Páginas

sábado, 15 de julho de 2023

Cláudio Caçapa "abandona" férias, ampara Botafogo e se despede com legado




Treinador interino comanda o time pela última vez nesta noite, contra o Bragantino




O Botafogo tratou de se preparar o mais rápido possível quando soube da possibilidade de saída do técnico Luís Castro. A carta na manga para não deixar o time ser afetado pela mudança foi Cláudio Caçapa, auxiliar técnico do Lyon, clube em que John Textor é sócio na França. Na noite deste sábado, após 15 dias, o treinador interino se despede do time, após campanha de 100% - que pode ser mantida nesse jogo.



Cláudio Caçapa revela surpresa com o convite para treinar o Botafogo: "Não esperava" (https://ge.globo.com/video/claudio-cacapa-revela-surpresa-com-o-convite-para-treinar-o-botafogo-nao-esperava-11748797.ghtml)



A ação rápida, capitaneada pelo empresário americano, uniu uma solução caseira, com treinador do sub-23, Lúcio Flávio, que já conhecia o elenco, à experiência em alto nível de Caçapa, que trabalha como assistente na equipe francesa desde 2016.


+ Novos uniformes serão lançados dia 27 e estreia será contra o Coritiba


O "alívio" veio no jogo seguinte, quando a equipe se mobilizou e conquistou a vitória no clássico contra o Vasco por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Reposta imediata que o clube precisava após saída repentina de seu maior comandante, e para ter tranquilidade na sequência.





Carlos Alberto comemora gol do Botafogo contra o Vasco — Foto: André Durão / ge


- É muito raro você chegar num lugar e ser tão bem acolhido como eu fui aqui. O que eu vivi aqui hoje foi extraordinário e vou levar para a minha vida toda - disse Caçapa no vestiário, aos jogadores, após do jogo.


Foi então que o treinador teve mais tempo de treino com o grupo, com vistas para o jogo contra o Grêmio. Em uma semana de trabalho, alguns ajustes, conhecendo mais de perto os jogadores e incluindo parte da sua filosofia de jogo.


+ Textor libera verba, e Botafogo mira quatro posições para reforçar na janela





Cláudio Caçapa e Lúcio Flávio à beira do campo em Grêmio x Botafogo — Foto: Vítor Silva / Botafogo


- Foi uma semana muito boa, muito proveitosa, muito leve. Os atletas se dedicaram ao máximo, fizeram o trabalho que propomos a eles. Hoje (contra o Grêmio), se confirmou a boa semana, mesmo com o jogo muito difícil que tivemos no primeiro tempo.


O Botafogo saiu de Porto Alegre com a larga vantagem de 10 pontos para o vice-líder ao vencer o clube gaúcho por 2 a 0. Assim como no primeiro jogo que esteve à beira do campo, as substituições ajudaram na construção do placar, o que foi reconhecido pelo meia Eduardo logo após a partida, creditando o resultado ao "professor".




Grêmio 0 x 2 Botafogo - Gols do jogo - 14ª rodada do Brasileirão 2023


Então, chegou outro desafio: contra Patronato, na Argentina, para encaminhar a vaga rumo às oitavas de final da Sul-Americana, na última quarta-feira. Optou, junto com a comissão técnica, por preservar parte do elenco. Promoveu Sampaio, Danilo Barbosa, Breno, Carlos Alberto e Janderson no time, e, mais uma vez, encontrou a vitória, e por 2 a 0.



"Lúcio Flávio tem uma contribuição importante", diz Rafael Barros sobre vitória alvinegra (https://ge.globo.com/video/lucio-flavio-tem-uma-contribuicao-importante-diz-rafael-barros-sobre-vitoria-alvinegra-11751079.ghtml)



Nesta noite, contra o Bragantino, o mineiro, que abandou as férias com a família para encarar a oportunidade comandar um time pela primeira vez, se despede da experiência. Caçapa, com 100% de aproveitamento em três jogos, pode manter a escrita.


+ Segovinha é testado de titular e pode ser novidade contra o Bragantino





Cláudio Caçapa em Patronato x Botafogo pela Sul-Americana na Argentina — Foto: Vítor Silva / Botafogo


Desde quinta-feira, faz a transição para o novo técnico Bruno Lage, contratado para ser o sucessor de Luís Castro. A manutenção do bom momento também pode ser creditada ao interino, que, grato pela oportunidade, volta ao Velho Continente com a certeza de que o bom legado ficou, e que futuramente esse reecontro pode voltar a acontecer.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado, Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!