sábado, 30 de abril de 2016

Zaga reserva tem missão de manter a melhor defesa da Série A em 2016



Alvinegro é o time menos vazado da elite, com só oito gols sofridos. Invictos juntos, Renan Fonseca e Emerson Silva têm o aval de Ricardo: "Tenho confiança na dupla"









O Botafogo tem como trunfo para a decisão do Campeonato Carioca contra o Vasco uma excelente estatística na atual temporada. Com apenas oito gols sofridos no ano, a equipe detém a melhor marca defensiva entre todos os clubes da elite do futebol brasileiro (levando em conta apenas jogos oficiais). A média, de 0,44 gols sofridos por partida, inclusive serve como missão para os zagueiros até então menos utilizados por Ricardo Gomes e que vão a campo no clássico de domingo no Maracanã.


Sem os titulares Emerson, trocado por Sassá na reta final do estadual por estar lesionado, e Carli, suspenso após expulsão, Renan Fonseca e Emerson Silva serão os responsáveis por evitar os gols do rival. E aí entra outro bom retrospecto: com os dois em campo, a defesa alvinegra ainda não foi vazada (vitórias por 1 a 0 contra Boavista - duas vezes - e Coruripe). Defensor que menos atuou na temporada - cinco jogos como titular -, Emerson Silva tem a estatística ainda mais a seu favor: nenhum adversário fez gols enquanto ele esteve no gramado.

Para Renan, o padrão de jogo implementado pelo treinador facilita em um momento de necessidade de alterações na equipe titular.


- Entrosamento não tem problema algum, a gente já atuou várias vezes, vem treinando juntos. Ali na zaga todos estão acostumados a jogar um com o outro, a maneira como a equipe joga também facilita - analisou em entrevista concedida no início da semana.

Jogos dos zagueiros em 2016:


Carli - 11
Emerson - 10
Renan Fonseca - 9
Emerson Silva - 5
Igor Rabello - 1

O ex-zagueiro e comandante Ricardo Gomes garantiu que a falta de entrosamento não preocupa para a decisão.

- Não, isso não. São dois jogadores que já jogaram juntos algumas vezes, na primeira partida contra o Coruripe, por exemplo, e mais duas. Os dois estão muito bem, são experientes. Tenho grande confiança nessa dupla.

O primeiro jogo da final do Estadual contra o Vasco acontece no domingo, às 16h (de Brasília) e marca o retorno do Alvinegro ao Maracanã.

Emerson Silva e Renan Fonseca: jogando juntos, nenhum gol sofrido pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Fonte: GE/Por Thiago Benevenutte e Thiago Lima/Rio de Janeiro