Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2022

ANÁLISE: Luís Castro dá brecha entre titulares do Botafogo; veja quem aproveitou



Treinador manteve apenas dois titulares em relação à partida anterior e rodou time para testar atletas. Matheus, Douglas, Del Piage e Diego Gonçalves têm destaque







Melhores momentos: Botafogo 3 x 0 Ceilândia pela Copa do Brasil



Na vitória sobre o Ceilândia, o Botafogo levou a campo um time que, nome por nome, o torcedor não se acostumou a ver nos últimos jogos. Com calendário apertado e vantagem confortável, Luís Castro descansou alguns jogadores e deu chance de ouro para um grupo que luta para aparecer com mais frequência entre os titulares.


+ Carli bate recorde e se declara ao Bota: "Sou apaixonado"


- O objetivo era passar para as oitavas de final, o objetivo era também dar muitos minutos a jogadores que não foram muito utilizados e que nos interessava ver vivos em competição para os manter vivos no grupo de trabalho - disse o técnico Luís Castro.


São nomes que ainda não conseguiram brecha ou que precisam subir de rendimento para figurar entre as principais opções do elenco. Com o trabalho do português ainda no início, a disputa está aberta, mas alguns atletas saíram na frente.




Lédio desafia mesa e comentaristas a pronunciar o nome de Niko Hämäläinen, do Botafogo (https://ge.globo.com/sportv/programas/troca-de-passes/video/ledio-desafia-mesa-e-comentaristas-a-pronunciar-o-nome-de-niko-hamalainen-do-botafogo-10571660.ghtml)



Apenas dois jogadores foram titulares contra Flamengo, no último domingo, e contra o Ceilândia, quatro dias depois: o zagueiro Kanu e o lateral-direito Saravia.


Quem foi bem

O nome do jogo foi Matheus Nascimento. Banco de Erison, artilheiro do time na temporada, o garoto também tem uma média interessante de gols: marcou sete vezes em 16 partidas. Foram dois contra o Ceilândia, ambos com oportunismo para aproveitar espaços mínimos dentro da área. Aos 18 anos, o atacante amadurece e aproveita as chances no processo para deixar de ser promessa e se tornar realidade no clube.


+ Castro analisa atletas que ganharam chances





Matheus Nascimento comemora gol contra o Ceilândia — Foto: André Durão


Douglas Borges deu um susto na torcida na primeira parte do jogo, mas se recuperou com uma atuação segura que travou as poucas aventuras do Ceilândia no ataque. Duas defesaças impediram gols do adversário, e o goleiro ganhou pontos na briga pela reserva imediata de Gatito, que foi poupado da partida. Deixou boa impressão na primeira oportunidade desde a chegada de Castro.



Douglas disputa a bola contra o Ceilândia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!




Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Romildo del Piage se apresenta como opção interessante para a posição de primeiro volante. Entre as exigências de Luís Castro, o garoto vai bem na saída de bola e mostra cada vez mais pique na marcação. Não tem as exatas características de Oyama, o titular, e até por isso pode ser boa alternativa para o setor. Mostra evolução desde que a nova comissão técnica assumiu. É o mesmo caso de Hugo, outro jovem, que começa a passar confiança pela lateral esquerda.




Del Piage em campo contra o Ceilândia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Diego Gonçalves é o 12º jogador que pode morder a vaga de titular a qualquer momento. O que tem chance de acontecer para já, a depender da gravidade do trauma físico de Gustavo Sauer, que acusou problema no tornozelo. O atacante consegue jogar com velocidade na ponta e ajudar a defesa com eficiência. Falta finalizar melhor para aumentar o nível de atuação e o número de gols pela equipe.





Diego Gonçalves disputa a bola — Foto: André Durão



Mais nomes, só que já consolidados, também merecem destaque: Kanu, Saravia, Daniel Borges, Patrick de Paula... Por outro lado, há quem precise aumentar a participação no jogo para aproveitar as oportunidades. São os casos de Chay e Piazon, que tiveram lampejos, mas ainda não encaixaram totalmente no time. Piazon teve participação em dois dos gols, mas errou algumas jogadas importantes. Chay deu o passe para o segundo gol da partida, só que ainda busca ter a mesma boa influência de 2021.


Desafio também coletivo

O Botafogo mandou no jogo. Resultado à parte, o Ceilândia não se aventurou no ataque. Até deu dois sustos e exigiu uma boa defesa de Douglas Borges, mas se resumiu a apenas duas finalizações no primeiro tempo, nove se contarmos os 90 minutos. Além dos testes individuais, a partida serviu para provar a equipe coletivamente diante de um adversário retrancado, já que o clima de decisão foi amenizado pelo domínio alvinegro.





Apesar das muitas mudanças no time titular, a equipe manteve o padrão deste início de trabalho de Luís Castro, inclusive no desenho tático. O treinador exigia a todo momento marcação ferrenha ao perder a bola e passes rápidos quando o time tinha a posse.




"Muito expectativa com essa Copa do Brasil", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/muito-expectativa-com-essa-copa-do-brasil-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10571671.ghtml)


O volume de jogo foi considerável. Só no primeiro tempo, foram 68% de posse de bola, oito finalizações e um gol que fez justiça ao placar. No final, os números mostraram 65% de posse e 13 finalizações para o time da casa, que fez muitas mudanças e diminuiu o ritmo na etapa final.


Com a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil garantida (e mais R$ 3 milhões na conta), o Botafogo espera a volt

a do time titular no próximo domingo, às 18h (de Brasília), contra o Fortaleza, no Nilton Santos, pela sexta rodada do Brasileirão. O time tem a chance de entrar para a zona de classificação para a Libertadores.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!