Páginas

domingo, 12 de agosto de 2018

Com Zé Ricardo no comando, Botafogo visita o Paraná e busca a 1a. vitória fora do Rio






HOJE é dia de Fogão e a única inflamação que a gente quer é a da chama alvinegra! 🔥 (Botafogo de Futebol e Regatas)


O trabalho de Zé Ricardo no comando técnico do Botafogo teve uma semana intensa. Desde que foi apresentado na última segunda-feira como técnico do clube - o contrato vai até maio de 2019 -, os treinos foram sempre produtivos, com boa aceitação por parte dos jogadores.

E na manhã de sábado não foi diferente. O time fez o últimos ajustes antes da viagem para Curitiba onde enfrenta o Paraná, às 11 horas deste domingo (12), no dia em que o Glorioso completa 114 anos. O jogo está programado para o Estádio Durival Brito e Silva (Vila Capanema) e é válido pela 18a. rodada do Campeonato Brasileiro. 

Sem poder contar com Jefferson, João Paulo, Kieza e Igor Cássio entregues ao DM; Gatito Fernández e Marcos Vinícius preservados pelo longo período de recuperação, Zé Ricardo não deve mexer muito na base da equipe que vem jogando.

Como a expectativa pela volta de Gatito Fernandez não se confirmou, Saulo continua no gol alvinegro.  Na lateral esquerda persiste uma dúvida entre Gilson que cumpriu suspensão no último jogo e Moisés que voltou aos treinos depois de ficar ausente por contusão. Yuri teve boa atuação contra o Santos - o lateral treinava com o grupo desde março quando sofreu uma fratura no pé direito e passou por cirurgia - mas não foi relacionado para a viagem. No miolo de zaga, a dupla formada por Carli e Rabello parece consolidada enquanto Benevenuto ficou no Rio e Yago aguarda no banco uma nova oportunidade.

Muito disperso na partida contra o Santos e com baixo rendimento nos últimos jogos, a expectativa era de que Lindoso cedesse a vaga à Jean que trabalhou com Zé Ricardo no Vasco, com atuações destacadas. Mas parece que o veterano está confirmado para o jogo fazendo dupla com Matheus Fernandes. Marcelo baiano e Bochecha não foram relacionados e seguem aguardando oportunidades nos próximos jogos.   

Do meio para a frente persiste a incógnita. Há muitas opções no elenco mas, até agora, nenhuma delas conquistou a confiança da torcida. Leandrinho não foi relacionado mas figurou no banco nos últimos jogos sem, no entanto, ser aproveitado enquanto Renatinho e João Pedro precisam de sequência para brigarem em igualdade pela vaga de Valencia - principal articulador das jogadas do ataque alvinegro. Caso isso aconteça mais pra frente, o chileno poderia voltar a jogar pela esquerda onde atuou grande parte da temporada. Nesse caso, quem cederia a vaga é Pimpão, que é muito esforçado mas não consegue reeditar as atuações do ano passado. A posição de Luis Fernando também não é confortável. O atacante tem melhorado nos últimos jogos mas ainda está longe do que se espera dele. 

A briga por posições é mais intensa ainda lá na frente onde nem Kieza que vinha jogando (sentiu a coxa), nem Aguirre que tem entrado no meio das partidas e nem Brenner que passou um longo tempo esquecido, conseguiram empolgar na posição. Restaria as opções vindas da base: Ezequiel que sai na frente por uma vaga, Igor Cássio (lesionado) que as vezes é convocado e Renan Gorne que, pelas informações recentes, voltou de empréstimo do Paysandu e não faz parte dos planos da comissão técnica. 

Mesmo com a cautela de Zé Ricardo que estreia hoje no Alvinegro, está aberta a briga por posições no time principal - a quarta na temporada. 

Como prevíamos no post de pré-jogo (Com Lazaroni de interino, Botafogo recebe o Santos de Cuca no Nilton Santos...), uma vitória sobre o Santos no fim de semana não seria fácil, mesmo jogando em casa. Isso por tudo que o grupo vinha passando nesses tempos conturbados sob o comando de Paquetá. O gol de Renatinho no final do jogo bisonhamente anulado pelo árbitro, é a síntese do momento depressivo que vivíamos. Contudo, orientado pelo interino Bruno Lazaroni, o time reencontrou o equilíbrio neste jogo. Atuou com vontade e organização tática que surpreenderam favoravelmente a torcida. É esse resquício de organização que Zé Ricardo quer aproveitar, não mexendo na equipe.


Fim da 17ª rodada e teve mudança na ponta da tabela 
(@CBF_Futebol)
O Alvinegro soma 21 pontos e, antes do início da 18a. rodada neste sábado, ocupava a 11ª posição.

Dos vinte e sete pontos disputados como visitante, o Bota conquistou apenas cinco. Empatou com o Sport e Bahia e venceu o Vasco. O aproveitamento pífio de 18,5% é muito abaixo do aceitável e amanhã, contra o Paraná, é uma  boa oportunidade de quebrar essa sequência incômoda.

Já em casa, dos vinte e quatro pontos disputados como mandante, conquistamos dezesseis com as vitórias sobre Grêmio, Fluminense, CAP e Chape e empates com o Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos. O aproveitamento de 66,6% nesse caso, é bem razoável. No geral, o aproveitamento é de 41,2%, o bastante para conseguirmos os 46 ou 47 pontos pontos necessários para nos mantermos na elite em 2019.

Após 17 rodadas, a campanha continua fraca com cinco vitórias, seis empates e seis derrotas e a média de gols continua cada vez mais baixa. Em 17 jogos, marcamos 17 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 21. Resta um saldo negativo de 4 gols.

Já o Paraná, ocupa a lanterna do campeonato e vem de três derrotas seguidas no campeonato. Soma apenas 13 pontos com 3 vitórias, 4 empates e 10 derrotas. Marcou 8 gols e sofreu 23, com saldo negativo de 15 gols.

No histórico do confronto entre as equipes no Brasileirão, o Alvinegro carioca leva grande vantagem. Em 16 jogos ocorreram 7 empates com 7 vitórias do Botafogo e apenas 3 do Paraná. Os cariocas marcaram 24 gols contra 20 dos paranaenses.

O último confronto entre as equipes ocorreu no Brasileiro de 2007. Treinado por Cuca, o Botafogo venceu o jogo pelo placar de 3 a 2, no Maracanã. Os gols foram marcados por Dodô, Lúcio Flávio e Juninho para o Botafogo e Josiel e Giuliano, para o Paraná. Com o resultado, o Botafogo passou a ter uma série de 5 jogos sem perder para o adversário no Brasileiro Unificado... mais »



Por: Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!