Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Torcida alvinegra tem chance de brilhar contra o Guarani



Com baixa média de público e adesão fraca na temporada, torcedores podem se redimir nesta quarta, pela Copa do Brasil



Torcida do Botafogo (Foto: Gilvan de Souza)A torcida alvinegra tem cobrado show do time em 2012, mas ainda não deu o seu primeiro. Contra o Guarani, nesta quarta-feira, às 21h50, em jogo com tempo real pelo LANCENET!, a massa tem chance de reescrever sua história na temporada e não ficar só marcada pelas reclamações e vaias. Apelo não falta ao duelo: Vale vaga nas oitavas da Copa do Brasil e o time pode chegar ao 20º confronto sem perder no ano. Diante disso, resta abraçar as metas do clube e ir ao Engenhão.

Evidentemente, a não ida do Botafogo à Libertadores mexe com sua estatística de público. Como mandante, excluindo clássicos, obteve o máximo de pagantes na estreia no Estadual, cerca de 6 mil diante do Resende. Porém, a cobrança vinda da arquibancada tem sido enorme, digna da competição continental. Andrezinho, Lucas e até Loco Abreu já sentiram a bronca da galera. Não é chegada a hora de fazer as pazes de uma vez?
– Necessitamos do apoio da torcida. Sem o apoio deles fica difícil. A gente espera jogar com o estádio cheio – destacou Marcelo Mattos.

No que depender da ajudinha do calendário, um grande abraço do público hoje já serve como embalo para sábado, quando o Glorioso atua novamente no Engenhão e terá espaço de sobra para acomodar sua gigantesca torcida diante do modesto Bangu, pela semifinal da Taça Rio.
Os jogadores já planejam ver o Engenhão mais cheio daqui para a frente nesta temporada.
– Será um mês gostoso para o torcedor, cheio de jogos decisivos. Daqui para a frente só será assim – disse o volante Marcelo Mattos.

Em 2012, como mandante – tirando clássicos –, o Botafogo realizou sete partidas. Seis delas foram no Engenhão e uma em São Januário, esta com 1.301 pagantes, diante do Volta Redonda, o pior público do clube no ano. Em média de pagantes sem clássicos, o Glorioso está atrás de seus rivais nesta temporada. E financeiramente, o sumiço da torcida pesa muito no bolso: todos os jogos do Alvinegro como único grande deram prejuízo no Carioca.

Nas seis partidas como dono da casa contra pequenos no Estadual, foram R$ 311 mil perdidos com a realização dos jogos. Literalmente, a torcida está devendo na conta.
– A torcida sempre é importante. Que venha, nos incentive, apóie. Aguardamos o Engenhão cheio – comentou o meia Fellype Gabriel.

TIME FAZ BONITO EM CASA

Outro bom motivo para a torcida acreditar no time e comparecer ao Engenhão é o bom retrospecto em casa nas últimas competições. Do Brasileiro-2011 até aqui, passando pela Copa Sul-Americana no ano passado, o Glorioso foi derrotado apenas três vezes no Engenhão. Os tropeços ocorreram contra Vasco, Figueirense e Internacional, todos na reta final do último Brasileiro. Como mandante no geral, soma-se revés diante do Corinthians, em São Januário, pelo BR.

Nesta quarta à noite, até uma derrota por 1 a 0 classifica o Botafogo. Na ida, em Campinas (SP), deu Glorioso por 2 a 1, com gols de Renato e Herrera. Igualdade por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Dá Bugre em triunfo seu a partir de 3 a 2 com diferença de um gol e por placares mais elásticos.
O técnico Oswaldo de Oliveira admite cautela com o adversário:
– Eles me preocupam, mas estou focado em nós, na nossa vaga. Sabemos do que precisamos.

'MALDIÇÃO' DA SEGUNDA FASE É MINIMIZADA

O Botafogo já foi eliminado seis vezes na segunda fase da Copa do Brasil. De 2004 para cá, o Alvinegro deixou a competição precocemente em cinco oportunidades. Porém, o técnico Oswaldo de Oliveira tratou de minimizar qualquer semelhança com o passado.
– O Botafogo ficou 21 anos sem ganhar e já ganhou vários títulos depois disso. O futebol é simples, porque o que aconteceu no passado, não quer dizer que irá acontecer no presente. Se acontecer de novo, não será por causa do passado.

As duas últimas vezes que o Glorioso deixou a competição antes das oitavas de finais foram em 2009 e 2010, quando foi eliminado para Americano e Santa Cruz, respectivamente, ambos em jogos no mesmo palco do duelo desta noite. Contra o time campista, a vaga escapou nos pênaltis. Já diante dos pernambucanos, a derrota por 3 a 2 no Rio de Janeiro causou a eliminação por conta dos gols feitos fora de casa, já que o jogo de ida terminou 1 a 0 para a equipe carioca.
Entre 2004 e 2006, o time de General Severiano sofreu a pior sequência, saindo nesta fase em todas. Gama, Paulista e Ipatinga, respectivamente, tiraram o Alvinegro da competição. Em 2001, o Botafogo foi vítima do Remo.
- Com a palavra:
Tiago Pereira
Editor do Núcleo Botafogo
"O torcedor precisa estar mais presente"
Como costumo falar com os meus amigos, ir ao estádio torcer pelo Barcelona, nesta atual fase, é moleza. Difícil era ir no tempo em que o Real Madrid ganhava tudo e só se falava de Zidane e companhia. Acho que pode ser aplicado o mesmo ao torcedor do Botafogo. A equipe está sendo reestruturada, está invicta na temporada e precisa de um crédito.
O Botafogo tem nesta quarta e no sábado dois jogos decisivos para o semestre. O papel do torcedor é lotar o estádio nas duas partidas, deixar o Engenhão ainda mais temido pelos adversários. O jogo é tarde? Sim, mas não tem jeito. É o Botafogo em campo. O tão esperado show que a torcida tem cobrado do time precisa começar lá na arquibancada.


Leia mais no LANCENET! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!