Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Gabriel ou Vitinho? Veja o que muda com possível ausência de Andrezinho


Meia está com dores na coxa e pode abrir brecha para entrada de um dos jovens na final da Taça GB. Comentaristas opinam sobre variações táticas


Ao mesmo tempo em que a sólida exibição do Botafogo contra o Flamengo, na semifinal do último domingo, deixou o técnico Oswaldo de Oliveira satisfeito, ela criou também um grande ponto de interrogação na cabeça do treinador alvinegro. Além de Julio Cesar, autor do primeiro gol, e Jefferson, que fez boas defesas, o atacante Vitinho e o volante Gabriel se destacaram. O primeiro entrou ligado em campo e insistiu até mandar uma bola para a rede. O defensor, por sua vez, entrou na vaga do lesionado Andrezinho e ajudou a montar a retranca que evitou muitos ataques rubro-negros.

Na última segunda-feira, Andrezinho se queixou de dores e ainda está sem parecer médico sobre sua condição de jogo. Portanto, o substituto do meia se tornou a maior preocupação de Oswaldo de Oliveira durante a semana. As opções do comandante alvinegro não são poucas.



A formação mais provável para Oswaldo de Oliveira utilizar é o tradicional 4-5-1, com Fellype Gabriel jogando na meia esquerda, e Gabriel entrando na equipe como cabeça de área. O jovem atleta faria dupla com Marcelo Mattos. Pela direita ficaria o uruguaio Lodeiro, enquanto Seedorf centralizaria as jogadas, abastecendo o atacante Rafael Marques. Esta escalação, com Vitinho no banco, foi a sugerida pelo comentarista Júnior.

- O Gabriel seria meu escolhido por estar vivendo um bom momento desde o ano passado. Acredito que o Vitinho ficaria como boa opção para o segundo tempo. Rafael Marques deve ser titular, pois o Oswaldo não deve colocar tantos jovens (como Vitinho, Gabriel, Dória) no time numa final de campeonato. A tendência é manter o time que foi além das expectativas na semifinal, colocando o Gabriel na cabeça de área e deslocando o Fellype Gabriel para a meia direita - afirmou o Maestro ao GLOBOESPORTE.COM

Comparação: Gabriel x Vitinho no Carioca JOGOS MÉDIA
Gabriel 2 6,0
Vitinho 7 6,0
OBS: as médias se referem às notas dadas pelo GLOBOESPORTE.COM em jogos pelo Carioca


Outra opção com boa chance de se tornar realidade é repetir o esquema do último domingo, com Fellype Gabriel começando o jogo mais recuado, ao lado de Marcelo Mattos, e Vitinho entrando mais à frente. O jovem atacante cairia pela esquerda, enquanto Lodeiro passaria para o lado direito e Seedorf jogaria centralizado.

Para o comentarista Lédio Carmona, do SporTV, uma terceira opção, embora improvável de vir a acontecer no domingo, seria a mais adequada. O analista defende a entrada dos dois jovens no time: Gabriel formaria dupla de volantes com Marcelo Mattos, enquanto Vitinho jogaria como atacante de referência, no lugar de Rafael Marques.

- Eu colocaria o Gabriel no meio-campo. Depois que ele entrou na vaga do Andrezinho, o Botafogo teve sua melhor atuação desde o ano passado. Por ter vencido bem na semifinal, não acredito que o Oswaldo vá mudar o time agora. Mas eu entraria também com o Vitinho no lugar do Rafael Marques. O time ficaria muito rápido nos contra-ataques, pois o Vitinho se movimenta mais e abre o jogo. Rafael Marques é esforçado, mas o jogo não flui com ele, é muito previsível. Vitinho costuma participar mais - disse Lédio.

Titular em 18 jogos na temporada passada, Gabriel é o favorito para ganhar a vaga de Andrezinho, mas o resultado do exame médico pode renovar as expectativas de Oswaldo para contar com o jogador. Caso fique de fora, será a quarta partida na qual o camisa 17 desfalcará o Glorioso.

Botafogo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão. A vantagem do empate é do Cruz-Maltino, que terminou em primeiro no Grupo A.

* Guilherme Marçal, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Ferreira
Por GLOBOESPORTE,COM*Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!