Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2024

Artur Jorge, do Botafogo, defende escolha por time misto contra o Junior: "A prova foi o que fizemos"



Alvinegro terminou na vice-liderança do Grupo D da Libertadores




O Botafogo finalizou a fase de grupos da Conmebol Libertadores na 2ª posição da Chave D após o empate sem gols com o Junior Barranquilla na noite desta terça-feira, na Colômbia. O Alvinegro, que começara a campanha com duas derrotas em dois jogos, se superou para conquistar a classificação às oitavas com uma rodada de antecedência - o time, porém, perdeu a chance de terminar na liderança ao deixar de vencer. Em entrevista coletiva, Artur Jorge valorizou o esforço do elenco.



Junior Barranquilla 0 X 0 Botafogo | Melhores Momentos | 6ª rodada | CONMEBOL Libertadores 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- Para os nossos torcedores que eu mais falo e me preocupo passar a mensagem porque eles fazem parte da família. Quero que estejam orgulhosos daquilo que fizemos nessa fase de grupos. A forma como conseguimos a classificação não dependendo desse jogo e a forma como hoje aqui vimos uma equipe de bravos atletas até o último minuto. Fomos dominadores durante 70 minutos e depois, faça o contexto, condicionados porque queríamos ir atrás dessa vitória - afirmou.





Artur Jorge em Junior Barranquilla x Botafogo — Foto: LUIS ACOSTA / AFP


Artur Jorge surpreendeu na escalação, poupando seis titulares e colocando um time misto em campo. O Alvinegro criou as duas melhores chances no primeiro tempo, mas sofreu com a expulsão de Diego Hernández aos 15 minutos da etapa final.


- Foi uma equipe que garante rendimento e a prova foi o que fizemos. É um sinal muito claro que todos têm que estar prontos para jogar, todos os jogadores fazem parte desse elenco, todos precisam de oportunidade. Não podemos nunca baixar a guarda. Hoje tivemos uma equipe que, mesmo com algumas alterações, teve um comportamento de grande nível. Só não resulta no pleno porque não vencemos, e é claro que a expulsão condicionou e mudou a estratégia do jogo para a parte final. Ficamos menos fortes para chegar ao gol adversário porque tivemos menos um. Não negociamos a ambição, hoje tivemos uma equipe extremamente determinada. Tivemos 10 pontos, não nos deu o primeiro lugar, mas deu a classificação, que era o objetivo principal. Vamos ver o sorteio para ver se o primeiro lugar fará diferença ou não - analisou.


Com a vice-liderança, o Botafogo jogará contra um time que terminou na liderança da respectiva chave da Libertadores nas oitavas de final. Por regulamento, o Alvinegro fará o último confronto fora de casa. Os jogos serão decididos por sorteio que ainda não tem data marcada.


Mais declarações de Artur Jorge


Diferença da Libertadores em relação a Champions

- São duas competições muito semelhantes. Eu tive oportunidade já este ano de jogar também uma fase de grupos da Liga dos Campeões. São duas competições muito semelhantes, tendo em conta aquilo que é a dificuldade de cada um dos partidos, aquilo que é a qualidade de cada um dos grupos, são equipas todas elas muito boas, de grande intensidade, de grande nível. Aqui jogamos com contextos ligeiramente diferentes, temos a ver com a questão das viagens, da altitude, muitas vezes também com condições climatéricas muito diferentes de país para país. É uma competição que nos está a dar imenso prazer de participar porque temos visto que é uma competição de muito bom nível naquilo que é o jogo jogado em relação as equipes que disputam esta competição. E, portanto, nesta altura, nós estamos satisfeitos por aquilo que fizemos até ao momento. Sabemos que começamos mal esta competição, mas fizemos um grande trabalho de trás para a frente e terminar hoje esta fase de grupos com os mesmos pontos do primeiro classificado. É um sinal de crescimento, um crescimento que nós queremos que possa ser sustentado, em busca de melhora e é nesse sentido que trabalharemos diariamente para conseguir.



Nova competição nas oitavas

- Para nós começou desde o primeiro jogo, porque tivemos que correr atrás daquilo que fizemos nos dois jogos. É uma competição que já exigiu de nós muito, uma competição que teve que fazer com que todo o elenco se superasse para conseguir esta qualificação. Obviamente que tendo aquilo que é o objetivo alcançado pensaremos em fazer coisas melhores no futuro próximo e portanto iremos ficar de uma forma natural também. O crescimento desta equipe vai se fazendo diariamente, o crescimento é feito em cima de jogos e nós seguramente quando tivermos a oportunidade dos oitavas de final vamos estar melhores, vamos estar mais fortes, vamos tentar obter esse protagonismo, mas acima de tudo também temos a consciência de que vamos ter uma competição muito difícil e, portanto, quanto mais nós conseguimos controlar as expectativas mas nunca diminuirmos.



Critérios de arbitragem distintos entre Libertadores x Brasileiro

- A verdade é que os critérios são exatamente isso, são tomadas de decisão por quem decide. Eu também achei muito pouco três minutos de acréscimos em uma segunda metade, quando nós tivemos uma expulsão, onde nós fizemos todas as nossas cinco substituições, utilizamos as três paragens, achei pouco, confesso, mas é uma questão que a mim ter que deixar de lado, porque eu não controlo, portanto é uma situação que eu não controlando, não vou me desgastar, não vou perder energia com essa situação e eu não quero. Quero perder energia a trabalhar, quero perder energia orientando os meus atletas em busca de vitórias, em busca de sucessos, é dessa forma que eu vejo a minha forma de passar no futebol. Percebo a questão, poderíamos estar aqui a discutir muito daquilo que são critérios, mas neste momento aquilo que fica para mim é o resultado, mas é também a grande entrega dos meus jogadores, a grande entrega da minha equipe, o grande trabalho que hoje o Botafogo aqui fez, e também sendo este um espelho daquilo que foi o trabalho muito bem conseguido nesta fase de grupos, para conseguirmos a qualificação, poderemos desfrutar dela quando oitavas.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Barranquilla, Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!