domingo, 29 de março de 2015

De patinho feio a cisne: Botafogo supera desconfiança e briga na ponta


Depois de conviver com incertezas no início do ano, elenco consegue sequência de bons resultados, lidera boa parte do Carioca e está na disputa pela Taça Guanabara




A reapresentação do Botafogo, no início da temporada, foi cercada por desconfiança. O rebaixamento para a Série B e as contratações de 13 jogadores de pouco impacto deixaram um clima de incertezas quanto ao desempenho do time neste início de ano.

Com a bola rolando, no entanto, o Botafogo surpreendeu. Outrora apontado como quarta força do futebol carioca neste início de temporada, o Alvinegro engatou bons resultados, liderou boa parte do Estadual e chega ao clássico contra o Vasco, neste domingo, na briga pela liderança. Uma vitória no Maracanã por dois gols de diferença recoloca o time de René Simões no topo da tabela. A boa campanha surpreende até mesmo dentro do clube.

- Claro que é uma surpresa. O Botafogo é o único dos quatro que nunca saiu da zona de classificação. É lógico que nós sonhávamos com isso, mas não imaginava chegar à 13ª rodada na liderança do Carioca (o time iniciou o fim de semana na ponta, antes das vitória de Flamengo e Madureira, neste sábado). 
 
Vitória no clássico contra o Flamengo foi um dos pontos altos da campanha do Botafogo até o momento (Foto: Marcio Mercante/O Dia/Agência Estado)
Um dos 13 reforços que chegaram em janeiro, Carleto revelou que a motivação do grupo é um dos segredos do sucesso e destacou que a sequência de bons resultados trouxe mais confiança ao elenco.

- Lá atrás ninguém, há três meses, ninguém falava em título. Agora todos falam. Encaramos todos os jogos como uma final. Se vencermos o Vasco, vamos ficar um pouco mais próximos do título da Taça Guanabara. É mais um motivo para entrarmos motivados – frisou o lateral.

Queda de rendimento

René admite que bom início de ano surpreender
até o Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Nas últimas rodadas, no entanto, o rendimento do Botafogo caiu. O time sofreu para vencer a Cabofriense por 1 a 0, no último domingo, e empatou com o Barra Mansa, na quarta, após ser dominado em boa parte do segundo tempo. Na opinião do zagueiro Roger Carvalho, nenhum time carioca conseguiu uma grande sequência de boas atuações na competição.

- Isso não acontece só com o Botafogo. Outros grandes também fizeram partidas ruins e ganharam ou perderam pontos. Os adversários também têm méritos.

Com 29 pontos, o Botafogo caiu para a terceira colocação, após as vitórias de Flamengo e Madureira. O GloboEsporte.com acompanha a partida entre Vasco e Botafogo, às 16h, em Tempo Real.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE