Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

Bota tem proteção em caso de perda de Bruno Mendes por decisão judicial


Em cláusula no contrato com o jogador, clube terá direito a receber seis milhões de euros se houver a rescisão por motivos alheios à sua vontade


Bruno Mendes faz sucesso com a camisa do
Botafogo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)
O Botafogo soube se proteger ao contratar o atacante Bruno Mendes, que pertencia ao Guarani, foi comprado pelo grupo HAZ Sport Agency (R$ 7 milhões) e vinculado ao Macaé. Emprestado ao clube carioca, há uma cláusula indenizatória desportiva durante o empréstimo, que vai até 2013, no valor de seis milhões de euros (R$ 15 milhões). Ou seja, se por qualquer motivo alheio ao clube carioca acontecer a rescisão do atual compromisso, esse valor deverá ser pago pelos donos de seus direitos.

Esse valor é o mesmo estabelecido para o percentual a que tem direito o Botafogo em caso de negociação do jogador. Se isso acontecer também durante o período de empréstimo, o clube teria direito a 25% do valor líquido.

Quando acertou a contratação de Bruno Mendes, o Botafogo tinha conhecimento da situação em que o jogador se encontra. Seus direitos econômicos estão penhorados em dois processos judiciais contra o Guarani. O principal deles é do ex-zagueiro Andrei, como informou o GLOBOESPORTE.COM, que determina a anulação pela CBF do negócio jurídicorealizado entre Guarani e o grupo HAZ. O outro é movido pelo ex-funcionário Mauro Roselli, em 2006.

Bruno Mendes rescindiu seu contrato com o Guarani no dia 30 de agosto. No entanto, a CBF demorou a fazer seu resgistro justamente pelos pedidos de penhora existentes em outros processos contra o Guarani. Em documento enviado pela advogada Ana Lúcia Alves Cunha em defesa do jogador para a 4ª Vara de Trabalho de Campinas, com data de 14 de setembro, que incluía alegações relacionadas aos direitos existentes na Lei Pelé, ela pedia que um ofício fosse encaminhado para a CBF liberando o registro de seu contrato de trabalho com o Macaé e seu futuro empréstimo ao Botafogo, já que ação movida por Mauro havia brecado o negócio.

Com esse documento, a situação se resolveu e Bruno Mendes apareceu no dia 19 de setembro no Boletim Informativo Diário da CBF como jogador do Macaé. Dois dias depois, seu empréstimo ao Botafogo foi resgistrado no documento. No entanto, no dia 3 de outubro, a juíza Maria Lúcia Ribeiro Morando, da 4ª Vara do Trabalho de Campinas, pediu a notificação ao Macaé, através de carta precatória, e do Guarani para que fosse depositado, em conta judicial, o valor da negociação, ameaçando o presidente do clube paulista, Marcelo Mingone de abertura de inquérito por ter ignorado outras ordens judicial.

Por Thales SoaresRio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!