Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Engenhão inicia obras de reforma e dá primeiros passos para reabertura




Estádio, fechado desde março por problemas na cobertura, receberá alterações no projeto original para acelerar obras de reforço de estrutura




Interditado pela Prefeitura do Rio de Janeiro desde março por problemas na cobertura, o estádio olímpico João Havelange se prepara para receber os primeiros reparos. Aos poucos, os trabalhos no canteiro de obras vão ganhando ritmo e para acelerar as obras de reforço da estrutura, o consórcio responsável pela reforma, em conjunto com a RioUrbe, empresa municipal de urbanização, optou por fazer modificações no projeto original.

Inaugurado em junho de 2007 com capacidade total para mais de 46 mil torcedores, o local permanecerá fechado por mais de dois anos para corrigir erros de execução que condenam a cobertura do estádio. De acordo com o novo planejamento, quatro grandes suportes metálicos serão responsáveis pela suspensão da cobertura que deve ainda passar por um reforço em sua estrutura como explica o presidente da RioUrbe, Armando Queiroga.

- Agora a gente vai, na verdade, fazer o levantamento da estrutura e não vai ter mais o escoramento das coberturas. Isso "come" uma etapa do processo e também dá mais segurança na execução do processo de reforço da cobertura - disse Armando.

Armando Queiroga aponta para as modificações do
novo projeto (Foto: Reprodução SporTV)
A operação está na fase final de elaboração e já entrou em seu processo de execução. A previsão é de que as gruas do suporte sejam montadas até o final de 2013. A cobertura deve ser içada em maio de 2014, com a reabertura do estádio somente para treinos. A obra deve ser concluída em novembro do mesmo ano. O consórcio Engenhão não confirmou o valor da reforma porque ainda está detalhando os custos da obra junto ao projeto executivo.

No relatório interno do Comitê Olímpico Internacional, revelado no último sábado, o estádio não ficou isento de críticas. De acordo com o COI, o calendário em relação à reforma para os Jogos de 2016 ainda é motivo de preocupação.

- As obras necessárias para atender os requisitos de 2016, não impactam com a da cobertura e vice-versa. Então, a gente consegue fazer em paralelo - afirmou o presidente da RioUrbe.

Enquanto a obra estiver em andamento, o Botafogo vai continuar utilizando o campo anexo para treinamentos, assim como aconteceu nas Copa das Confederações, quando a Itália treinou no local. Durante a Copa do Mundo de 2014, o campo também será utilizado.

Planejamento prevê reabertura do estádio no fim de 2014 (Foto: Reprodução SporTV)

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!