Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

Com xarás em fases opostas, Bota e Lusa lutam por objetivos diferentes


Alvinegro do promissor Bruno Mendes tenta ainda vaga na Libertadores. Portuguesa do agora apagado Bruno Mineiro quer se afastar do Z-4


Xarás, Bruno Mendes e Bruno Mineiro duelam neste
sábado (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Botafogo e Portuguesa fazem um jogo de contrastes neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. Nas últimas cinco rodadas, enquanto o Alvinegro se manteve invicto (três vitórias e dois empates) e marcou 12 gols, sendo cinco de seu promissor atacante Bruno Mendes, a Lusa ficou sem vencer (quatro empates e uma derrota), só marcou um gol e seu artilheiro, Bruno Mineiro, que só ficou fora de um jogo (contra o Náutico), parou de balançar as redes adversárias. Além disso, a quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o time carioca ainda luta para manter vivo seu distante sonho de voltar a jogar uma Taça Libertadores, o que não ocorre desde 1996, e o paulista tenta se afastar da zona de rebaixamento.

Com a entrada de Bruno Mendes no time, o Botafogo viu seu ataque voltar a funcionar, chegando a 53 gols, com a terceira melhor marca do Campeonato Brasileiro deste ano. O atacante marcou cinco gols na série invicta de cinco jogos na competição. No total, foram 12 nessa sequência, com dois de Seedorf, dois de Elkeson, um de Lodeiro, um de Dória e um de Gabriel.

Por outro lado, o jovem pode ser obrigado a já deixar o clube alvinegro por estar com seus direitos econômicos penhorados em dois processos judiciais contra o Guarani, seu clube de origem. No entanto, a diretoria do Botafogo soube se proteger e incluiu no contrato uma cláusula indenizatória no valor de seis milhões de euros (R$ 15 milhões). resta saber se o problema extra-campo vai afetar a cabeça de Bruno Mendes e prejudicar seu bom futebol.

Antes tranquila no Brasileirão, a Portuguesa viu o fantasma do rebaixamento voltar a rondar o Canindé. O time do técnico Geninho não vence há seis rodadas e vem ladeira abaixo na classificação do Campeonato - agora, apenas quatro pontos separam a Lusa da zona de degola. A sequência negativa, em muito, é um reflexo de um ataque assombrado. O setor ofensivo da Lusa até vem conseguindo criar boas chances de marcar, mas, quando os goleiros rivais não fazem grandes defesas, a pontaria descalibrada é o problema.
saiba mais
Classificação do Brasileiro

E Bruno Mineiro é o retrato disso. O atacante chegou a liderar a artilharia do nacional ao lado de Fred (do Fluminense) e Luis Fabiano (do São Paulo), mas acompanhou o time na má fase. Desde o dia 4 de outubro, quando fez três na goleada por 5 a 1 sobre o Sport, Bruno Mineiro não deixa sua marca. Ele, porém, mantém a tranquilidade e diz que só a calma pode dar fim ao jejum. Confiança não falta à principal arma da Lusa, que, mais uma vez, é a aposta de Geninho para fazer a diferença na luta contra o rebaixamento.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O canal Premiere transmite o jogo para todo o país pelo sistema pay per view.



Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira confirmou que Seedorf não estará entre os titulares para o confronto com a Portuguesa. No máximo, ficará no banco de reservas. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel, e Bruno Mendes.

Portuguesa: apesar da série negativa, o técnico Geninho deve manter a base do time. A única alteração será a saída do meia Moisés, que cumpre suspensão. O provável substituto é Héverton, que entrou no fim do jogo contra o Bahia. Assim, a provável formação inicial da Lusa neste sábado será Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Héverton; Ananias e Bruno Mineiro.



Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a mais uma cirurgia no púbis; Lucas Zen, que se recupera do rompimento do ligamento do joelho esquerdo, e Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, estão fora do jogo.

Portuguesa: além do suspenso Moisés, o técnico Geninho não poderá contar com outros dois jogadores. O defensor Leandro Silva segue se recuperando de uma cirurgia no pé direito e tem previsão de retorno estipulado somente para 2013. O volante Ferdinando, por outro lado, sentiu um problema de tornozelo e foi poupado da viagem para o Rio de Janeiro.



Botafogo: Andrezinho, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.

Portuguesa: Dida, Diego Viana, Héverton, Rodriguinho e Valdomiro.



Jailson Macedo de Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG). Jailson Macedo arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 426 faltas (média de 32,7 por jogo), mostrou 58 cartões amarelos (média de 4,5 por jogo) e um vermelho (média de 0,08 por jogo) e marcou quatro pênaltis (média de 0,31 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Botafogo 3 x 1 Náutico (23ª rodada) e Portuguesa 0 x 2 Fluminense (24ª rodada).


Botafogo: o uruguaio Lodeiro vive o seu melhor momento desde que chegou ao clube. Ele é o líder de assistências do time no Brasileiro, com sete, tendo disputado apenas 14 jogos.

Portuguesa: O goleiro Dida assumiu a falha no gol da derrota diante do Bahia, mas vem evitando que a Lusa tenha resultados ainda piores. Ele salvou o time em três empates sem gols.



Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Nós não podemos mais ficar na segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Isso é impossível, mas levamos em consideração qualquer outra possibilidade".

Léo Silva, volante da Portuguesa: “Vai ser mais um jogo difícil. O Botafogo em casa é um adversário complicado, e nós temos de focar muito nessa partida. Nós vamos ter dificuldades, mas os times também vão ter de suar para tirar pontos da gente”.



* O Botafogo não vence a Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro há 12 anos (ou cinco jogos). A última vitória alvinegra foi uma goleada por 4 a 1 no dia 9/8/2000, no estádio Caio Martins, gols de Daniel, Valdson, Túlio e Tinga. Fabrício marcou para a Lusa. De lá para cá, a equipe paulistaobteve quatro vitórias (2 a 1, em 2001, no Jayme Cintra, em Junidiaí (SP); 2 a 0, em 2002, no Canindé; 1 a 0, em 2008, no Engenhão, e 3 a 1, em 2008, no Canindé) e mais um empate (1 a 1, em 2012, no Canindé).

* Em toda a história, somando jogos por diversas competições e amistosos, Botafogo e Portuguesa já se enfrentaram 54 vezes, com 25 vitórias do alvinegro carioca, dez empates e 19 triunfos da Lusa. O Botafogo marcou 91 gols e a Portuguesa, 77.

* Os dois times se enfrentaram pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro há 41 anos. Na oportunidade, dia 27/10/1971, a Lusa venceu por 3 a 1, no Pacaembu, gols marcados por Tatá (dois) e Cabinho, com Silva descontando para o Bota.

* Confira o histórico do confronto na Futpédia.




As duas equipes ficaram no empate na última vez que se enfrentaram, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. No dia 12 de agosto, no Canindé, o placar ficou no 1 a 1. Os gols foram muito parecidos, ambos de cabeça. Elkeson abriu o marcador para o Alvinegro, aos 18 minutos de partida, e Bruno Mineiro empatou aos 38 do primeiro tempo. Veja os gols no vídeo ao lado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!