Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Cantor angolano que torce para o Botafogo faz música pela chegada de Bastos e vibra: "É um símbolo"



Evan Maurílio nasceu em Luanda, mas se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiro e se apaixonou pelo Alvinegro



Bastos "chegou chegando" no Botafogo. Anunciado oficialmente nesta terça-feira, o zagueiro até ganhou uma música em homenagem à contratação de Evan Maurílio, rapper angolano que faz parte do grupo "DNASTY" e torce para o clube carioca.





Com música, Botafogo anuncia angolano Bastos, novo reforço para a zaga 


+ Veja o momento em que um torcedor do Fluminense joga pedra no ônibus do Botafogo


A ação de juntar a dupla partiu do departamento comercial do clube, que buscou Evan para incrementar o anúncio do zagueiro, já acertado com o clube desde a semana passada. O nome da música é "Palanca-Negra é alvinegro", fazendo alusão a um animal típico de Angola.


"Bastos, Bastos, Bastos, Bastos
Pitbull na zaga
É o nosso astro (astro)
Mano, aqui é muita força não tem sossego
Avisa pra geral que o palanca-negra é alvinegro"


Evan nasceu em uma província em Luanda, capital de Angola, mas veio ao Rio de Janeiro aos sete anos quando sua mãe passou dois anos e meio na Cidade Maravilhosa fazendo uma especialização em medicina. Após concluir o ensino médio, há nove anos, ele retornou para o Brasil e ficou aqui desde então.


- Virei botafoguense nessa minha primeira vinda para o Rio de Janeiro. Estávamos conhecendo o Brasil e fazíamos muitas coisas assim de turista mesmo, sabe? A gente sempre foi muito fã de futebol, ia para os estádios ver os jogos e morávamos na Ilha do Governador. E justamente nessa época, acho que Botafogo e Flamengo estavam mandando os jogos no estádio da Portuguesa aqui na Ilha, então a gente ia ver os jogos de todos os times. Já vimos jogos do Botafogo, do Flamengo, a gente já foi também em São Januário ver o jogo do Vasco, já foi no Maracanã também... Mas nessa vinda aos estádios eu acabei me apaixonando pelo Botafogo Tem um jogo que é muito marcante, um Botafogo x Juventude (3 x 2, pelo Brasileirão 2005). Acho que esse jogo define o jogo que eu virei botafoguense. É uma parada que não tem explicação... Aquela frase faz bastante sentido quando se trata a mim, eu não escolhi, fui escolhido - contou Evan ao ge.


Desde então, Evan divide o coração entre Botafogo e Petro de Luanda, clube de Angola que nasceu torcendo - e, inclusive, revelou Bastos. Desde que os rumores da chegada do zagueiro ao Alvinegro começaram, o cantor diz que muitos angolanos o procuraram com interesse no clube.


- Recebi muitas mensagens, até porque já tem muita gente que me acompanha de lá (Angola), graças a Deus. Então, eu sempre posto coisa do Botafogo, tem muita gente que é de Angola e vê. Como o time está bem agora, muita gente vê. E realmente já teve gente que veio falar pra mim que por causa de mim torce pro Botafogo, sabe? Já teve gente falar também que vai passar torcer pro Botafogo por causa de mim e do Bastos já nesse curto espaço de tempo. E tem, mano, tem, de verdade - vibrou.


- Até brinquei que ele (Bastos) tirou o meu posto de único botafoguense angolano (risos). Eu tenho certeza que agora vão surgir muito mais, porque ele é famoso lá em Angola. E Botafogo ganhando do jeito que tá, Botafogo já é um time carismático também, com certeza vai ter muitos torcedores angolanos agora. E eu fico feliz até de estar fazendo parte disso, de contribuir - completou.



Bastos e Evan Maurílio — Foto: Arquivo Pessoal


+ Botafogo tem mais pontos no Nilton Santos no Brasileirão do que o total de 13 times


Contratação e música

A gravação da música foi realizada no início da semana. Antes do trabalho, Evan conversou com Bastos sobre a vida em Angola, o futebol e as expectativas para o Botafogo.


- Nosso contato foi muito maneiro. Não quero criar expectativas para o torcedor, mas a impressão que tive nesse primeiro contato é que ele é um cara que vai se enturmar muito bem. Eu estava nervoso para o encontro, mas na hora ele já chegou falando, brincando e me deixou mais tranquilo. Trocamos muita ideia, temos muita coisa em comum. Vi o carisma da pessoa, o jeito, então imagino que vá se enturmar muito bem. Falamos até de onde nascemos e é surreal de se pensar, para quem é de Angola, morar no Brasil é tipo um sonho. Pode estar aqui fazendo o que a gente ama é demais.


Bastos estava acertado com o Botafogo há dez dias, mas o anúncio foi atrasado por causa de trâmites burocráticos - por leis de Angola, cidadãos só podem entrar em outro país quando resolverem um visto migratório. Evan conta que ficou ansioso pelo desfecho positivo neste período, mas agora vibra com o final feliz.


- Me sento como se estivesse jogando modo carreira do Fifa. Fui revelado no Petro, me destaquei na Europa e me mudei para o Botafogo. Brincadeira à parte, é uma emoção muito grande. Foi uma surpresa muito boa, eu sempre fui muito a favor de juntar as culturas brasileira e africana, eu tento fazer isso com a música. E ele está fazendo a mesma coisa com o futebol, ele pode fazer pessoas olharem para o Botafogo e fazer o Botafogo olhar mais para lá também, são duas culturas que têm muito a ganhar uma com a outra. A África tem muito talento, muito mesmo, mas muitos jogadores não crescem por falta de estrutura. Isso é um passo muito grande para isso dar tudo certo. É uma emoção muito grande.


Muito desse sentimento passa pelo tamanho de Bastos para Angola. O zagueiro é, atualmente, capitão da seleção angolana e jogador em atividade com mais jogos pela equipe.


+ Casa do Botafogo em 1995 e prisão na ditadura, Caio Martins tem "alerta de risco" de arquibancadas





Bastos, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Dá pra dizer que o Bastos é quase um símbolo porque é um dos poucos caras que foram revelados em Angola e tiveram uma carreira de respeito na Europa. Saiu muito novo, saiu cedo para a Rússia e se destacou na Lazio... Apesar disso, ele nunca deixou de jogar pela seleção. Tem muito jogador que se naturaliza para jogar por seleção europeia, mas o Bastos sempre ficou com Angola, inclusive é o capitão. No contexto mundial pode não ser muita coisa mas para a gente é respeitado.



Evan Maurílio faz parte do grupo "DNASTY" ao lado do irmão Helio, que é flamenguista. O botafoguense já havia participado de outras duas produções com o clube, as músicas "Embalado" e "É Estrela".


- Tem sido especial trabalhar dessa forma, com o desafio de materializar o nosso bom momento esportivo, expandir, transformar em entretenimento e gerar envolvimento com o torcedor. No anúncio do Bastos pensamos em produzir uma conexão com Evan, que é um parceiro antigo de outras ações e natural de Angola também. Acho que a mensagem fez sentido, ficou atrativa e ainda criou um novo hit para os botafoguenses - afirmou Júlio Gracco, gerente de comunicação da SAF Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fote: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!