitas do Botafogo contra o Palmeiras (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-51-min-do-2o-tempo-cartao-amarelo-de-marlon-freitas-do-botafogo-contra-o-palmeiras-12080556.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!