Páginas

segunda-feira, 6 de março de 2023

Análise: Botafogo cumpre obrigação, mas ainda não convence



Glorioso precisava vencer o Resende, lanterna do Carioca, para seguir na briga pela semifinal do Carioca e cumpriu a missão, mas com muito mais dificuldade que o esperado




O Botafogo cumpriu a obrigação que tinha neste domingo ao vencer o Resende por 2 a 0, na 10ª rodada da Taça Guanabara, encerrando uma sequência de três jogos sem vencer e se mantendo na briga por uma vaga na semifinal do Campeonato Carioca 2023.







Resende 0 x 2 Botafogo - melhores momentos - Campeonato Carioca 2023


Mas se o resultado foi o necessário e esperado, considerando que o adversário é o último colocado da competição, o que se viu em campo, especialmente no primeiro tempo, não mostrou grande evolução no futebol praticado.


É sempre necessário ressaltar a quantidade de problemas que Luís Castro tem para escalar o time, é bem verdade. Em comparação com o time que teve sucesso na reta final de 2022, o treinador português não tinha nenhum dos três atacantes à disposição (Jeffinho vendido para o Lyon, Junior Santos não teve o empréstimo renovado e Tiquinho Soares suspenso).


Ainda assim, apesar de criar duas boas chances logo nos primeiros minutos, com Carlos Alberto parando no goleiro Jefferson Luís, o Botafogo carece de dinâmica para se impôr contra adversários que jogam mais fechados. Apesar das muitas críticas, é injusto dizer que Matheus Nascimento não fez um bom jogo no começo, afinal, a bola pouco chegou.





Carlos Alberto comemora gol contra o Resende — Foto: Vitor Silva/Botafogo.


JP Galvão, surpresa de Luís Castro na escalação titular, formou boa dupla pela direita com Carlos Alberto e recebendo apoio de Marlon Freitas, que ocupava o setor mais próximo na linha de meio. Do outro lado, a química já não funcionou tão bem. Hugo não comprometeu, mas Gabriel Pires e Victor Sá pouco produziram.


O meia, inclusive, foi o principal alvo das vaias dos torcedores, especialmente depois que gesticulou para as arquibancadas pedindo mais gritos depois das primeiras. A pouco contundência virou problemas especialmente nos contra-ataques do Resende. Não fosse um milagre de Lucas Perri, o Botafogo teria saído atrás e complicado ainda mais a partida.


Apesar dos muitos problemas, um dos pontos positivos conseguiu dar a vantagem antes do intervalo que abriu os caminhos para a vitória. Depois de trocar de lado com Victor Sá, Carlos Alberto pressionou e forçou o erro que gerou seu próprio gol, após ótimo trabalho de pivô de Matheus Nascimento.


Melhora após o intervalo

Com a vantagem, o Botafogo naturalmente teve mais espaços no segundo tempo. Mas além disso, a entrada de Lucas Fernandes no lugar de Gabriel Pires fez o time evoluir. O camisa 18 roubou pelo menos três bolas no campo ataque, impondo mais dinâmica e agressividade no meio-campo alvinegro.


O meia teve participação direta no segundo gol. Foi ele que levantou a bola na área que Victor Sá ajeitou para trás para Matheus Nascimento chutar de primeira e romper a longa seca de 297 dias sem marcar que já incomodava o centroavante.




Matheus Nascimento celebra gol contra o Resende — Foto: Vitor Silva/Botafogo.


Além de Lucas Fernandes, quem entrou e teve boa participação foi Luís Henrique. Com espaço na transição, o atacante criou boas chances no final do segundo tempo e poderia ter ampliado o placar e dado mais chances de classificação.


É claro que o Botafogo ainda precisa de mais peças para dar opções a Luís Castro. Enquanto isso, o treinador ainda busca encontrar uma formação que dê mais agressividade sem perder o equilíbrio defensivo e o caminho talvez esteja na juventude de jogadores como Carlos Alberto, JP Galvão e Raí. Uma coisa é certa, Lucas Fernandes é claramente uma peça necessária nesse meio-campo.




"Primeiro tempo deu dó", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/primeiro-tempo-deu-do-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11421770.ghtml)


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!