Gregore e Savarino inauguraram lista de contratações oriundas da liga americana; Santi é visto como substituto de Almada, maior case de sucesso do Botafogo vindo dos EUA
Assista também no

Apresentado nesta sexta-feira pelo Botafogo, Santiago Rodríguez enfim deu as primeiras declarações como reforço alvinegro - ele já vinha treinando no clube desde fevereiro. Vindo do New York City FC, da MLS, o uruguaio adiciona mais um capítulo à relação recente entre o Alvinegro e a liga nacional de futebol dos Estados Unidos.
+ Três anos de SAF: Botafogo se aproxima de R$ 1 bilhão investido em contratações
No fim de 2023, a SAF contratou os dois primeiros reforços vindos da MLS: o volante Gregore e o meio-campista Savarino, que permanecem no clube até hoje. Eles vieram do Inter Miami e do Real Salt Lake, respectivamente.
O Botafogo considera que a MLS tem se tornado um mercado atrativo. Na década passada, a liga investiu de forma pesada em jogadores na fase final da carreira - David Villa e Pirlo são exemplos - mas isto mudou nos últimos anos: os times norte-americanos têm adquirido promessas sul-americanas com certa frequência.
Internamente, entende-se que os jogadores da MLS estão perto do ápice de desempenho, o que agrada.
O maior caso de sucesso na relação entre Botafogo e a liga americana veio no meio do ano passado: Thiago Almada. Contratado com o status de maior contratação da história do futebol brasileiro - posto que hoje pertence a Vitor Roque, do Palmeiras -, o argentino chegou ao Alvinegro em 2024 por 25 milhões de dólares (R$137,4 milhões na cotação da época), vindo do Atlanta United.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/E/M/HGZIpMTyq6NMzpUzPcaw/54386828240-7c7116b9df-k.jpg)
Santiago Rodríguez é apresentado como reforço do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR
Foram apenas 26 jogos pelo Botafogo, com três gols marcados e duas assistências, antes de Almada seguir para o Lyon - braço francês da Eagle Football, rede multi-clubes de John Textor.
Mesmo assim, o jovem de 23 anos marcou época no clube carioca, sendo um dos alicerces do time que conquistou a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2024. Não à toa, seu nome ainda é comumente citado, ao lado de Luiz Henrique (hoje no Zenit, da Rússia), em análises sobre a atual temporada do Alvinegro. Os dois citados foram os únicos titulares a deixar o Botafogo em 2025.
Reforços do Botafogo vindos do Botafogo na Era-SAF
- Gregore
- Jefferson Savarino
- Thiago Almada
- Santiago Rodríguez
- Elias Manoel
+ Santiago Rodríguez assume "missão" de substituir Almada no Botafogo: "Confio muito em quem sou como jogador"
Neste ano, o Alvinegro voltou ao mercados do Estados Unidos em busca de reforços e tentou contratar Cucho Hernández, então no Columbus Crew, para suprir a ausência de Tiquinho Soares. O colombiano, no entanto, acertou com o Bétis. Na sequência, vieram Santi Rodríguez - visto internamente como o substituto de Almada, que inclusive herdou a camisa 23 -, que estava no New York City FC; e Elias Manoel, ex-Real Salt Lake.
+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/K/s/KiApOZQIA53P40VCuYZA/54365085517-a3e3085d15-k.jpg)
Santiago Rodríguez em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Bárbara Mendonça e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!