Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Da tática ao físico, Mancini muda o Bota: ‘Vamos ter uma cara diferente’



Treinador confirma que substituições para jogo contra o Internacional já estavam previstas desde a sua chegada ao clube




Vagner Mancini planejou mudanças no Botafogo desde o momento em que chegou ao clube, há quase dez dias. Mas somente nesta semana as colocou em prática. O novo treinador usou o tempo que antecedeu a partida contra o Internacional, neste domingo, para começar a impor seus conceitos e dar fim a qualquer acomodação de um grupo que desde janeiro estava bem dividido entre titulares e reservas. Embora com pouco tempo de trabalho, o técnico espera ver no Maracanã algo bem diferente do que foi apresentado na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no último domingo.

- Quero mudar um pouco a cara do Botafogo. Claro que não vou conseguir isso em duas semanas, mas com certeza vamos ter uma cara diferente no domingo - resumiu.

Vagner Mancini conversa com Emerson e Zeballos, sua nova dupla de ataque (Foto: Satiro Sodré / Botafogo)

Para evitar um grande impacto e não tumultuar um ambiente que já vinha complicado após a eliminação da Libertadores, Vagner Mancini decidiu fazer somente alguns ajustes nos quatro treinos que antecederam sua estreia. Mas admitiu que já tinha em mente o que pretendia fazer na equipe do Botafogo, trocando um centroavante fixo (Tanque Ferreyra) com a composição de um ataque de maior movimentação, abastecido por um Lodeiro com mais liberdade. Assim, ele confirmou Zeballos e Emerson Sheik na frente, além da entrada de Lucas no lugar de Edílson, na lateral direita.

- Após a partida contra o São Paulo eu já tinha as substituições que faria para o próximo jogo. Se mudasse antes eu poderia criar uma insatisfação em pouco tempo de treinos táticos, mas as alterações já estavam previstas. Agora o Botafogo vai mudar um pouco sua forma de jogar, com Jorge Wagner mais como um terceiro volante, Lodeiro flutuando e um ataque mais leve, com mais chances de chegar em velocidade - explicou.

Ainda à espera de Moraci Sant’Anna – que atualmente trabalha nos Emirados Árabes e deve ser liberado em meados de maio –, Vagner Mancini revelou que até mesmo a preparação física da equipe precisará ser adaptada às necessidades de seu esquema tático. A ideia é que o trabalho intensivo seja feito nos 45 dias de pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo.

- O time talvez não esteja no nível de preparação física para o meu tipo de jogo. Estou ansioso para esse período da Copa do Mundo porque quero dar a força necessária ao elenco. Exijo muita velocidade dos atletas, e quem não estiver afiado não suporta - observou.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!