GloboEsporte.com reúne todos os jogadores que vestiram a camisa alvinegra na temporada ao menos uma vez e mostra a situação de cada um
![]() |
Ao total, 50 atletas vestiram a camisa do Botafogo em 2015 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo) |
Muitos brilharam ao longo do ano, tiveram importância na campanha do Carioca e da Série B e tornaram-se peças valorizadas. Alguns não completaram a temporada e foram negociados no meio do caminho. Outros vieram no meio do campeonato e corresponderam. Outros, nem tanto. Uns foram afastados. Outros se firmaram.
O GloboEsporte.com faz um balanço de todos os jogadores que passaram pelo Botafogo em 2015, desde os titulares absolutos até aqueles que nunca entraram em campo - mas ocuparam o banco de reservas em, pelo menos, uma oportunidade. Confira:
GOLEIROS
![]() |
Jefferson: a grande estrela do Botafogo em 2015 (Foto: Adalberto Marques/AGIF/Estadão Conteúdo) |
Jefferson - Goleiro da seleção brasileira, Jefferson foi a grande contratação da temporada para o Botafogo. Sem ter certeza se permaneceria para a temporada, em virtude de valores atrasados, o atleta aceitou a nova proposta e assinou até 2017. Foi o craque do ano e motivo de orgulho para os torcedores. Atuou em 40 partidas, todas como titular absoluto.
Renan - Revelado pelo Botafogo, Renan atuou em 16 oportunidades na temporada - ficou 26 jogos na reserva. Perdeu espaço para Helton Leite no segundo semestre. Na reta final, sentiu uma lesão muscular e não atuou.
ZAGUEIROS
![]() |
Alisson, em jogo contra o Madureira. Foi dispensado (Foto: Dhavid Normando / Estadão) |
Dankler - Entrou apenas uma vez em campo, no começo da temporada. Ficou outras duas vezes no banco. O atleta não integrava os planos do técnico René Simões e foi afastado do grupo principal em março. Um mês depois, foi apresentado no Joinville por empréstimo.
Diego Giaretta - Foi o terceiro atleta que mais entrou em campo pelo Botafogo, 49 vezes - em outras 10 oportunidades, ficou no banco de reservas. Polivalente, foi utilizado como zagueiro, lateral-esquerdo e volante. Marcou dois gols, contra Figueirense (Copa do Brasil) e Vitória (Série B). Porém, também acabou na lista de dispensas do Botafogo neste fim de ano.
Emerson - Egresso da base, Emerson fez sua primeira temporada como profissional em 2015. Entrou em campo em três oportunidades - nenhuma na Série B. O zagueiro recebeu elogios de Ricardo Gomes e deve receber mais chances em 2016.
![]() |
Renan Fonseca ficou fora de apenas um jogo na temporada (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo) |
Renan Fonseca - Titular absoluto durante toda a temporada, Renan Fonseca foi o atleta que mais atuou pelo Botafogo, com 59 partidas. Ele só não atuou os 90 minutos em um jogo (contra o Macaé) e esteve suspenso em outro (contra o Santa Cruz). Ainda não tem sua situação definida no clube.
Roger Carvalho - Titular no começo da Série B, acabou perdendo espaço para Giaretta e recuperou-o a partir da 22ª rodada. Atuou 30 vezes na temporada como titular, entrou duas vezes no meio do jogo e ficou no banco outras nove vezes. O Botafogo tem interesse na sua permanência para 2016, mas sua situação ainda não está definida.
LATERAIS
Diego - Outro garoto da base. Fez seu primeiro ano como profissional em 2015 e teve boas atuações. Disputou sete partidas - cinco como titular. Ficou no banco outras 17 vezes.
Erick - Lateral-direito da base, recebeu apenas uma oportunidade no grupo principal. Foi relacionado para a partida contra o Capivariano, pela Copa do Brasil, mas não entrou em campo.
![]() |
Gilberto foi negociado com a Fiorentina no decorrer da Série B (Foto: Vitor Silva / SSPress) |
Jean - Garoto da base, foi promovido aos profissionais em janeiro deste ano. Atuou em seis partidas como titular, entrou no decorrer em uma oportunidade e foi banco outras oito vezes. Teve seu contrato renovado por mais dois anos nesta semana.
Luis Ricardo - Contratado em janeiro, mas regularizado apenas em fevereiro, Luis Ricardo chegou para disputar posição com Gilberto. De fato, o atleta veio a tornar-se titular absoluto apenas após a saída do companheiro para a Fiorentina - chegou a atuar em algumas partidas pelo lado esquerdo. Atuou em 39 partidas na temporada - cinco entrando no meio. O Botafogo tem o interesse em manter o jogador, mas as negociações ainda não foram finalizadas.
