domingo, 29 de março de 2015

Tudo ou nada: Vasco e Bota duelam por topo, mas revés significará 4º lugar


Após vitórias de Flamengo e Madureira, no sábado, times entram em campo pressionados por um bom resultado. Clássico começa às 16h, no Maracanã





Vasco e Botafogo entram em campo pressionados, neste domingo, às 16h, no Maracanã. As vitórias de Flamengo e Madureira neste sábado mexeram com a tabela, e os dois clubes caíram duas posições na classificação. Um triunfo no clássico pode significar a liderança, enquanto a derrota deixará o perdedor na quarta colocação. O Alvinegro, que iniciou a rodada na ponta, precisa vencer por dois gols de diferença para retornar ao topo. O time de São Januário, por sua vez, só assume a primeira colocação em caso de uma goleada por quatro ou mais gols de vantagem.

Melhor defesa do campeonato ao lado do Madureira - seis gols sofridos em 12 jogos -, o Vasco aposta no equilíbrio dos setores do time com o retorno da base titular, que liderou o Carioca por três rodadas. A equipe não terá Luan, que chegou a ser confirmado por Doriva, mas fica fora de sua terceira partida seguida - Flamengo, Boavista e Botafogo.

Doriva e René Simões assumiram neste ano e comandam as reformulações de seus respectivos elencos (Foto: Editoria de Arte)
O técnico Doriva calcula que uma vitória a mais garante a classificação e significa ainda metade do caminho para terminar a Taça Guanabara em primeiro lugar. O que, consequentemente, daria a vantagem ao Vasco nas semifinais e finais do estadual.

- Uma vitória nos daria um grande passo em direção à classificação e nos credenciaria a buscar esse primeiro objetivo, que é o título dessa primeira parte da competição. E também entrar com a vantagem. Tem muitos pontos a serem ganhos nessa vitória. Pés no chão, mesma vontade e determinação para conseguirmos a vitória - disse o treinador do Vasco.

O Botafogo vê no clássico não somente a oportunidade de retomar a liderança, mas também a chance de apagar qualquer foco de crise no clube. Após o empate contra o Barra Mansa, na última rodada, o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano, fez duras críticas ao time e foi retirado do vestiário por René Simões. Uma reunião na última sexta-feira ajustou os ponteiros, mas uma vitória no clássico é fundamental para que não sobrem resquícios da polêmica.

- O Vasco é um adversário difícil, que vem bem. É um time que marca muito. O Doriva também está muito bem. É um cara que gosto muito. É um treinador novo, que me chama de senhor, professor e descubro que estou ficando velho. É legal ver o sucesso dele. Será um grande jogo - destacou René Simões.

O árbitro Grazianni Maciel Rocha apita o clássico, auxiliado por Michael Correia e Diogo Carvalho Silva. A TV Globo exibe a partida ao vivo para RJ, ES, TO, SE, PB, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere exibe para todo o Brasil através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances e cobertura interativa nas páginas dos clubes.




Vasco: Doriva repete a formação tática do time do Vasco, com o retorno de cinco titulares, que não atuaram contra o Boavista. Jordi, Madson, Anderson Salles, Rodrigo, Christiano; Serginho, Guiñazu, Julio dos Santos e Jhon Cley; Yago e Gilberto.

Botafogo: René Simões fechou o treino na véspera e faz mistério. Andreazzi e Diérson disputam a vaga de Marcelo Mattos, suspenso. Gilberto e Diego Jardel são dúvidas. Luis Ricardo e Gegê, respectivamente, despontam como prováveis substitutos. Renan, Gilberto (Luis Ricardo), Roger Carvalho, Renan Fonseca, Carleto; Andreazzi (Diérson), Willian Arão, Geggê (Diego Jardel), Tomas; Jobson e Bill.




Vasco: Martín Silva defende a seleção uruguaia. Luan foi poupado pela comissão técnica. Dagoberto, com edema no pé direito, Marcinho, em tratamento na coxa esquerda, estão fora por lesão. Jean Patrick, ainda em recuperação de fratura no tornozelo, e Emanuel Biancucchi, não estão inscritos.

Botafogo: Jefferson está com a Seleção, enquanto Sassá e Rodrigo Pimpão seguem lesionados. Marcelo Mattos e Fernandes estão suspensos. Diego Jardel, com dores na coxa, e Gilberto, com uma leve torção no tornozelo, podem ser desfalques.



Vasco: Lorran, Luan e Marcinho.

Botafogo: Diego Jardel e Sassá.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE