Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2018

100 dias de Valentim: números e curiosidades do técnico no Botafogo


Quem mais jogou com o treinador? Quem mais entrou em substituições? Quem mais saiu? Qual o esquema tático mais utilizado? Qual a campanha à frente da equipe? A melhor atuação? E a pior?








Apresentado oficialmente no dia 14 de fevereiro, Alberto Valentim completa nesta quinta-feira 100 dias no comando do Botafogo. Praticamente o dobro do período em que ficou à frente do Palmeiras no ano passado. Mas além do título carioca, como tem se saído o técnico no Alvinegro? O GloboEsporte.com levantou números e curiosidades do trabalho, muito elogiado internamente e ainda de altos e baixos para a torcida.



Qual o aproveitamento?



Valentim tem 54,3% de aproveitamento à frente do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Valentim dirigiu o Botafogo em 19 jogos neste período, obtendo nove vitórias, quatro empates e seis derrotas, com 23 gols marcados e 23 sofridos. Um aproveitamento de 54,3%, à frente dos 42,8% de Felipe Conceição, em sete partidas, e dos 53,1% de Jair Ventura, em 99 confrontos. Porém, ainda atrás dos 59% de Ricardo Gomes, em 66 duelos entre 2015 e 2016.



Quem mais jogou?



Marcinho virou titular com o técnico e é o garçom do time (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Dois jogadores estiveram presentes em todos os 19 jogos com o treinador: Igor Rabello, que sequer foi substituído, e Marcinho. O zagueiro já era titular absoluto do time desde o ano passado e manteve o status com Valentim. Já o lateral-direito começou o ano como o terceiro da posição, atrás de Arnaldo e Luis Ricardo, mas assumiu a titularidade com a chegada do comandante.



Qual a substituição mais usada?



Ex-titular, Pimpão é o mais usado por Valentim nas substituições (Foto: EFE)


Pimpão começou o ano como titular, passou a ser reserva, mas continua sendo muito utilizado por Valentim. O atacante, que saiu do banco nove vezes, foi o mais usado nas substituições durante os jogos, à frente de Kieza (oito) e Marcos Vinícius (sete). Por outro lado, quem mais vezes foi sacado do time foi Leo Valencia. O chileno foi substituído também em nove oportunidades.



Qual o esquema mais utilizado?



Esquema 4-2-1-3 é o mais usado por Valentim no Botafogo (Foto: GloboEsporte.com)


Adepto de propor o jogo e com conceitos europeus, Valentim deu continuidade à tentativa de Conceição de buscar implementar um estilo mais ofensivo ao Botafogo. E desde o início usou um esquema tático com dois pontas e um centroavante, trinca que vem sendo mantida, só trocando as peças. Considerando só os times titulares, a formação 4-2-1-3 foi utilizada em 16 dos 19 jogos. Nas demais partidas, o treinador optou pelo 4-3-3, com três de volantes no meio de campo.



Qual foi o trio ofensivo mais escalado?



Trinca com Leo Valencia, Luiz Fernando e Brenner foi a mais escalada (Foto: GloboEsporte.com)


O trio de frente com Leo Valencia (esquerda), Luiz Fernando (direita) e Brenner (centro) foi o mais usado por Valentim, aparecendo em seis oportunidades como titular. Logo atrás, utilizada cinco vezes, a trinca Pimpão (esquerda), Ezequiel (direita) e Kieza (centro), que foi a aposta inicial do técnico no clube. Pimpão também já fez a direita, com Valencia na esquerda e Brenner centralizado em três jogos. Leandro Carvalho apareceu duas vezes na ponta direita, e Kieza, uma, improvisado.



Qual foi a melhor atuação?



Melhores momentos de Botafogo 2 x 1 Grêmio pela 3ª rodada do Brasileirão 2018


O Botafogo ainda não teve nenhuma atuação de encantar a torcida em 2018, o que fez várias vezes na Libertadores de 2017 por exemplo. Tanto que a equipe não venceu nenhuma partida de forma tranquila, por dois ou mais gols de diferença. A melhor exibição dos comandados de Valentim foi no triunfo por 2 a 1 sobre o time reserva do Grêmio. Além dos gols, o Alvinegro teve outras quatro chances claras no Nilton Santos: acertou a trave em uma e parou em Paulo Victor em duas.


Qual foi a pior atuação?


Os melhores momentos de América-MG 1 x 0 Botafogo pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro


Sem dúvidas, a exibição mais abaixo da média do Botafogo sob o comando de Valentim foi a derrota por 1 a 0 para o América-MG no Independência, no último jogo. O time foi envolvido pelo adversário na maior parte do tempo, pressionado mesmo com três volantes protegendo a defesa e, ofensivamente, criou apenas uma chance clara, desperdiçada por Brenner e Renatinho.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com, do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!