Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Conheça Gustavo Sauer, reforço do Botafogo considerado "um jogador pronto" pela imprensa portuguesa



Atacante chega em definitivo, e jornalistas que acompanharam o brasileiro em Portugal exaltam qualidades do principal jogador do Boavista que tinha os melhores números na carreira















Veja lances de Gustavo Sauer, novo atacante do Botafogo



Gustavo Sauer chega ao Botafogo com moral. O atacante deixou o Boavista por 2 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões) e foi anunciado pelo Bota no dia seguinte ao fechamento da janela de transferências, logo pela manhã. Em entrevista com jornalistas portugueses que acompanharam o ano do novo reforço alvinegro, foi difícil encontrar quem falasse sobre defeitos do brasileiro.


Os elogios se multiplicam principalmente por causa da última temporada do atacante do Botafogo. No quarto ano pelo time português, Sauer marcou 10 gols e deu sete assistências em 31 jogos. Ele deixou a equipe antes do fim dos jogos do Boavista. Esse número é melhor mesmo se somarmos as temporadas de 2017/2018 a 2020/2021. Para José Miguel Machado, jornalista do Diário Record, Sauer era o principal jogador do time português.



- Falar de Gustavo Sauer é falar de um jogador pronto, que já tem experiência, maturidade, e que me parece perfeito para render imediatamente, para acrescentar qualidade. Tenho poucas dúvidas de que irá se firmar como uma peça importantíssima. É um extremo que joga normalmente a partir da esquerda, mas que não se limita a jogar na linha. É um ala com capacidade de jogar por dentro, com uma fabulosa capacidade de arremate, marca muitos gols de fora da área, faz assistência, tem qualidade no mano a mano, desequilibra bastante, tem um pé esquerdo muito forte.


+ Botafogo anuncia contratação do atacante Gustavo Sauer




Gustavo Sauer foi bastante elogiado pela imprensa portuguesa — Foto: Gualter Fatia/Getty Images



+ Botafogo gasta cerca de R$ 65 milhões na primeira janela de transferência com John Textor


Colega de José Miguel no jornal português, Pedro Morais também exaltou as qualidades do reforço do Botafogo. Apesar de lembrar que o atacante não é tão rápido e que ainda pode melhorar o pé direito, já que é canhoto, Pedro afirma que o atacante se esforça mesmo quando o time não tem a bola.


- O Gustavo é um jogador acima da média. Pode jogar tanto na ala como no corredor central, acrescentando qualidade seja onde for. Tem um bom pé esquerdo, com um remate forte e muita qualidade no passe. Consegue definir muitos lances bem, seja a assistir ou a marcar, como comprovam os grandes números que conseguiu no Boavista. É um jogador que tem sempre solução com bola e sem ela também está sempre ligado ao jogo. É muito aguerrido, luta muito pela bola e consegue ajudar a equipa no momento de pressão.


Revelado pelo Joinville, Gustavo Sauer jogou apenas oito vezes pela equipe profissional catarinense, mas chegou a fazer parte do elenco campeão da Série B de 2014. Em 2015 ele também atuou por Paraná e Metropolitano, além de Gandzasar, da Armênia, todas as vezes emprestado pelo Joinville. Até que foi negociado em 2016 para o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul. Após uma temporada no futebol asiático, foi para o Botev Plovdiv, da Bulgária. Lá ficou um ano e meio, se transferindo para o Boavista em 2018/2019.


+ Botafogo é o time que mais gasta na janela; veja lista




Botafogo anuncia pacotão de reforços no último dia da janela (https://ge.globo.com/video/botafogo-anuncia-pacotao-de-reforcos-no-ultimo-dia-da-janela-10479779.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


Segundo Luis Mendes, da página Transfers 24hr, especializada em movimentações do mercado, além de atuar pela esquerda, lado do pé bom, Sauer também pode jogar aberto pela direita. Para o jornalista, a qualidade levando e tocando a bola se destacam.


- É um excelente jogador, chuta "fácil" e tem uma visão de jogo muito boa. Ajudará muito o Botafogo, pois é jogador de bom nível. Se destaca pelas pontas e também corta para o meio. Ele tem uma condução de bola muito boa e passa muito bem também.



Para Nuno Barbosa, do jornal Record, nem só as estatísticas de gols e assistências indicam o tamanho da importância de Sauer. Por lá, fazia o trabalho invisível defensivamente e até mesmo na construção das jogadas, dando passes para assistências. De acordo com o jornalista, entre os reforços vindos de Portugal, seria no atacante que estariam as fichas para maior sucesso aqui no Brasil.



Gustavo Sauer em ação pelo Boavista, de Portugal — Foto: Divulgação/ Boavista


- Agora, com maior maturidade – já vai fazer 29 anos -, pode jogar em todas as posições do ataque, mas parece sentir-se mais confortável no corredor direito, que lhe permite derivar para o centro e aplicar o seu potente remate com o pé esquerdo ou servir um colega melhor colocado para finalizar. Luís Castro sabe bem o jogador que terá em mãos e, rigoroso como é, pode fazer de Sauer um jogador ainda melhor. Atrevo-me a dizer que, dos jogadores que o Fogão contratou em Portugal, Sauer é aquele em quem eu apostaria para ser melhor sucedido.


Além de Gustavo Sauer, o Botafogo de John Textor fez outras 11 contratações nesta janela de transferências. Chegam ao clube: os zagueiros Philipe Sampaio e Victor Cuesta, o lateral-direito Saravia, o lateral-esquerdo Niko Hämäläinen, os volantes Patrick de Paula e Luís Oyama, o meia Lucas Piazon e os atacantes Sebastian Joffre e Victor Sá. Lucas Fernandes e Tchê Tchê ainda não foram anunciados.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Por Davi Barros e Renata de Medeiros — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!