No próximo fim de semana, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro disputam as semifinais da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca). Por terem feito melhor campanha em seus grupos, Vasco e Flamengo jogam pelo empate contra os rivais Fluminense e Botafogo, respectivamente, para avançar à decisão da competição. Porém, no confronto direto das equipes em semifinais de turno, que foram criadas somente nos anos 2000 (Taça GB em 2001 e Taça Rio em 2004), a vantagem fica com tricolores e alvinegros. Ambos eliminaram os rivais por duas vezes em três confrontos.
A primeira partida entre Flamengo e Botafogo em semifinais de turno aconteceu em 2008, na Taça Rio. O Alvinegro venceu o clássico até com certa tranquilidade, por 3 a 0, com gols de Wellington Paulista, Alessandro e Lucio Flavio (foto). O duelo se repetiu outras duas vezes pela Taça Guanabara: Em 2010, o clube de General Severiano surpreendeu o badalado time rubro-negro, que contava com Adriano e Vagner Love no comando do ataque, e venceu, de virada, por 2 a 1, com gol decisivo do atacante Caio, aos 40 minutos do segundo tempo. O troco veio no ano seguinte, quando o Fla, que tinha como estrela principal o meia Ronaldinho Gaúcho, eliminou o Bota nos pênaltis, por 3 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Ronaldo Angelim (Fla) e Loco Abreu (Bota).
Vale lembrar que as duas vitórias do Botafogo foram conquistadas no Maracanã, já que o Alvinegro nunca venceu o Flamengo no Engenhão. Até o momento foram disputadas 11 partidas entre as equipes no estádio, com três vitórias do Rubro-Negro e oito empates.
Por coincidência, Fluminense e Vasco também se encontraram por três vezes em semifinais de turno. E apesar de os tricolores levarem vantagem, nunca houve um vencedor no tempo normal. Ou seja, caso a escrita seja mantida no duelo do próximo sábado, os vascaínos conquistarão a vaga na final.
Em 2005, na Taça Rio, o Tricolor avançou à final por 8 a 7 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Gabriel (Flu) e Marco Brito (Vasco). Três anos depois, outra vez na Taça Rio, a igualdade em 1 a 1 nos 90 minutos se repetiu, com gols de Thiago Silva (Flu) e Jean (Vasco). Na decisão por penalidades máximas, a história também teve o mesmo roteiro, com o time das Laranjeiras levando a melhor, desta vez por 5 a 4. Mas no único confronto válido por uma semifinal de Taça Guanabara, em 2010, os cruz-maltinos ficaram com a vaga na decisão. Depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Gigante da Colina bateu o rival por 6 a 5 nos penais.
Botafogo tem o melhor aproveitamento em semi contra grandes
Entre os quatro grandes, o Botafogo é o time de melhor aproveitamento contra os rivais em semifinais de turno: 77%. Ao todo, o Alvinegro enfrentou nove vezes um de seus três principais adversários nesta fase da competição, e avançou em sete oportunidades. Em seguida aparece o Flamengo, com 66%. O Rubro-negro jogou 12 vezes contra os rivais e se classificou em oito.
Já Fluminense e Vasco não tem um bom retrospecto. O Tricolor fez nove partidas contra os rivais, conquistando a vaga na decisão somente em três ocasiões, com aproveitamento de 33%. O time de São Januário é ainda pior. Também se classificou em três oportunidades, mas em 12 jogos, ficando com aproveitamento de 25% até o momento.
Por Igor Gonçalves/Blog numerólogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!