Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pressão cresce e chance de mudança de nome do Engenhão aumenta


Homenageado mais cotado é o jornalista João Saldanha em substituição a João Havelange



Botafogo não poderá mais utilizar o Engenhão no ano de 2013. (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Pressão pela mudança do nome
 oficial do estádio cresce
(Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Com a pressão popular aumentando para que João Havelange não figure mais como o nome oficial do Engenhão, o prefeito do Rio de Janeiro não mantém mais uma postura tão distante do assunto, como fazia há até poucos dias. Questionado se o processo de substituição para o nome de João Saldanha estava em curso, o prefeito disse, pela sua assessoria, que não iria comentar o assunto. Mas a possibilidade a cada dia ganha mais corpo, principalmente se o homenageado for Saldanha.

O Botafogo, por sua vez, prefere não tomar partido na questão, mas apóia a manifestação dos torcedores que querem desassociar o nome do estádio ao de um corrupto confesso, caso de João Havelange.

- O Botafogo não vai interferir nisso. Nosso ponto de vista não é esse. Nós temos é que vender naming rights, que é a parte que nos compete. Mas claro que se decidirem mudar para João Saldanha ou Nilton Santos tem muito mais a ver com a identidade do Botafogo - disse ao LANCE!net o diretor-executivo do clube, Sérgio Landau.

Pelo contrato de concessão do Engenhão entre prefeitura e Botafogo, o clube não pode alterar o nome do estádio. O único que tem o poder de fazê-lo é justamente o poder municipal, dono do estádio. Relatório do Comitê de Ética da Fifa e da Justiça Suíça comprovou que Havelange recebeu propina da empresa ISL para facilitar acordos de televisionamento com federações nacionais, assim como Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. O artigo 37 da Constituição estabelece que "os poderes públicos Federais, Estaduais e Municipais devem se pautar, entre outros, pelos princípios da impessoalidade e da moralidade". Caso certamente que não se aplica a Havelange.

LANCENET!



Veja o que escrevemos sobre o assunto:

Corrupção, não! Vamos mudar o nome do Engenhão!
Publicado: 30 de abril de 2013

Felip@odfemBlog do Felipaodf


O jornalista Jamil Chade publicou no seu blog Contos da Bola, do Estadão.com, que o brasileiro João Havelange, ex-cartola da FIFA, renunciou ao cargo de presidente de honra da entidade em razão dos escândalos de corrupção em que se envolveu, acusado de receber propinas da empresa suíça de marketing esportivo ISL, na década de 90.

O blogueiro lembra que Havelange, que já havia renunciado ao cargo que ocupava no COI, não sofrerá qualquer tipo de punição do órgão máximo do futebol mundial, já que se antecipou ao anúncio da decisão e renunciou ao cargo que ocupava na entidade.

Ainda resta uma questão nessa história. Qual será a atitude dos cartolas brasileiros em relação ao nome oficial do Engenhão – estádio arrendado ao Botafogo e hoje, interditado pela Prefeitura, que leva o nome do ex-dirigente. A imagem corrupta de João Havelange continuará vinculada ao estádio que será o palco principal dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro?

Desde meados do ano passado, quando foi divulgado o documento da Suprema Corte da Suíça comprovando que Havelange e seu genro, Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, receberam propina da ISL para facilitar a aquisição de direitos de transmissão de partidas, tomou vulto no Rio de Janeiro o movimento para a mudança do nome do Estádio Olímpico João Havelange – o popular Engenhão – para Estádio João Saldanha, jornalista e técnico do Botafogo e Seleção.

O movimento ganhou força com o lançamento de um abaixo-assinado na internet que pedia a troca do nome à prefeitura do Rio, com adesão de jornalistas, políticos, advogados, botafoguenses ilustres e torcedores alvinegros de toda parte do Brasil.

Não sabemos como anda o movimento, mas o momento parece propício para reativá-lo, inclusive com a cobrança de reposta da Prefeitura sobre o futuro do estádio, fechado a mais de um mês, com grandes prejuízos ao Botafogo. Vamos à luta!… mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!