Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Elenco do Botafogo completa três meses sem salários hoje



Jogadores já podem acionar o clube na Justiça para pedir rescisão contratual



Um dos líderes do grupo do Botafogo na cobrança dos salários, o zagueiro Bolívar já atuou 13 vezes no Brasileiro e não pode jogar por outro clube na competição - Ivo Gonzalez/5-8-2014

RIO - O elenco de futebol do Botafogo completa hoje três meses sem salários, o que pode ser uma senha para os jogadores deixarem o clube pela Justiça. O tema não preocupa tanto porque os mais experientes já completaram sete jogos pelo alvinegro no Brasileiro, o que inviabiliza uma transferência para outra equipe na competição. Para alguns que não atuaram em tantas partidas, como o goleiro Renan, que participou quatro vezes, a saída pode ser uma alternativa para jogar com mais regularidade. Apesar da tranquilidade, o alerta no clube está ligado, já que a insatisfação dos jogadores com a diretoria é crescente.

Jefferson (8 partidas), Lucas (10), Bolívar (13), Júnior César (11), Dória (9), Edílson (11), Gabriel (11), Bolatti (12), Daniel (8), Aírton (7), Emerson Sheik (10), Zeballos (13) e Wallyson (11) são os jogadores que não poderão atuar por outro time da Série A este ano, caso resolvam deixar o Botafogo. Outro grupo, porém, ainda não passou das seis partidas no Brasileiro e, portanto, têm condições de jogar por outra equipe do país ainda em 2014: Renan (4 jogos), Andrey (1), Júlio César (6), André Bahia (4), Rodrigo Souto (4), Marcelo Mattos (1), Carlos Alberto (4), Fabiano (1), Gegê (3), Rogério (1), Yuri Mamute (3) e Tanque Ferreyra (3), além de Helton Leite, Dankler, Anderson, Cidinho, Sidney e Ronny, que ainda não disputaram uma partida sequer pela competição nacional.

No início da semana, o Botafogo tentou a ajuda do Sindicato dos Empregados de Clubes do Rio (Sindeclubes-RJ) para liberar suas receitas para pagar o elenco, mas não teve sucesso no artifício, utilizado outras vezes em 2013.

Hoje, o clube vai tentar voltar ao Ato Trabalhista, acordo no Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ) que, até o ano passado, permitiu o pagamento mensal de dívidas trabalhistas. Para isso, o departamento jurídico tentará entrar na pauta do julgamento do dia no Órgão Especial do TRT-RJ. Se não conseguir, a próxima oportunidade será no dia 21. Uma vez com o acordo refeito, há expectativa de liberação de verbas 24 horas depois da publicação do ato.

Reunião com presidente

Também hoje, o presidente Maurício Assumpção terá de se explicar sobre a situação financeira do clube, que preside desde 2009. Foi convocada para às 19h, em General Severiano, uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo.

Em entrevista à ESPN Brasil, Assumpção admitiu que deixou de pagar impostos por oito meses, porque acreditava na aprovação do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpico (Proforte), projeto de lei que foi rebatizado de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE) e propõe o refinanciamento de dívidas dos clubes. Na terça-feira, em Brasília, a votação do projeto na Câmara foi adiada e só deverá acontecer em novembro.

Na mesma entrevista, Assumpção disse que o clube entrará ainda nesta semana com uma ação para reaver os prejuízos causados pela interdição do Engenhão em março do ano passado. Não foram revelados os valores que serão exigidos. Segundo a Prefeitura, proprietária do estádio, a reabertura acontecerá em novembro. A expectativa é que o local volte a receber jogos em 2015.

Enquanto o dirigente assume que não paga impostos, o clube ajuda a divulgar em seu site a campanha Botafogo Sem Dívidas (botafogosemdividas.com.br), iniciativa da torcida. A partir de hoje, o clube cederá prêmios aos sete torcedores que mais contribuírem em cada mês a quitar dívidas com a Fazenda Nacional. A campanha já pagou R$ 81 mil.

Mudança no meio-campo

O técnico Vágner Mancini testou uma nova formação ontem, no Engenhão, para enfrentar o Atlético-PR, domingo, na Arena da Baixada (que terá portões fechados devido à punição ao clube paranaense). Com a volta de Aírton, que estava suspenso, Gabriel foi mantido entre os titulares e Bolatti ficou entre os reservas. No setor, o time pode ter mais uma novidade: o peruano Cachito Ramírez, que ainda não foi regularizado. Ontem, ele treinou entre os reservas.

POR EDUARDO ZOBARAN/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!