![]() |
Carleto viveu altos e baixos no Bota este ano. Foi dispensado (Foto: Vitor Silva / SSPress) |
Thiago Carleto - Viveu altos e baixos no ano. Contratado no começo do ano, foi titular em boa parte da temporada. Atuou 44 vezes - ficou no banco outras três. Mas era um dos principais alvos da torcida na hora das críticas. Marcou quatro gols e deixou o clube na última semana, antes mesmo da lista de dispensas ser anunciada pelo Botafogo.
VOLANTES
Airton - Teve um ano conturbado no Botafogo. Foi afastado ainda durante o Carioca, em março, ficou sem clube em junho - encerrou-se o contrato com o Benfica, clube que detinha seus direitos -, mas foi recontratado pelo Alvinegro em setembro, sem atuar. Disputou três partidas como titular na temporada, entrou em uma e ficou em 10 no banco.
Andreazzi - Cria da base alvinegra, não teve muitas oportunidades em 2015. Atuou em duas partidas como titular e ficou em outras cinco no banco. Em agosto, foi afastado do elenco e passou a treinar em separado com outros atletas fora dos planos do clube. Foi negociado esta semana e atuará pelo Boavista até o fim do Carioca.
![]() |
Bazallo foi apresentado com Navarro, mas sequer entrou em campo (Foto: Vitor Silva / SSPress) |
Camacho - Foi contratado para a Série B, sem ter disputado o Carioca. Teve uma boa sequência como titular na reta final da competição. Porém, não foi o suficiente para manter o interesse do Botafogo em sua permanência. Integra a lista de dispensas do clube.
Dierson - Jogador da base, foi integrado aos profissionais no meio do Carioca deste ano. Teve cinco oportunidades como titular - quatro vieram na sequência, na Série B -, em outras duas entrou no decorrer e ficou no banco em outras oito.
Marcelo Mattos - Titular absoluto no Carioca e no começo da Série B, Marcelo Mattos teve o contrato rescindido em junho em virtude do salário ser maior do que o teto estipulado pela diretoria. Transferiu-se para o Vitória em seguida. No Alvinegro, foi titular em 17 partidas.
![]() |
Rodrigo Lindoso teve contrato renovado por mais dois anos (Foto: Vitor Silva/SSPress) |
Serginho - Outro jogador contratado no decorrer da Série B. Chegou do Guarani em julho. Disputou 10 partidas como titular e ficou no banco em outras 12. Fez parte da equipe no começo, mas perdeu a vaga para Lindoso. Integra a lista de dispensas do Botafogo.
Willian Arão - Contratado no começo da temporada, o volante se valorizou no decorrer do ano. Foi um dos principais jogadores da campanha rumo ao título da Série B e ao acesso à primeira divisão. Suas boas atuações, no entanto, renderam interesse de outros clubes, especialmente o Flamengo. No momento, Arão e Botafogo encontram-se em imbróglio. Sem chegar a um acordo para sua permanência, o Alvinegro utilizou-se da cláusula do contrato que fala em renovação automática com o pagamento de R$ 400 mil. O volante devolveu o dinheiro, que, hoje, encontra-se depositado em juízo. O Bota entrou com ação no TRT, e o caso não está resolvido.
MEIAS
![]() |
Carvalho foi o garçom do time na Série B, mas não teve contrato renovado (Foto: Vitor Silva / SSPress) |
Daniel Carvalho - Depois de quase três meses treinando no Botafogo após ter aposentado-se do futebol, o meia foi apresentado como jogador alvinegro. Foi um dos principais jogadores do ano, sendo o garçom do time, com 11 assistências, e tendo iniciado outras oito jogadas que acabaram em gol. Marcou duas vezes em 32 partidas. Não teve o contrato renovado e deixou o clube antes mesmo da partida contra o América-MG.
Diego Jardel - Foi contratado no começo da temporada. Foi titular 21 vezes no ano, mas nunca se firmou por completo, perdendo espaço para outros atletas da posição. Integra a lista de dispensas do Botafogo.
Elvis - Caso semelhante ao de Diego Jardel. Contratado no começo da temporada, foi titular em 18 oportunidades, entrando em campo outras 11 vezes. Nunca se firmou por completo, oscilando entre time e reserva. No entanto, ainda não tem situação definida no clube.
![]() |
Cria da base, Fernandes teve seu vínculo aumentado no Bota (Foto: Vitor Silva/SSPress) |
Gegê - Da base, teve mais oportunidades no começo do ano, mas perdeu espaço, sendo, inclusive, afastado por três jogos em virtude de uma negociação que não se concretizou com o Figueirense. Pela Série B, foi titular nas três partidas comandadas por Jair Ventura. E só. Tem contrato até 31 de dezembro e situação indefinida.
