Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Fla favorito? Botafogo costuma fazer História quando entra como 'azarão'



Cenário para o clássico deste domingo lembra o de outras vitórias alvinegras marcantes



Oswaldo e Grupo - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Ídolos históricos pedem união
 do time atual neste domingo
 (Foto: Alexandre Loureiro)
Esta matéria é voltada para os alvinegros supersticiosos e que, apesar de todos os pesares, acreditam até o fim no Botafogo. O Flamengo está invicto em 2013, tem a vantagem do empate na semifinal da Taça Guanabara e ainda joga o clássico justamente no dia do aniversário de 60 anos de Zico, mas geralmente, quando em um confronto o cenário de favoritismo é amplo para o Rubro-Negro, o Alvinegro costuma se superar. E o grupo atual tem em mãos neste domingo uma bela oportunidade de fazer História.

Soma-se na bagagem que o Alvinegro também anda sob desconfiança pelo jejum de dez partidas sem levar a melhor sobre o rival e por jamais tê-lo vencido no Engenhão, em 11 duelos. Mas, citando um exemplo recente, quantos apostavam de verdade que o Glorioso venceria a decisão da Taça Rio de 2010 e levaria o Estadual contra o Flamengo de Adriano e Vagner Love? No passado, em outros tantos confrontos com "enormes abismos", em 1981, 1989, 1997 e 2004, deu Botafogo. O segredo para triunfar em situações assim é não temer nada, afirmou o ídolo Maurício.

- O conselho que dou aos jogadores é que se unam, tenham coragem de sobra. Nome de destaque, em alta, não ganha jogo. Se ganhasse, teríamos perdido o Estadual em 89. O Flamengo tinha Zico, Bebeto, Jorginho... Nos superamos, tivemos mais grupo. É isso que espero do Botafogo neste domingo - disse o ex-atacante.

Além de Maurício, outros tantos ícones de vários times que marcaram época por baterem um Fla muito favorito também conversaram com o LANCE!Net (leia abaixo), lembraram dos jogos históricos e deram forças à equipe atual, que já transborda em motivação para o duelo.

- Não temos medo de enfrentar o Flamengo. É claro que se perguntarem nas ruas, dirão que o Flamengo é favorito, mas o Botafogo crê na vitória - comentou o lateral Lucas.

DEPOIMENTOS HISTÓRICOS

19/4/81 - BOT 3 x 1 FLA

- COM A PALAVRA
Marcelo Oliveira
Meia-atacante do Botafogo em 1981, hoje treinador do Cruzeiro

É importante apostar na determinação geral
"Foi um jogo válido pelas quartas de final do Brasileiro em 81. O Botafogo nesse período vinha com um time sem tantas estrelas, enquanto o Flamengo tinha um time envolvente e um genial Zico. A gente apostou tudo na determinação de todos, na marcação muito firme.

Aquele time do Flamengo era acima de todos os outros em termos nacionais, mas vencemos. Foi a confirmação para todos de que é possível derrotar um rival muito favorito através da estratégia, da garra e da determinação."

21/6/89 - BOT 1 x 0 FLA

- COM A PALAVRA
Maurício
Atacante do Botafogo em 1989, autor do gol do título estadual

Favoritismo de rival não entra em campo
"O time não vencia um campeonato há 21 anos e enfrentava um Flamengo cheio de astros. Nossa força veio da esperança da torcida, que nunca deixou de acreditar. Eles eram os favoritos pelo time repleto de nomes ilustres. Só que nós entramos com muita motivação.

O jogador precisa encarar um clássico como esse de maneira especial, pois é o tipo de jogo que muda a vida de um jogador. Favoritismo não entra dentro de campo. Eu espero uma vitória do Botafogo neste domingo e confio no título da Taça Guanabara."

26/3/97 - BOT 1 x 0 FLA

- COM A PALAVRA
Zé Carlos
Atacante do Botafogo em 1997, hoje acertando ida para atuar no Olaria

Clima de ‘azarão’ dá força para ganhar
"Como já estávamos classificados para a decisão do Estadual, entramos com um time de reservas e na época ninguém acreditou em nós. Lembro até que um diretor do Vasco falou que ganhar de nós era a mesma coisa que bater em bêbado. Esse clima nos contagiou na partida.

O Vasco precisava da nossa vitória para passar à decisão e foi beneficiado. Ganhamos da Sele-Fla, com Romário e Sávio na frente. Foi pura superação nossa. Ninguém esperava a vitória, mas demos conta e ficamos marcados."

14/3/04 - BOT 1 x 0 FLA

- COM A PALAVRA
Sandro
Zagueiro do Botafogo em 2004

Time não pode se ver como inferior ao Fla
"Clássico contra o Flamengo é dia de ir no limite. Quando eu jogava já sabia: se vencesse, no dia seguinte teria o carinho dos torcedores nas ruas.
Aquela vitória, com gol do Alex Alves de letra, valeu muito. Eram tempos difíceis, nosso time estava em formação, tinha acabado de subir da Série B. Com todo o respeito, mas o Botafogo naquela época contratava jogador desempregado, parado, vindo de lesão...

Ganhar do Flamengo tem um gosto especial. No clássico, não se pode jamais se ver como inferior."

18/4/10 - BOT 2 x 1 FLA

- COM A PALAVRA
Jefferson
Goleiro do Botafogo em 2010, hoje capitão do time alvinegro

Superação e união para sair vitorioso
"Foi um momento incrível na minha carreira, eu me inspiro muito naquele jogo para ganhar forças. Tenho os melhores momentos no meu celular e no meu tablet. Sempre estou vendo e lembrando de tudo.

Recordar aquela partida me motiva muito, traz energia positiva. Aquela vitória marcou minha carreira e com certeza está na memória de muitos botafoguenses. Foi um jogo com muita superação e união do time. Sempre que a torcida me para na rua, lembra do pênalti que peguei do Adriano."

Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!