Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bota faz planos: regularidade, poucas lesões e fôlego até o fim do Brasileiro


Renato pede que a torcida alvinegra caminhe lado a lado com o time e dê apoio mesmo em possíveis momentos de dificuldade



Renato espera que o Botafogo tenha boa
regularidade no Brasileiro
(Foto: Fabio Castro / Agif)
Antes do início do Brasileiro, o Botafogo ainda tem o duelo com o CRB, pela Copa do Brasil, na próxima semana, mas os jogadores já fazem planos para a principal competição nacional. O volante Renato, que já foi campeão por duas vezes quando defendia o Santos, acredita que há algumas receitas para aumentar a chance de sucesso.

Entre elas está a regularidade. O volante considera que oscilar muito dentro da competição pode fazer o time se afastar da meta de brigar pelo título.

- Acho que precisamos fazer bem o papel dentro de casa. Mas não adianta só ir bem em casa, temos que ter um bom aproveitamento fora. O Brasileiro é um dos mais complicados do mundo, e time que tiver regularidade tem chance de ser campeão. Nem sempre dá para fazer um futebol brilhante, o 1 a 0 também vale três pontos. Espero que este ano a gente consiga o objetivo na reta final.

Renato, de 34 anos, espera que o Botafogo consiga aprender com os erros dos Brasileiros passados e não deixe o ritmo cair na reta final. Outro fator fundamental, segundo o volante, será a cumplicidade com a torcida alvinegra.

- Acho que é preciso ser otimista, ter energia positiva. Sabemos da dificuldade. Quando cheguei (2011), estávamos bem, mas, nas sete rodadas finais, não conseguimos (time terminou em nono). O torcedor tem que chegar com a gente, acreditar. Claro que não vamos vencer os 38 jogos e, quando houver uma derrota ou uma sequência ruim, temos que nos reerguer juntos.
O torcedor tem que chegar com a gente, acreditar. Claro que não vamos vencer os 38 jogos e, quando houver uma derrota ou uma sequência ruim, temos que nos reerguer juntos"
Renato, volante do Botafogo

Outro que já foi campeão brasileiro, em 2005, com o Corinthians, Marcelo Mattos acredita que a manutenção do elenco também poderá ser decisiva. Ele espera que o time não sofra com muitos problemas de desfalque por causa de lesões, assim como aconteceu ano passado. O volante foi um dos que permaneceu por grande parte da competição no departamento médico.

- Acho que a manutenção do elenco... os profissionais da parte médica também, eles dão total condição para termos sempre muitos jogadores à disposição. Ano passado sofremos muito com lesões. Precisamos contar com todos.

Os estaduais e a Libertadores serviram de base para os jogadores começarem a imaginar quais serão os times que chegam mais fortes no Brasileiro. Renato concorda que Atlético-MG, Corinthians e Corinthians estão entre os candidatos, mas avisou que o Botafogo pode jogar de igual para igual com todos eles.

- Claro que o Atlético, pelo que vem apresentando, é um dos canditatos. É um time muito forte, assim como o Corinthians e o Fluminense, que manteve a base. Nós também nos reforçamos, fomos campeões do Carioca. Vamos encontrar um nível muito maior no Brasileiro, mas estamos preparados para jogar de igual para igual com qualquer um.

A estreia do Botafogo no Brasileiro será no dia 25, contra o Corinthians, no Pacaembu.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!