Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Opostos na tabela, Botafogo e Ponte Preta se enfrentam no Maracanã



Em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, clube carioca recebe o adversário, que está em penúltimo, neste sábado, às 21h (de Brasília)



Na segunda colocação no Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, lutando por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem e sonhando com o título da competição, o Botafogo terá pela frente neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, o seu oposto na tabela de classificação. O adversário é a Ponte Preta, que soma 19 e está em penúltimo lugar, correndo sério risco de rebaixamento, e tenta não perder a esperança de se manter na Série A no ano que vem.

No primeiro turno da competição, o Botafogo venceu por 2 a 0 a Ponte Preta, em Campinas, e assumiu a terceira colocação, no último jogo antes da paralisação para a disputa da Copa das Confederações. Agora, está ainda mais bem posicionado, mas oito pontos atrás do Cruzeiro, líder da competição. A diferença é a mesma para o Internacional, primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores. No entanto, vem de três jogos sem vencer na temporada.

A Ponte Preta utiliza a empolgação do triunfo sobre o Deportivo Pasto, pela Copa Sul-Americana, como combustível na luta contra a queda no Campeonato Brasileiro. No entanto, está oito pontos atrás do Flamengo, atual 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Mas o clube jamais venceu no Maracanã. Em 15 jogos no estádio, conseguiu seis empates e sofreu nove derrotas. Marcou nove gols, mas sofreu outros 30.

O PremiereFC 1 transmite o jogo para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h.


Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira deve manter a formação que empatou com o Flamengo em 1 a 1 pela Copa do Brasil, com exceção da volta de Bolívar, que cumpriu suspensão, na vaga de Dankler. A dúvida fica sobre o posicionamento de Seedorf. Ele pode seguir adiantado, quase como um atacante, ou recuar como fez no segundo tempo do clássico. O time entra em campo Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Hyuri; Rafael Marques.

Ponte Preta: sem o artilheiro William, o técnico Jorginho manteve uma dúvida no ataque: Rafael Ratão ou Adaílton. No meio, Elias deve ficar com o lugar de Chiquinho. Na lateral direita está a segunda dúvida. Régis será o escolhido se a intenção for ter mais ofensivida, e Artur para reforçar a marcação. Com as duas dúvidas, a Macaca deve ter: Roberto; Artur (Régis), Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fellipe Bastos, Elias e Adrianinho; Rildo e Rafael Ratão (Adaílton).

Botafogo: Lucas, com fratura no tornozelo esquerdo, Cidinho, submetido a uma cirurgia no joelho direito, Elias e Renato, com problemas musculares na coxa esquerda, desfalcam o time.

Ponte Preta: William, suspenso pelo terceiro amarelo, Leonardo, em processo de transição, Chiquinho, vetado por uma contratura muscular, e Wescley, em tratamento de uma cirurgia no joelho, são os desfalques da Macaca.


Botafogo: Bolívar, Edilson, Gabriel, Hyuri, Lucas, Renan e Seedorf.

Ponte Preta: Ferron, Magal e Uendel.


Francisco Carlos do Nascimento (AL) apita o jogo, auxiliado por Fabio Pereira e Luiz Carlos Silva Teixeira. O árbitro atuou em cinco partidas deste Brasileiro. Ele aplica seis cartões amarelos em média por jogo e deu um cartão vermelho. Além disso, tem média de 34 faltas assinaladas a cada confronto e já marcou um pênalti. O campeonato tem média de 34,6 faltas e já teve 50 pênaltis. Foram 59 cartões vermelhos e uma média de 4,3 cartões amarelos por partida.


Botafogo: o Alvinegro é o time que mais erra passes na competição, com média superior a 36 por partida (total de 832). Curiosamente, o Glorioso também tem o líder individual em assistências no campeonato: Seedorf, autor de sete passes para gol. Outro dado positivo do time carioca é estar em terceiro lugar na lista dos que mais concluem a gol, ao lado do Atlético-PR. Foram 319 finalizações em 23 jogos, atrás apenas de Cruzeiro (369) e Internacional (321). No Maracanã, o Bota jamais perdeu para a Ponte Preta. Foram três jogos, com duas vitórias e um empate.

Ponte Preta: no extremo oposto do Botafogo, a Ponte Preta é o time que menos erra passe no Brasileirão. Foram 572 em 22 jogos (o time tem um jogo a menos que a maioria dos adversários). Em contrapartida, a Macaca quase não finaliza. Foram apenas 233 arremates, o segundo pior número do Brasileirão, acima apenas do Corinthians. Mesmo com o baixo número de chutes da Ponte, o atacante William permanece na luta pela artilharia. Ele tem 11 gols, dois a menos que Ederson, do Atlético-PR.


Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005, Botafogo e Ponte Preta se enfrentaram no Luso-Brasileiro. Comandado pelo artilheiro Alex Alves, que marcou dois gols, o Alvinegro do técnico Péricles Chamusca derrotou a Macaca por 4 a 2. Os outros gols da partida foram anotados por Túlio e César Prates, pelo Bota, e Evando e Kahê, para a Ponte, que era treinada por Vadão.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!