Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Análise: Botafogo cumpre tabela na Taça Rio, mas ganha reforços para a Libertadores com rodagem de elenco



Jogo morno teve reservas em campo e boas notícias para a sequência da temporada



As voltas ao gramado de Luiz Henrique, Jeffinho, Patrick de Paula e Rafael são as melhores notícias que o Botafogo poderia ter às vésperas do início da fase de grupos na Libertadores. E foi com elas que o time entrou em campo para se despedir do Campeonato Carioca. O Alvinegro venceu o Boavista por 2 a 0 - com 6 a 0 no agregado - no último domingo, no Nilton Santos, e conquistou a Taça Rio pelo segundo ano consecutivo - torneio entre o quinto e oitavo colocado do Estadual.




Botafogo 2 X 0 Boavista | Melhores Momentos | Campeonato Carioca 2024


Com vistas para o jogo de quarta-feira, contra o Junior de Barranquilla, o treinador interino Fábio Matias optou por rodar o elenco e colocou em campo um time integralmente reserva. Com o retorno do lateral-direito Rafael no jogo anterior, a "reestreia" pós-lesão entre os 11 que começaram, ficou por conta do atacante Luiz Henrique, que fez bom primeiro tempo.




Time inicial do Botafogo contra o Boavista: Igo Gabriel; Rafael, Kawan, Bastos e Devid; Breno, Tchê Tchê e Kauê; Luiz Herrique, Kauê e Matheus Nascimento.


As principais jogadas do Botafogo na etapa inicial passaram pelos pés do novo camisa 7, que fez boa dobradinha com Rafael, tentou dribles no ataque, deu passes e mostrou boa movimentação no último terço pelo lado direito. O titular da posição no momento é Júnior Santos, que vive grande momento e foi poupado.



Fábio Matias fala sobre a conquista da Taça Rio e a chegada de novo treinador ao Botafogo


O Alvinegro, detentor da larga vantagem de 4 a 0 no jogo de ida, claramente jogava com paciência. Explorou o lado direito, enquanto o esquerdo teve menos ímpeto, com o jovem Devid, de 18 anos, debutando entre os titulares, e Raí pela ponta do mesmo lado.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Embora o Botafogo tenha criado no primeiro tempo, faltou a bola entrar. Tchê Tchê chutou na trave, e Raí, Kauê e Luiz Henrique até arriscaram, mas sem sucesso. Matheus Nascimento mais uma vez ficou abaixo do esperado no comando de ataque e teve dificuldade para finalizar.


Mas o 0 a 0 da etapa inicial compensou com as boas notícias do segundo tempo. Jeffinho, que também está recuperado de lesão e foi o artilheiro do clube no início da temporada, entrou no lugar de Luiz Henrique. O lateral-direito Rafael, que deve ser titular na próxima quarta-feira, também foi substituído para a entrada de Damián Suárez, que cumprirá suspensão.




gol Tche Tchê Botafogo x Boavista Taça Rio — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O camisa 47 assumiu a ponta-esquerda, se movimentou na intermediária, mas os 45 minutos passaram com discrição no quesito chegadas ao gol. O placar foi aberto por Tchê Tchê após converter pênalti, aos três minutos.


Logo na sequência, depois do goleiro Igo Gabriel fazer a defesa que seria o gol de empate do Boavista, coube Kauê ampliar. A jogada veio de um cruzamento de Damián pela direita, que Matheus Nascimento escorou para o meio-campista de calcanhar, que chegou estufando as redes.


+ Antes de Artur Jorge chegar ao Botafogo, Fábio Matias diz: "Tem que deixar tudo organizado, fizemos isso"
]
+ Luiz Henrique volta ao Botafogo e se diz pronto para estreia na Libertadores: "Dar a vida"


Com a tranquilidade de um 2 a 0, Fábio Matias optou por outra alteração que deu boas expectativas para a Libertadores. O volante Patrick de Paula voltou a jogar depois de 400 dias em recuperação de uma grave lesão no joelho - ele entrou aos 23 minutos no lugar de Kauê.




Patrick de Paula chora ao retornar aos gramados pelo Botafogo — Foto: André Durão



Em 25 minutos que esteve em campo, o volante cobrou falta com perigo, arriscou um forte chute de primeira, que quase entrou no gol, mostrou disposição e vontade de buscar um lugar no time ao longo da temporada. A posição, vale lembrar, tem Gregore, Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Tchê Tchê, e Allan que chega no meio do ano - além de jovens como Kauê, Newton e Breno, que também estiveram em campo neste domingo.


+ Patrick de Paula, do Botafogo, volta a jogar após 400 dias e se emociona

+ Atuações do Botafogo: volta de lesionados é o maior destaque em jogo morno; dê suas notas




Pedro Dep elogia mudança de mentalidade do Botafogo com John Textor (https://ge.globo.com/podcasts/video/pedro-dep-elogia-mudanca-de-mentalidade-do-botafogo-com-john-textor-12479898.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


O duelo entre Botafogo e Boavista foi tímido para quem quis acompanhar um jogo de futebol. Mas no contexto para o Alvinegro, que está prestes a dar sequência na Libertadores, teve um sabor especial. A rodagem dada por Fábio Matias, que tem feito boa administração do elenco poupando jogadores para momentos importantes, é outro ponto a ser exaltado. Totalmente diferente da pouca emoção ao erguer a Taça Rio - que garantiu apenas uma vaga na Copa do Brasil em 2025 - a partir de quarta-feira a rotina do Glorioso promete muitos outros sentimentos.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!