Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Desanimador! Chances de queda do Botafogo já chegam a 70%


Matemático acredita que Glorioso precisa de 44 pontos no total para não enfrentar problemas





Mauricio Assumpção - Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Mauricio Assumpção pode terminar mandato com clube
na Segunda Divisão (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)

Lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas 26 pontos, o Botafogo vive uma situação desesperadora e também desanimadora. De acordo com os cálculos do professor e matemático Gilcione Nonato Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Glorioso tem cerca de 70% de chances de ser rebaixado para a Série B.

Nas contas do técnico Vagner Mancini, o Alvinegro precisaria de 18 pontos – seis vitórias – para escapar da degola. Para Gilcione, os cálculos do treinador alvinegro estão corretos. Com 44 pontos, o Botafogo teria poucas probabilidades de ser rebaixado – apenas 10% de chances. O problema é fazer um time que venceu apenas sete jogos em 27 conquistar seis triunfos nas 11 partidas que restam.

– Sempre achei que o Botafogo tinha risco de queda neste ano, mesmo quando estava fora da zona de rebaixamento. Não havia cobrança quanto a isso, enquanto outros times já estavam entre os ameaçados – comentou Gilcione.

Nas redes sociais, parte da torcida já se mostra desacreditada quanto à permanência da equipe na Série A do Brasileirão.
Após a derrota para o Palmeiras, o técnico Vagner Mancini disse ter percebido um certo conformismo da equipe em meio ao sério risco de rebaixamento.

– Bateu um pouco de conformismo. Em algum momento, vi a equipe entendendo que isso (rebaixamento) pode acontecer, mas não pode. Temos que estar vigilantes, dar exemplos de equipes consideradas inferiores que venceram, exemplos de superação no futebol e na vida. Luta não está faltando, está faltando um pouco de futebol – analisou o treinador.


MARCA MÍNIMA É DE 42 PONTOS

De acordo com o professor e matemático Gilcione Nonato Costa, é possível escapar do rebaixamento com 42 pontos. No entanto, essa marca também pode resultar na degola.

– Com 42 pontos, é como jogar cara ou coroa. É possível que um time se salve com 42 pontos, enquanto outro com a mesma pontuação caia. É provável que 43 pontos sejam necessários para escapar da queda – disse.

Se não quiser contar com a sorte contra o rebaixamento, o Botafogo precisa conquistar 18 pontos em 33 possíveis.


Leia mais no LANCENET! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!