Clube demitiu Renato Paiva após eliminação na Copa do Mundo de Clubes e terá que retomar busca por treinador; elenco se reapresentará na próxima segunda-feira
O Botafogo terá que recalcular rota após demitir o técnico Renato Paiva na noite deste domingo, menos de 48h depois da eliminação alvinegra na Copa do Mundo de Clubes. O elenco terá alguns dias de folga e se reapresentará na próxima segunda-feira, enquanto o trabalho nos bastidores aponta para o acerto com um novo treinador.
Textor optou pelo desligamento de Paiva após se irritar com a postura do Botafogo diante do Palmeiras, e o português declarou ter ficado chocado com a demissão. Agora, o Alvinegro retoma a busca por um comandante. O ge lista abaixo os alvos do Alvinegro no início de 2025, após a saída de Artur Jorge, e o panorama atual da carreira de cada um dos nomes.
+ Botafogo dá folga aos jogadores e elenco principal se reapresentará na próxima segunda
+ Paiva se diz chocado com demissão do Botafogo: "Jogadores e funcionários também estão de boca aberta"
André Jardine
O técnico brasileiro recusou a proposta do Botafogo para seguir no América do México e permanece no mesmo clube até hoje. Recentemente, o América do México teve a chance de pleitear uma vaga na Copa do Mundo de Clubes, mas o Los Angeles FC venceu a eliminatória e se classificou ao grupo do rival Flamengo; os americanos foram os lanternas do grupo D.
André Jardine segue como técnico do América do Mèxico — Foto: Getty Images
Paulo Fonseca
Ex-Milan, o português Paulo Fonseca foi contratado por Textor no início de 2025 para substituir Pierre Sage no Lyon. O treinador permanece à frente do comando do clube francês, que integra a rede multi-clubes Eagle Football do americano, mas cumpre suspensão por gritar na cara de árbitro em partida da Ligue 1.
John Textor apresenta Paulo Fonseca, novo técnico do Lyon — Foto: AFP
Tata Martino
Segue sem clube após deixar o comando do Inter Miami em dezembro de 2024. Quando foi avaliado pelo Botafogo, Tata Martino reforçou a decisão de se afastar dos gramados por alguns meses.
+ Torcedores do Botafogo elegem Luís Castro como favorito para assumir o Botafogo após demissão de Paiva
+ Renato Paiva atribui saída do Botafogo à recusa de aceitar interferência velada de Textor na escalação
Argentino Tata Martino, ex-treinador do Inter Miami — Foto: Reuters
Rafa Benítez
O espanhol permanece sem clube, mesmo panorama de quando foi abordado pelo Botafogo no início de 2025. O técnico de 65 anos chegou a ser o favorito de Textor para suceder Artur Jorge, mas avisou ao americano em janeiro que não tinha interesse em assumir um clube brasileiro no momento. Seu último trabalho foi no Celta de Vigo, da Espanha, e terminou em março do ano passado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/r/4/LiipS2TkGz6GyNAoIVWA/rafa.jpg)
Rafa Benítez, ex-técnico do Celta de Vigo — Foto: Site oficial/Celta
Roberto Mancini
Seu último trabalho como técnico foi no comando da seleção da Arábia Saudita, cargo que deixou em outubro de 2024. Neste ano, ele se reaproximou da Sampdoria, clube que defendeu pela maior parte da carreira como jogador, nos bastidores - mas sem um cargo formal. Houve conversas com Textor para que o italiano assumisse o Botafogo no início do ano, mas as partes não chegaram a um acordo.
+ Surpresa ou naturalidade? Veja como os jogadores do Botafogo receberam a demissão de Paiva
+ Bastidores: irritado com postura contra o Palmeiras, Textor faz discurso, cita "Botafogo Way" e decide demitir Paiva
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/s/B/NBnsTwQLG3JAJVhvWNnA/000-9rj9qa.jpg)
Roberto Mancini — Foto: AFP
Vasco Matos
Além de Paiva, Vasco Matos foi quem esteve mais perto de fechar com o Botafogo. As partes chegaram a um acordo, mas o Alvinegro apontou omissão do treinador nos bastidores sobre a ausência da licença Uefa Pro. O acerto foi desfeito na madrugada, e Vasco renovou contrato com o Santa Clara, onde permanece, até 2027.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/B/E/qHgqCmTfAvAdfJX9zykA/gettyimages-2181316360.jpg)
Vasco Matos, técnico do Santa Clara — Foto: Gualter Fatia/Getty Images
Tite
O técnico brasileiro surgiu na mesa de John Textor como uma sugestão de dirigentes da SAF do Botafogo. A conversa entre as partes foi vista como positiva, mas uma proposta ficou em segundo plano. O treinador tinha o desejo de dar sequência à carreira fora do Brasil. Em abril deste ano, Tite se aproximou de um retorno ao Corinthians, mas recusou para cuidar da saúde mental e interrompeu a carreira por um período indeterminado. Seu último clube foi o Flamengo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/b/M/DNMznPTmilZ2ieA5mlmw/agif24092218561725.jpg)
Tite em Grêmio x Flamengo — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Hernán Crespo
Textor se reuniu com Hernán Crespo na véspera do acerto com Renato Paiva, mas não houve consenso. O argentino retornou ao comando do São Paulo, com quem conquistou o Campeonato Paulista em 2021, no fim do mês de junho. O técnico fará sua reestreia pelo Tricolor na retomada do Campeonato Brasileiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/q/p/kEDSB2RwSnmFiZb8EK6w/img-4220-1536x1229.jpg)
Hernán Crespo em treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro