domingo, 28 de agosto de 2016

Nove jogos em quatro semanas: vai começar a maratona do Botafogo


Glorioso terá média de um jogo a cada três dias entre esta segunda-feira e o fim do mês de setembro. Apesar do desgaste, jogadores gostam e Jair Ventura confia no elenco que tem


Condição física dos jogadores do Botafogo terá grande teste nesta sequência (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


As próximas quatro semanas do Botafogo serão de uma rotina ininterrupta de jogos, viagens, pouco descanso e poucos treinos. Jogos, viagens, pouco descanso, poucos treinos e... assim sucessivamente. Entre esta segunda-feira, dia 29 de agosto, até o dia 25 de setembro, a equipe vai passar por uma verdadeira maratona. A média é de um jogo a cada três jogos, aproximadamente. Duelos pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro, como o desta segunda, contra o Atlético-PR. Apesar do desgaste, o volante Bruno Silva garante estar preparado para o desafio que virá pela frente.

- Eu gosto. Nós, jogadores, sempre gostamos de estar jogando. É só nós nos cuidarmos, nos recuperarmos e fazermos o que gostamos. Mas para os treinadores, normalmente, é ruim - brinca o meio-campista.

Realmente, Jair Ventura sabe que a sequência de jogos pode ser decisiva para os rumos da equipe na temporada. Principalmente pela possibilidade de perder jogadores suspensos, lesionados ou desgastados em jogos difíceis. Mesmo assim, ele acredita no elenco que comanda.

- Não só por isso, mas pelo longo campeonato que é o Brasileiro. Quando todos estiverem preparados, teremos melhores resultados. Não é que se nós tivermos a semana de trabalho, vamos vencer sempre. Mas podemos passar melhor nossas ideias. Isso vai acabar um pouco agora, vamos trabalhar mais na sala. Mas é a realidade do futebol brasileiro - analisa o treinador.

Por outro lado, o Botafogo passa pelo primeiro grande tormento no calendário nesta temporada. E só passa porque precisou ter o jogo contra o Grêmio adiado para que fosse mantido na Arena Botafogo. O duelo contra o Tricolor Gaúcho será o terceiro da série, que ainda terá o Fluminense, no feriado de 7 de setembro; o Santos, no dia 14; o Vitória, dia 18 e o América-MG, dia 25. Entre estes jogos, o Cruzeiro aparecerá três vezes: nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil; no dia 11 de setembro, pelo Brasileiro; e no dia 21 de setembro, novamente pela Copa do Brasil.

- Acho que não atrapalha. Em setembro todo mundo já está bem condicionado. fisicamente para suportar isso tudo - acredita Bruno Silva.

MARATONA ALVINEGRA

29/8 - Atlético-PR
1/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
4/9 - Grêmio
7/9 - Fluminense
11/9 - Cruzeiro (Brasileiro
14/9 - Santos
18/9 - Vitória
21/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
25/9 - América-MG

Seis dias depois:
1/10 - Corinthians


Fonte: Lancenet/Felippe Rocha/Rio de Janeiro (RJ)