![]() |
Jeferson Paulista não entrou em campo nenhuma vez e foi afastado (Foto: Satiro Sodré / SS Press) |
Leandro - Garoto das categorias de base, foi relacionado uma única vez entre os profissionais no ano. Em 2016, será diferente. O Botafogo já anunciou que o integrará ao grupo principal.
Lulinha - Apresentado em maio, entrou em campo 20 vezes, sete como titular. Nunca se firmou no time principal. Marcou três gols - sendo um deles na vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, partida seguinte à demissão de René Simões - e deu uma assistência. Integra a lista de dispensas do Botafogo.
Mauro Gabriel - Meia da base, foi relacionado para apenas um jogo na temporada, contra o Náutico, mas não entrou em campo. Com 18 anos, o atleta tem uma multa rescisória de R$ 30 milhões.
Octávio - Revelado na base, o meia retornou ao Botafogo em junho após um período de empréstimo à Fiorentina e renovou contrato até fim de 2017. Atuou em oito partidas como titular e entrou no decorrer de outras três, ficando 12 vezes no banco.
Tomas - Chegou ao clube em janeiro, mas nunca se firmou. Apesar de ter sido titular 24 vezes, oscilou com a reserva. Integra a lista de dispensas do Botafogo.
ATACANTES
André Luis - Foi promovido dos juniores em 2015, disputou uma partida como titular e só. Foi afastado, junto de outros jogadores, no fim de maio e passou a treinar em separado no aguardo de uma negociação.
![]() |
Sem ser aproveitado no Bota, foi emprestado ao Coritiba e valorizado (Foto: Vitor Silva / SSPress) |
Henrique - Hoje "Henrique Almeida", o atacante iniciou o ano em baixa, mas encerrou-o em alta. Fora dos planos do Botafogo, deixou de treinar com o time principal em março. Foi emprestado ao Coritiba em julho. Artilheiro do time no Brasileiro, com 12 gols, despertou o interesse do Alvinegro pelo seu retorno ou por sua negociação em definitivo. Ainda não há definição sobre sua situação.
Jobson - O atacante iniciou a temporada no fim da fila de René Simões, mas foi conquistando seu espaço e acabou titular no Carioca. Poucos dias antes da final, no entanto, recebeu a notícia de que estava punido pela Fifa por quatro anos por ter-se recusado a realizar um exame antidoping na Arábia Saudita, em 2014. Longe dos gramados desde então, ele será julgado em janeiro de 2016.
![]() |
"Xodó" alvinegro, Luis Henrique brilhou na estreia com dois gols (Foto: Estadão Conteúdo) |
Murilo - Chegou ao clube no fim de 2014 com status de "joia mal aproveitada", mas entrou em campo apenas três vezes - uma como titular - e não fez gol. Passou a treinar em separado com outros atletas no fim de maio.
Navarro - Anunciado em julho, logo se firmou no ataque e se tornou artilheiro da equipe na Série B, marcando 9 gols. A negociação para sua permanência em 2016 ainda não está finalizada. O atleta diz que quer seguir no Botafogo, mas há um impasse salarial. O uruguaio atuou 14 vezes.
![]() |
Pimpão deixou o Bota em julho. Saiu com 9 gols marcados (Foto: Miguel Schincariol - Ag. Estado) |
Rodrigo Pimpão - Foi titular até deixar o clube em julho. Atuou em 25 partidas na temporada e marcou nove gols - sete na Série B. O Emirates Club pagou a multa rescisória do atleta (US$ 500 mil) e contratou o atleta.
Ronaldo - Foi o herói do acesso do Botafogo à Série B, ao marcar o gol sobre o Luverdense na vitória por 1 a 0. Foi contratado em setembro com status de artilheiro da Copa do Brasil pelo Ituano. Foi titular em três partidas, marcando apenas um gol - justamente o mais importante. As partes chegaram a um acordo para sua permanência, e o atacante deve renovar por um ano.
![]() |
Sassá ficará fora dos gramados até maio se recuperando de cirurgia (Foto: Vitor Silva/ SSPress) |
Tássio - Foi contratado em janeiro para fazer sombra a Bill, mas conviveu com lesões, disputou apenas seis jogos, marcou um gol e acabou afastado do elenco principal desde o fim de maio. Em agosto, acertou com o Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos.
Vinícius Tanque - Garoto de 20 anos vindo da base, disputou apenas quatro partidas - todas entrando no meio - e não marcou nenhum gol.
Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!