Páginas

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Líder de tudo? Botafogo acumula recordes no primeiro turno do Brasileirão; veja vídeo



Time terminou a 19ª rodada com 47 pontos e 15 vitórias, garantindo o melhor turno da história do Brasileirão



O Botafogo terminou o primeiro turno do Brasileirão como campeão, mesmo que o título seja apenas simbólico. Apesar de estar na metade do campeonato, o time comandado por Bruno Lage acumula boas marcas. Com 47 pontos na 19ª rodada, que marca o fim da primeira parte da competição nacional, o Glorioso superou o Corinthians no número de vitórias e se tornou o detentor da melhor campanha na era dos pontos corridos.




Botafogo fecha primeiro turno com melhor campanha da história dos pontos corridos (https://ge.globo.com/video/botafogo-fecha-primeiro-turno-com-melhor-campanha-da-historia-dos-pontos-corridos-11866570.ghtml)


+ Gustavo Sauer aceita proposta de clube turco e deixa o Botafogo


O Alvinegro bateu marcas importantes dentro do campeonato nesta 19 rodadas disputadas. De Luís Castro a Bruno Lage - com participação importante de Cláudio Caçapa no meio do caminho -, o time iniciará o segundo turno com 13 pontos de vantagem na liderança.


Veja outras marcas atingidas pelo Botafogo

Melhor defesa

Foram apenas 11 gols sofridos nos 19 jogos em que esteve em campo. A defesa foi um dos pontos altos do time nesse primeiro turno, liderados pelo goleiro Lucas Perri e a dupla de zaga composta por Adryelson e Victor Cuesta.





Adryelson e Lucas Perri, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O que mais venceu no turno

O time carioca chegou à 15ª vitória no torneio e alcançou os mesmos 47 pontos conquistados pelo Corinthians, em 2017, mas com um triunfo a mais. Com isso, somou 82,5% de aproveitamento. Depois de Botafogo e o clube paulista, vem o Cruzeiro, com 43 pontos somados e 13 vitórias.




Eduardo e Tiquinho, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Para se ter noção, o Botafogo venceu 15 partidas em todo o Campeonato Brasileiro de 2022. Na ocasião, o clube terminou na 11ª colocação com 53 pontos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Passagem "relâmpago" com gols e títulos: confira a trajetória de Diego Costa, do Botafogo, no Brasil


Melhor ataque


Assim como a defesa, o ataque do Botafogo sobra no Brasileirão. Liderado por Tiquinho Soares, autor de 13 gols nesses 19 primeiros jogos, o setor ofensivo alvinegro foi o mais eficiente no primeiro turno. Foram 35 gols marcados no total - atrás vem o Palmeiras com 34.



Veja gols e assistências de Tiquinho Soares no mês de julho de 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-gols-e-assistencias-de-tiquinho-soares-no-mes-de-julho-de-2023-11850976.ghtml)



Time com menos derrotas

Foram apenas duas derrotas até essa metade do Brasileirão - para o Goiás e Athletico-PR. Inclusive, a última vez que foi derrotado foi justamente para a equipe paranaense. Desde então, defende uma sequência de 16 jogos de invencibilidade, a maior do clube desde 2013. O Corinthians, em 2017, terminou o primeiro turno sem perder.



Melhor aproveitamento em casa



3 motivos para o Botafogo ser o pesadelo dos secadores (https://ge.globo.com/video/3-motivos-para-o-botafogo-ser-o-pesadelo-dos-secadores-11865298.ghtml)



O "tapetinho" do Estádio Nilton Santos foi outro componente importante na boa campanha. O novo gramado foi inaugurado na estreia do Brasileirão 2023 e desde então a equipe teve 100% de aproveitamento jogando sob seus domínios. Além disso, o apoio da torcida foi decisivo, que lotou as arquibancadas em grande parte dos jogos.





Jogadores do Botafogo comemorando com a torcida — Foto: Alexandre Durão / ge


Só o Corinthians, em 2010, havia vencido todas as partidas em casa no primeiro turno do Brasileirão. Na ocasião, o Timão foi campeão nacional.


+ Quem é o torcedor citado por Bruno Lage que "inspirou" o Botafogo na vitória contra o Internacional



Melhor aproveitamento fora de casa


Mesmo com as duas derrotas fora de casa, o Glorioso teve os melhores resultados longe do Rio de Janeiro. Foram nove jogos, sete vitórias, dois empates e duas derrotas no total - o que resulta em 63% de aproveitamento. Os triunfos foram contra o Bahia, Flamengo, Cuiabá, Palmeiras e Grêmio.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!