Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Discreto, Mattos muda de hábitos e defende eficiência do pragmatismo



Com mais de 20 gols pelo Corinthians, volante confia na escolha que fez ao recuar, admite nervosismo em campo e explica: 'Sei o caminho dos títulos'



marcelo mattos botafogo coletiva (Foto: Fábio Castro / Agif)


A distribuição dos gols do Botafogo em 2012 tem sido pouco democrática. Dos jogadores de linha considerados titulares, em 20 partidas, cinco não balançaram as redes. Dois compõem o meio de campo de Oswaldo de Oliveira. Andrezinho tem batido na trave e sabe que o jejum vai acabar mais cedo ou mais tarde. O outro mudou definitivamente de característica e jamais ronda a área adversária. Marcelo Mattos, o homem que fez mais de 20 gols pelo Corinthians, não sente falta dos holofotes. Prefere se doar ao time. E, de tão convicto, defende a eficiência do pragmatismo como defesa das atuações pouco empolgantes do Glorioso, que encara o Bangu, na semifinal da Taça Rio, neste sábado, a partir das 18h30m, com a pressão do favoritismo.
Em análise da movimentação do camisa 5, é simples notar que ele ocupa o terço central do campo em 75% do tempo. Girando entre a cobertura dos laterais, a proteção à zaga e a saída de bola, percorreu 9,5km na partida contra o Guarani, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.
- Sempre fui primeiro volante, mas em muitas oportunidades fui para a área tentar o gol de cabeça. E assumi a condição de batedor de pênaltis do Corinthians, em 2005. Gostava de arriscar meus chutes de longes também. Tudo isso foi mudando e, no Botafogo, é o Renato que faz essa função de avançar mais. Evito subir porque temos laterais que apoiam muito. Temos que sempre quatro atrás, quando estamos atacando. Parte dessa consciência tática partiu de mim, do que eu vivi no futebol. Não faço questão de aparecer. O importante é a equipe vencer. Não adianta eu querer partir para o ataque e perdermos. Se todos cumprirem seus papéis, o artilheiro, o goleiro ou o Marcelo Mattos vão ter o mesmo título no final - afirmou.

Marcelo Mattos no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)A maneira de ser casa com a nova definição em campo. De fala mansa e ponderado, o jogador, nascido na pequena Mariópolis, de cinco mil habitantes, no interior paulista, se acostumou a escutar mais do que falar. Algo que, aos 28 anos, não segue mais ao pé da letra, diante do conhecimento adquirido. Ele confessa, no entanto, que por vezes extrapola na hora de cobrar dos companheiros e trata treino como jogo, e jogo como uma verdadeira batalha.
- Tenho essa característica, sim, e, quando não sinto isso, fico até preocupado. É tudo da vontade de sair vitorioso. Passo do pontos com jogadores e arbitragem, mas já me controlo com isso e nunca discuti com ninguém mais fortemente. Quero fazer o melhor, que saia perfeito já no treino. Cobro muito de mim, principalmente. E acho que todos devem fazer o mesmo e manter o mesmo nível de esforço. O pessoal fala até que em qualquer treininho eu chego firme, mas nunca machuquei um companheiro. Se fazem em mim, eu levanto e sigo. É igual ao jogo. Até minha esposa (Maria Leide) diz que esse exagero de achar que dava para ter feito mais ou melhor é ruim e pede para eu relaxar - conta Mattos, que já chegou ao ponto de chorar após uma derrota do Botafogo e de reclamar de substituição, no calor da partida.
A confiança em seu desempenho para de treinador para treinador. A não ser Mano Menezes, que o barrou em 2010 e o fez sair do Timão, em todos os outros casos o volante gozava de prestígio e quase sempre da titularidade. Em três meses e meio, já conquistou Oswaldo de Oliveira.
- Marcelo é muito especial, realmente não aparece muito e não participa dos gols. Pode passar despercebido para que não enxerga o jogo como eu tenho que enxergar, mas tem uma importância grande na equipe. Tenho estimulado que ele apareça mais no ataque. Mas preza muito a responsabilidade dele. Como estamos num início de trabalho, acredito que terei respostas positivas em breve e verei um rendimento ainda mais completo - afirmou.

Exemplo fresco da Inglaterra

Embora deixe claro que sonha com uma sequência de goleadas, como ensaiou engrenar o Alvinegro de Caio Júnior, no Brasileiro de 2011, o camisa 5 não concorda com as críticas quanto à eventual falta de criatividade do time. O argumento é o cenário do futebol atual, com um exemplo bem fresco e de alto nível, oriundo da semifinal da Liga dos Campeões.
- Sempre temos espaço para melhorar, mas não perdemos até agora. Então, algo diferente nossa equipe está fazendo. Torcedor não deixa de estar certo, paga para ver um espetáculo, sempre tem a esperança renovada e isso não acontece. Se formos pegar o Barcelona x Chelsea dessa semana (quarta, em Londres), quem ganhou o jogo? O Chelsea. Deu espetáculo? Eu não vi nenhum. Marcou, foi obediente e pode tirar o Barcelona e ser campeão desse jeito. Será que os torcedores lá estão tão tristes? No último Brasileiro, jogamos muito bem e não fomos nem à Libertadores. Quando apertou, não soubemos nos defender - rebate.

André Casado/ GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!