terça-feira, 2 de junho de 2015

Paraná e Botafogo colocam à prova tabu de 10 anos na Vila Capanema


Após perder para o líder Bahia, time paranaense enfrenta às 21h50 desta terça-feira o Alvinegro carioca, o qual não vence desde 2005



Montagem de capa do GE
Ainda sem percalços no seu caminho para voltar a elite, o Botafogo tem nesta terça-feira mais uma partida fora de casa pela Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário será o tradicional Paraná Clube, mas o Alvinegro carioca tem um retrospecto favorável para se motivar antes do confronto que começa às 21h50 (horário de Brasília), no Estádio Durival Britto, em Curitiba, pela quinta rodada: o fato de há 10 anos não perder para este adversário.

A última vitória do Paraná sobre o Botafogo ocorreu em 3 de agosto de 2005, em confronto pela Série A do Brasileirão. O Tricolor paranaense fez 2 a 0 – gols do zagueiro André Dias e do atacante Borges – em duelo no Estádio Pinheirão. Desde então foram sete partidas disputadas, com cinco vitórias alvinegras e dois empates. E foi o Botafogo quem levou a melhor no último duelo realizado na Vila Capanema: vitória por 2 a 1, pela Copa do Brasil, em 2011.

Em busca da reabilitação na Série B, após perder por 1 a 0 para o Bahia na última rodada, o Paraná planeja voltar a vencer para fugir do zona de rebaixamento. Na 15ª posição, com quatro pontos, a equipe quer retomar o rumo das vitórias em casa, algo que só funcionou na estreia, diante do Ceará.

Embalado pela invencibilidade nas quatro partidas da Série B, o Botafogo mira agora a liderança isolada. Para isso, além de vencer, precisa torcer por um tropeço do Bahia, que também soma 10 pontos mas leva vantagem na tabela pelo melhor saldo de gols. O time comandado por René Simões não terá seu principal jogador. O goleiro Jefferson se juntou à seleção brasileira na última segunda-feira para a disputa da Copa América e, assim, será mais uma vez substituído por Renan.

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO). O SporTV (menos PR) e PFCI (com Júlio Oliveira e Carlos Eduardo Lino) transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. Após a partida, participe da cobertura comentando a atuação da equipe alvinegra na página do seu clube de coração.



Paraná: O técnico Nedo Xavier não confirmou a equipe que recebe o Botafogo, mas não fez muitos mistérios no último treinamento antes da partida. O certo é de que o treinador não poderá contar com o lateral-direito Danilo Baia, expulso na derrota para o Bahia. Sem o titular na ala, a Netinho deve assumir a posição. Por outro lado, o comandante do Tricolor terá o retorno do atacante Fernando Viana, que cumpriu suspensão na última rodada. Com as mudanças, a equipe deve atuar com Murilo Prates; Netinho, Zé Roberto, Léo Coelho e Fernandes; Jean, Washington, Éder e Rafael Costa; Henrique e Fernando Viana.

Botafogo: René Simões não confirmou quem vai a campo, mas é possível que haja mudanças em relação ao time que iniciou o jogo sobre o Vitória, no último sábado. Ainda em busca da melhor forma física, Daniel Carvalho será poupado contra o Paraná Clube após ter atuado 65 minutos na última partida. Carleto, que sente dores no joelho, será outro desfalque. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Pedro Rosa Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill.




Paraná: O goleiro Marcos, o zagueiro Cleiton, o meia Rubinho e o atacante Wanderson seguem em tratamento médico. O lateral-direito Danilo Baia cumpre suspensão.

Botafogo: Já a serviço da seleção brasileira para a Copa América, o goleiro Jefferson é desfalque. Daniel Carvalho, poupado, Carleto, com dores no joelho, e Sassá, que continua em recuperação de lesão no pé direito, também não jogam. Outra ausência será o zagueiro Alisson, que tem contrato com o Paraná.



Paraná: Éder, Yan e Rodrigo.

Botafogo: Thiago Carleto.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE