Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

À la Rafael Marques ou Salgueiro? Valencia repete ex-alvinegros e vê desafio pós-jejum


Assim como atacante e meia uruguaio, chileno demora mais de 20 jogos para desencantar com a camisa do Botafogo e agora tenta engrenar. Camisa 10 comemora: "Gol que tanto esperava"










Gol do Botafogo! Leo Valencia cobra falta com categoria e amplia, aos 28 do 1º tempo


Tardou, mas não falhou. Depois de 22 jogos, Leo Valencia enfim desencantou com a camisa do Botafogo. Foi dele o gol da vitória alvinegra por 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu na última quinta-feira, no Giulite Coutinho, pela abertura da Taça Rio. E um golaço, diga-se de passagem, em linda cobrança de falta (veja no vídeo acima). Na comemoração, um "banho de sal grosso simbólico" com os braços para "tirar" a má sorte.


– Saiu o gol que tanto esperava, estou muito feliz. Dá mais confiança para seguir melhorando. O mais importante é que o time ganhou. Isso ajuda a seguir trabalhando e a acreditar no trabalho que estamos fazendo – disse o meia chileno na saída de campo.


E para também respirar aliviado. Contratado para ser o substituto de Montillo em General Severiano no meio do ano passado, o gringo nunca engrenou. Alternou atuações de destaque com outras muito ruins, em uma oscilação que levou à desconfiança da torcida. Sequer as três assistências ajudavam. A falta de gols para quem chegou para ser o cara incomodava.


Valencia solta o grito entalado na garganta após 22 jogos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O gol enfim saiu. E coincidência ou não, desencantar depois de mais de 20 jogos faz Valencia repetir uma trajetória já vivida por outros ex-alvinegros: Rafael Marques e Salgueiro. Mas a jornada dos dois só foi comum até a rede estufar pela primeira vez. Dali em diante, um engrenou, o outro caiu no ostracismo. E o chileno agora, vai ter o desafio de qual caminho seguir.


"Rota" Rafael Marques



Gol do Botafogo! Rafael Marques chuta de primeira no canto e desencanta aos 35 do 2º tempo


O centroavante que veio do futebol japonês, do Omiya Ardija, em 2013 chegou sob desconfiança da torcida. Até que o primeiro gol saiu depois de 21 jogos. Foi o último da goleada por 4 a 0 sobre o Quissamã no Nilton Santos (veja no vídeo acima). Dali em diante, a pressão e o nervosismo se transformaram em confiança, e o atacante disputou mais 52 partidas e ainda estufou a rede mais 18 vezes. Chamou a atenção da China e foi vendido para o Henan Jianye no início de 2014.


"Rota" Juan Salgueiro


Gol do Botafogo! Salgueiro gira na meia-lua e empata o jogo novamente aos 37' do 2º Tempo


Três anos depois, o meia uruguaio, por sua vez, chegou sob grande expectativa após se destacar durante anos pela América do Sul. Brilho que não conseguiu repetir com a camisa alvinegra. Perdeu um pênalti logo em sua estreia como titular, e o primeiro gol só foi sair depois de 24 jogos, quando garantiu o empate por 3 a 3 com o Flamengo na extinta Arena Botafogo. Mas depois... Disputou apenas mais cinco partidas, deixou de ser relacionado e foi dispensado no fim da temporada.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Fred Gomes e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!